Um novo tipo de vírus descoberto pela BitDefender é capaz de infectar computadores da Apple, com Mac OS X, e dar acesso completo ao computador para criminosos, que poderiam usá-lo para vários tipos de atividades, como executar comandos, acessar a webcam, editar arquivos e, inclusive, bloquear o acesso ao sistema operacional. O worm, revelado na quarta-feira (6), recebeu o nome Backdoor.MAC.Elanor e se espalha através de aplicativos falsos que podem ser baixados em lojas não oficiais da Apple. Portanto, faça download apenas na Mac App Store.
O Elanor se esconde em um aplicativo chamado EasyDoc Converter, que promete ser um conversor de arquivos. Sua interface permite que o usuário arraste um arquivo para, em seguida, transformá-lo para outro formato. Entretanto, em vez de fazer isso, ele executa scripts de infecção localizados em sua pasta de instalação.
Estes scripts instalam sorrateiramente vários serviços, como um servidor TOR para permitir conexões anônimas, um servidor de web em PHP protegido com uma senha criptografada que esconde o painel de controle do malware e um agente que publica os dados de acesso criptografados em um arquivo no Pastebin.
Os responsáveis pelo Elanor acessam as contas no site para resgatar e decifrar os códigos, que podem ser usados para acessar o servidor PHP da máquina infectada através do TOR sem deixar rastros. Após garantir o acesso, eles podem controlar o computador a distância - ou seja, remotamente.
Este tipo de ataque não tem uma finalidade específica além de deixar o dispositivo disponível para que os criminosos o usem conforme desejarem.
O painel de controle do servidor permite gerenciem os arquivos do Mac, executem comandos e scripts, ganhem acesso de administrador, criem pacotes para encontrar vulnerabilidades na rede, manipulem bancos de dados e o gerenciador de tarefas, ativem a câmera do computador e mandem e-mails com arquivos anexados.
Q
A boa notícia é que o aplicativo transmissor não está assinado com uma identidade de desenvolvedor da Apple, o que significa que ele não pode ser instalado em Macs que estejam configurados para não aceitar programas que não sejam reconhecidos.
A recomendação para evitar problemas é não instalar softwares de fontes suspeitas e, caso um usuário suspeite que está infectado, atualize e aplique seu antivírus.
Via BitDefender e 9to5Mac
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Veja como criar um lembrete no iPhone baseado na sua localização
- Auxílio Emergencial 2021: pagamento da nova rodada começa hoje no Caixa Tem
- Phantom 3: descubra se ainda vale a pena comprar o drone
- Computador wireless do tamanho de uma moeda concorre com Raspberry Pi
- iTunes e Apple Music terão áudio de alta qualidade, diz site
- Moto X Play ou Galaxy S5: comparamos as especificações técnicas
- Como ingressar em uma reunião do Microsoft Teams
- Três dicas para fazer o Photoshop ficar mais rápido
- Como trocar o papel de parede do Xperia M4 Aqua
- Como relatar imprudência de motorista da Uber
- Carregadores portáteis da Sony têm conexão USB-C; veja preços
- Aquecimento CES 2015: relevado o monitor curvo Samsung SE790C
- Xiaomi supera Huawei e vira terceira maior empresa de celulares do mundo
- Confira como gravar e enviar v?deos no Twitter do celular
- Hotline Miami 2: confira dicas para mandar bem no game
- Oito jogos censurados ou proibidos por exibir conteúdo sexual
- Seis funções do Instagram que vão te ajudar na paquera
- Rust vira fenômeno na Twitch TV; entenda sucesso do jogo de 2018
- Quer Redmi 7 na Black Friday? Veja preço, vantagens e desvantagens
- Microsoft lança smartphone barato e com bateria que dura 35 dias