Bem me quer; mal me quer. A chegada de novas tecnologias, o amadurecimento da Inteligência Artificial e a crescente busca pela automação prometem transformar o mercado de trabalho em todo o mundo. Se o cenário atual com 13 milhões de desempregados no país é desesperador, é hora de se mexer. Segundo previsões do McKinsey Global Institute, a inteligência artificial ameaça cerca de 70% dos empregos em países em desenvolvimento. Só no Brasil, a automação pode afetar quase 16 milhões de empregos…
Não é novidade que os robôs vão tomar o lugar de muitos seres humanos em diversas tarefas. Aliás, este é um dos principais objetivos da robótica: substituir as pessoas, principalmente em atividades que representam risco à vida ou por serem simples e repetitivas demais e não exigirem a capacidade de um ser humano para ser realizada. A verdade é que quanto mais previsível forem as tarefas relacionadas a um emprego, mais passível de automação ele é…
A tecnologia pode, sim, ser ameaçadora para muita gente. Mas também promete abrir portas para aquele profissional que corre atrás, se atualiza e entende o momento que estamos vivendo...
Uma das conclusões do relatório do MGI indica que, sim, surgirão novas vagas de trabalho. Para quem busca emprego, a previsão é que a demanda por competências tecnológicas cresça muito até 2030; e em todos os níveis de capacitação - da informática básica ao analista de dados. Também se espera uma alta na demanda por capacidades emocionais, criativas e sociais… coisas que as máquinas ainda estão bem longe de alcançar.
O brasileiro, assim como outros povos do mundo, vai sofrer com essa transformação digital. Mas se a gente pensar em uma sociedade capaz de se reinventar e, como diz o ditado, “que não desiste nunca”, os avanços tecnológicos podem ser uma ótima oportunidade de crescimento para o país… a ponto de transformar esse “roubo" de empregos pelas máquinas em combustível para um crescimento intelectual do país sem precedentes.
Foi se o tempo em que a empresa dizia o que cada funcionário deveria aprender. Em uma época de democratização da informação - principalmente através da internet - o processo de aprendizagem está totalmente nas mãos do trabalhador. E isso abre oportunidades incríveis. E ninguém precisa esperar para começar…
A adoção do aprendizado contínuo vai ser essencial ao profissional do futuro. E essa revolução tecnológica é agora; afinal, quantas invenções e serviços digitais já mudaram a vida de tantas pessoas?! Sendo otimistas, além de estar preparados é preciso ver essa evolução como uma oportunidade de valorizar o ser humano; nossa inteligência, criatividade… e não simplesmente olhar para a te
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- 10 anos: veja como o iPhone evoluiu até chegar ao iPhone X
- Conheça aplicativos para aprender inglês
- Entenda o que é um Beacon e como ele pode facilitar a sua vida
- Zenfone 5 é bom? Confira nosso review
- Você não vai ter mais nada: agora tudo é alugado (ou assinado)...
- Lego terá linha de brinquedos com tecnologia de realidade aumentada
- Testamos: celular brasileiro custa R$ 700 e roda Android Go
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Pílula com sensores traduz dados biológicos de pacientes para o smartphone
- Durma melhor com o celular longe de você; entenda por quê
- Operadoras contra-atacam para reconquistar espaço das chamadas de voz
- Cibercrime usa até tomadas USB para atacar usuários; saiba se proteger
- Entenda as mudanças prometidas com a nova lei de proteção de dados
- Como baixar músicas do YouTube no Android sem instalar nada
- Carros elétricos no Brasil: conheça os desafios e os veículos no país
- Smart TVs 4K da AOC unem preço, qualidade de imagem e boa usabilidade
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- 4 dicas para aproveitar ao máximo o Google Maps
- Design, hardware e software garantiram o sucesso do iPhone 10 anos atrás