Em muitas salas de aula, o uso da tecnologia está invertendo os papéis. O professor continua lá, responsável pela turma, mas especialmente nos cursos de idiomas, deixou de ser a única fonte de informação dos alunos há algum tempo…
O Brasil é o país com maior número de escolas de inglês do mundo. Ainda assim, apenas 3% da população realmente domina o idioma. E se o modelo tradicional para aprender uma nova língua já não tem mais a mesma eficiência do passado, o uso de novas tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e até Realidade Virtual está transformando essa realidade.
Esta startup do sul do país apostou na Realidade Virtual dentro das salas de aula. Com conteúdo em vídeo em 360 graus todo produzido no Brasil, o aluno participa de um seriado em que vive o personagem principal em primeira pessoa. São várias cenas do cotidiano para testar a fala e o que foi aprendido em aula. Com os óculos de Realidade Virtual, é como se cada um pudesse ser teletransportado para fora do Brasil a cada aula em um episódio diferente…
Esta outra grande escola de idiomas lançou recentemente um assistente pessoal baseado em Inteligência Artificial como nova ferramenta do curso de inglês. Fazendo os exercícios em uma plataforma conectada, o professor é capaz de avaliar cada aluno, em tempo real, para oferecer uma experiência mais personalizada de ensino baseada nas principais dificuldades de cada um.
Aplicativos para dispositivos móveis também já usam bots dotados de inteligência artificial para ensinar um segundo idioma; as ferramentas se transformam em uma espécie de professor virtual que conversa, ensina e também aprende a oferecer o conteúdo adequado para cada aluno a partir das informações coletadas a cada uso da plataforma.
Nas escolas, o uso da tecnologia consegue reduzir o tempo de conclusão de um curso de inglês e também oferecer um aprendizado mais dinâmico e eficiente. Outra grande mudança nos cursos está na hora de avaliar o aluno. Provas não são mais necessárias a partir do momento em que é possível medir o aproveitamento individual a cada aula - um termômetro preciso para entender quanto cada aluno absorveu de determinado conteúdo
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Celular deve substituir cartões em breve; conheça as tecnologias usadas
- Por dentro da Microsoft: veja como é a sede da empresa nos EUA
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Carros da Tesla apostam em conforto para o seu animal com o "modo cão"
- Ônibus elétrico pode ser necessário para salvar o planeta
- Empresa mostra máquina que imprime fotos do celular nas unhas do usuário
- Qual a diferença entre o Wi-Fi de 2GHz e 5GHz? Confira o melhor para a sua casa
- Garimpo tecnológico: um raio-x dos metais preciosos presentes no smartphone
- Testamos: drones da DJI agradam usuários experientes e novatos
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Entenda como os carros autônomos estão cada vez mais próximos do nosso dia a dia
- Aprenda a instalar e usar o Google Assistente no seu smartphone
- CES: Testamos os skates elétricos que lembram o de 'De volta para o futuro'
- Já é possível fazer pagamentos usando selfies; veja como funciona
- 5 dicas para usar melhor o WhatsApp
- Rede mesh: esta tecnologia pode melhorar o Wi-Fi da sua casa
- 10 anos: veja como o iPhone evoluiu até chegar ao iPhone X
- Aprenda a diferenciar modelos de processadores e entenda suas capacidades
- Testamos e comparamos: saiba qual é o melhor celular top de linha de 2018
- Aprenda a calibrar o monitor do PC para ter cores mais precisas