Dá um “google”; uma “googada”…o poder da ferramenta de busca mais popular da internet é tão grande que a expressão, para muita gente, virou verbo. Tão popular que há até quem confunda o sistema de buscas com a própria internet. Em 1998, quando foi criado, não era sequer novidade, mas quem hoje ainda se lembra de Alta Vista ou Yahoo!? A grande sacada do Google foi usar um algoritmo inteligente que, para cada busca, traz os resultados mais relevantes para cada usuário. Aliás, esta é a base do sistema até hoje…
Como qualquer outra tecnologia ou serviço, o buscador evoluiu com o tempo - como era de se esperar. Hoje o Google criou um ecossistema que fomenta milhões de negócios online. E para chegar aos 20 anos mantendo seu status de ferramenta de busca mais poderosa do planeta, a evolução precisou ser constante; de melhorias no algoritmo a recursos cada vez mais precisos acessados através de comandos de voz e da inteligência artificial do Google Assistente.
Mas essa hegemonia não pode ser vista com ingenuidade. Quantos de nós, hoje, em qualquer pesquisa feita na ferramenta, passa da primeira página de resultados? Quase ninguém, é verdade. Por falar em “verdade”, ao se tornar quase um oráculo da internet, o Google, com todo seu poder, pode ter se tornado um problema - ainda que pouca gente se atente para isso…
Muito poder concentrado nas mãos de uma só empresa nunca é interessante para a sociedade. Principalmente quando essa companhia, como o Google, tem cada vez menos concorrência. Com um quase “monopólio da informação” - a exemplo do que acontece com algumas empresas de mídia no Brasil - é possível manipular muita coisa; desde como as pessoas se comportam a uma eleição, por exemplo. E isso não é saudável para ninguém.
Vinte anos - tanto na internet quanto fora dela - é muita coisa! Muito tempo. É muito difícil que uma concentração desse porte como tem o Google se quebre por meios naturais. Talvez seja a hora de a gente reavaliar essa troca. Claro, ninguém quer ou vai ficar longe do Google… a gente só não pode ser ingênuo…
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Analisamos o Moto G6 Plus; veja o vídeo
- Dublês digitais marcam filme brasileiro com mais efeitos especiais da história
- Veja o que um carro totalmente conectado ao 4G é capaz de fazer
- Como usar duas contas no WhatsApp
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Um bate-papo com o cientista que acredita nos 1000 anos de vida! Duvida?
- Faça sua aposta: testamos e comparamos os melhores smartphones top de linha
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Aibo: conheça em detalhes o "cachorro-robô" da Sony que está cada vez mais real
- Scanner cria versão virtual do rosto do usuário e imprime em 3D
- Escrever à mão pode virar coisa do passado; será que vale a pena só digitar?
- Confira o Olhar Digital Plus[+] na íntegra
- Guia definitivo: veja como escolher sua impressora e gastar menos
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Como saber se alguém te bloqueou no WhatsApp
- HDR traz mais qualidade à imagem da sua TV; veja como funciona
- Os resultados na manufatura das indústrias que já embarcaram no mundo digital
- Veja como personalizar o seu smartphone Android
- Banda larga no voo; novas tecnologias deixam wi-fi do avião mais rápido