O e-Título, aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permite justificar o voto pelo celular Android e iPhone (iOS) no primeiro turno das eleições municipais, que acontecem neste domingo (15). O aplicativo para justificar voto traz funcionalidades úteis para os eleitores, como conferir onde votar e consultar o número do título de eleitor. O aplicativo e-Título ainda pode substituir o título de eleitor impresso para quem tem cadastro biométrico — já eleitores que não registraram a digital devem ter em mãos também a carteira de identidade na hora de votar.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral poderão justificar o voto pelo aplicativo e-Título durante o primeiro turno, ou seja, das 7h às 17h deste domingo. A função utiliza o GPS do celular para identificar se o eleitor está distante dos limites geográficos de sua zona eleitoral. De acordo com o TSE, a funcionalidade chega ao app até esta terça-feira (10), e só poderá ser acessada pelo eleitor no dia da votação.
Também será possível justificar a ausência pelo aplicativo em caso de doença ou de impossibilidade de comparecimento, o que deve ser feito em até 60 dias após o pleito. Para isso, basta acessar a seção "Mais opções" e, em seguida, tocar sobre "Justificativa de ausência", e anexar uma documentação que comprove a necessidade de ausência. Para quem está no exterior, além da justificativa através do serviço de geolocalização, também é possível justificar o voto após o pleito pelo aplicativo ou em até 30 dias após retornar ao Brasil.
Vale lembrar que o não-comparecimento aos locais onde ocorrerá a votação no dia do pleito implica na justificativa do voto. Além de poder fazê-lo por meio do app e-Título, também é possível justificar ausência pela Internet através do Sistema Justifica ou por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser entregue em qualquer zona eleitoral. O aplicativo, inclusive, informa quais são os postos para justificativa presencial presentes nos arredores do usuário.
Caso o eleitor não compareça ou não justifique a ausência, além de poder ter o título de eleitor cancelado, ficará em débito com a Justiça Eleitoral e deverá pagar multa. É possível regularizar o título pelo aplicativo e-Título, que permite emitir as guias de pagamento da dívida eleitoral.
Além disso, o eleitor pode perder uma série de direitos civis até regularizar sua situação e, dentre outras coisas, não pode emitir passaporte ou carteira de identidade, fica impedido de se inscrever e prestar concurso público e, até mesmo, de receber vencimentos e salários
Via Agência Brasil e TSE (1 e 2)
Celular não move arquivos; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como mudar e baixar novas fontes no Windows 10 April 2018 Update
- Como configurar o roteador da Intelbras como access point
- Seis sinais de que está na hora de trocar de celular
- O que mudou do Moto X Play para o Moto X4? Compare especificações
- 'O Facebook n?o ? inimigo das operadoras', diz Zuckerberg ap?s cr?ticas
- Cinco dicas para recuperar arquivos no pendrive
- Como deixar o YouTube em segundo plano no celular Android
- Conheça o Xbox One S, novo console Slim da Microsoft
- Eletrolar 2015: testamos o LG L Prime II, novo ‘baratinho’ rival do Moto G
- Coringa e outros filmes do Oscar são usados como iscas para malware
- Google Play come?a a exibir novo design na web; veja como ficou
- Facebook desenvolve ferramenta para ajudar cegos a ‘ver’ imagens
- Como criar e personalizar seu herói em Sonic Forces
- e-Globo Ep.8: Melhores jogos de 2018 e Prêmio eSports Brasil
- Days Gone e outros jogos exclusivos da Sony serão lançados para PC
- Como silenciar notificações de um contato no Instagram Direct
- Fifa 15 Ultimate Team ganha cartas especiais de Campeonato Espanhol
- Destiny 2 e Game Awards foram os destaques da semana em jogos
- God of War, Uncharted: o que esperar da conferência da Sony na E3 2017
- Exclusivo: Golpe no WhatsApp oferece emoticons de Natal como isca