A Apple está na mira da Justiça na Europa em virtude da polêmica decisão de reduzir o poder de processamento de iPhones antigos. A organização de direitos do consumidor Euroconsumers divulgou na última segunda-feira (25) que está coordenando três ações judiciais contra a empresa por obsolescência programada. O processo está pedindo 60 milhões de euros em indenização, o equivalente a R$ 394 milhões em conversão direta.
A decisão da fabricante de limitar o desempenho dos dispositivos é de 2017 e afetou as gerações iPhone 6, iPhone 6S, iPhone 7 e iPhone SE. De acordo com a Apple, a medida tinha por objetivo evitar panes na bateria e consequentes danos no smartphone. A empresa afirmou ainda que a velocidade pode ser restaurada trocando o componente por um novo.
A Euroconsumers é composta de cinco organizações europeias de defesa de consumidores. Em dezembro foram iniciadas as duas primeiras ações judiciais contra a empresa da maçã, pelas organizações membro com sede na Bélgica e Espanha.
O terceiro processo está sendo apresentado agora pela organização italiana Altroconsumo, e pede indenização de cerca de 60 euros (R$ 394) por dispositivo para usuários dos iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus.
“Quando os consumidores compram iPhones da Apple, eles esperam produtos de qualidade sustentável. Infelizmente, não foi isso que aconteceu com a série iPhone 6. (...) Este novo processo é a mais recente frente em nossa luta contra a obsolescência planejada na Europa. Nosso pedido é simples: os consumidores americanos receberam uma compensação e os consumidores europeus querem ser tratados com a mesma justiça e respeito”, declarou a organização em nota.
Em 2017, a Apple enfrentou processo nos Estados Unidos logo após os smartphones receberem a atualização de software que limita seu desempenho. Na época, a empresa se desculpou e ofereceu desconto na troca da bateria dos aparelhos afetados. Também criou um recurso do iOS que permite checar a autonomia do componente.
A fabricante ainda publicou um documento que informava quais recursos eram afetados ou não pelo processo que reduz o poder de processamento dos telefones com bateria envelhecida.
Com informações de PhoneArena e 9To5Mac
Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Xperia Z4, Galaxy S6 Edge, bug no Windows e Project CARS nas mais lidas
- Langrisser: veja tier list com os melhores personagens do jogo gacha
- Como desativar Google Assistente do celular Android
- Calma! Instagram não vai mudar de uma hora para outra; entenda
- Como configurar um repetidor de sinal Wi-Fi da D-Link
- Free Fire: atualização de junho de 2020 tem novo anti-hack e personagem
- Como receber atualizações do Prisma antes de todo mundo no Android
- Resumo da semana: Call of Duty Black Ops 3 e Mad Max foram destaques
- CS:GO: veja detalhes da nova Cache, apresentada na ESL One New York
- Conheça os requisitos mínimos e saiba como baixar Civilization 6
- VMA 2018: como assistir MTV ao vivo e online
- Esqueceu a senha do Mega? Nuvem ‘congela’ todos os seus arquivos
- Como criar um álbum para selfies no iPhone com iOS 9?
- Super Nintendo: relembre os piores jogos lançados para o videogame
- iPhone antigo é o celular da Apple mais procurado pelos brasileiros
- Como melhorar e destravar habilidades especiais em Deus Ex: Mankind Divided
- Fone de ouvido JBL T110BT é bom? Veja análise de especificações e preço
- Smart Car Lock: Xiaomi revela cadeado com leitor de impressões digitais
- Testamos o Alcatel OneTouch Idol 3: cara de top com pre?o agressivo
- Como fazer Vaso de Flor no Minecraft