O Periscope , plataforma de vídeo ao vivo para Android e iPhone (iOS) teve lançamento pelo Twitter em março de 2015, e agora chega ao seu primeiro aniversário nesta terça-feira (29). O app já tem mais de 200 milhões de transmissões acumuladas e o equivalente a 110 anos em vídeos assistidos todos os dias.
O que é Periscope? Veja como usar o app de streaming de vídeos
A ferramenta para smartphones pode ser usada para diário pessoal ou seguir amigos, celebridades e empresas. No entanto, o app de streaming em tempo real oferece possibilidades que vão muito além do que você conhece. Confira quatro funções inesperadas do Periscope.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
1) Falar com amigos no exterior sem pagar
Fazer videochamadas com amigos de qualquer lugar do mundo não é exatamente uma novidade, porém, o Periscope facilita a tarefa oferecida há anos por concorrentes como o Skype. O app do Twitter é feito para transmitir a melhor qualidade possível de vídeo mesmo em conexões lentas, além de servir como comunicação de uma só via: se seu amigo não tiver uma câmera, poderá, mesmo assim, ver você no vídeo.
É preciso apenas ter cuidado para não deixar a transmissão pública. Para evitar riscos, basta ativar o streaming privado e escolher somente as pessoas que poderão assistir.
2) Videoconferência
A versatilidade do Periscope também facilita a vida de quem precisa fazer videoconferências no trabalho. Como a transmissão do app não exige câmera de quem só assiste, é possível usá-lo em empresas que costumam fazer conferências internas em que só um lado da conversa utiliza vídeo e áudio. O restante dos integrantes, enquanto isso, pode tuitar comentários e curtir a transmissão, o que deve incrementar a interação.
Se você decidir usar o Periscope para videochamadas em grupo, uma dica é gravar o vídeo em paisagem e usar a versão web para assistir à transmissão na tela grande.
3) City tour virtual
Passeios virtuais são oferecidos por plataformas como o Google Maps, mas o Periscope leva a experiência um nível acima ao permitir ver muitas cidades do mundo em tempo real, narradas por alguém que realmente está lá. Há vários usuários que se dedicam a mostrar suas cidades por meio de streaming ao vivo, algo que pode ajudar bastante na sua próxima viagem.
Para encontrar esses vídeos, acesse a busca por região do Periscope no celular e navegue até a cidade desejada. Com alguns passos, você pode obter uma lista de transmissões no momento – basta, então, procurar alguém que esteja em algum ponto turístico ou qualquer outro lugar que interesse a você.
4) Cursos ao vivo sobre qualquer assunto
Seguindo os passos do YouTube, o Periscope pode também servir a quem gosta de usar vídeos para aprender sobre qualquer tema, como aulas ao vivo em várias línguas. Não importa o seu assunto de interesse, há boas chances de que haja alguém no Periscope falando sobre isso com propriedade. Vale não só assistir aos vídeos ao vivo, mas também aos que já foram publicados e estão disponibilizados na conta do instrutor ou professor. Para começar, vale a pena seguir nomes influentes da sua área de atuação também no Twitter.
Se você tiver habilidades e conhecimentos específicos sobre um determinado tema, nada impede que você também contribua com aulas gratuitas. Mesmo sem cobrar pelo conteúdo, você pode se beneficiar com o aplicativo, por exemplo, ao criar um banco de dados de alunos ou seguidores.
Qual o melhor aplicativo de transmissão de vídeo? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Aplicativo para colocar crédito no celular: saiba usar o RecargaPay
- Bem-humorada: veja as respostas mais engra?adas da Siri em portugu
- Facebook: como encontrar eventos e shows perto de você
- Far Cry New Dawn: como baixar e instalar o jogo para PC, PS4 e Xbox One
- Entenda por que o micro-ondas pode deixar sua Internet Wi-Fi lenta
- Antes do iPhone 6S: Huawei Mate S é o primeiro celular com ‘Force Touch’
- Como formatar o Motorola Razr HD e restaurar as configurações de fábrica
- Gears POP: requisitos para fazer download do jogo no Android e iPhone
- Paper.io 2: confira truques para ser o melhor no mapa
- ASMR Slicing e PUBG foram jogos mais baixados nos celulares em maio
- Dia Mundial do Emoji: oito coisas que você não sabia sobre as carinhas
- WhatsApp com problema? App não envia áudio e imagem para alguns usuários
- Moto G 4 ou Galaxy J7: qual Android tem melhor preço e ficha técnica
- PS5: atualização permitirá salvar jogos em HD externo e mais novidades
- Book Friday 2017: Amazon.com.br oferece descontos de até 80% em eBooks e livros impressos
- Netflix autoplay: como desativar a reprodução de prévias de filmes
- Vale a pena comprar um Galaxy S4 usado? Lista traz prós e contras
- WhatsApp ganhou novidades em álbuns, fotos, mapas e emojis durante junho
- Como ativar o Rock In Rio mode no Tinder
- Placa GTX 970 da Asus chega ao mercado em versão 'turbinada'