O Facebook divulgou o relatório de resultados de 2017 nesta quarta-feira (31) e os números mostram que os usuários estão passando menos tempo na rede social. Surpreendentemente, Mark Zuckerberg, o criador da plataforma, vê de forma positiva essa redução de cerca de 50 milhões de horas por dia. O CEO a atribui a uma mudança de algoritmos realizada já nos três últimos meses do ano, que faz com que sejam exibidos menos vídeos “virais” nos feeds, como forma de assegurar que os usuários gastassem o tempo com mais qualidade na rede.
Em um post em seu perfil, Zuckerberg afirmou, mais uma vez, que seu objetivo em 2018 é ter a certeza de que o Facebook não é apenas um passatempo, mas algo para o bem estar das pessoas e para a sociedade. Ele acredita que a diminuição de 5% no tempo de acesso — o que, segundo o site TechCrunch, significa que cada usuário fica 2,14 minutos a menos por dia — seja o resultado desse esforço para encorajar conexões reais em detrimento do consumo passivo de conteúdos.
Mudanças no feed
Em seu post, o CEO da rede social fez um balanço do ano que passou e afirmou não ter sido fácil. Segundo ele, houve utilização de forma abusiva da plataforma, bem como a disseminação de notícias falsas e sensacionalistas, além do deb
Por isso, algumas mudanças já foram anunciadas. A primeira delas foi uma atualização que prioriza a exibição de conteúdos de amigos e familiares em vez daqueles que caráter mais comerciais, buscando ampliar a interação entre as pessoas. A segunda atualização fará com os usuários vejam primeiro as notícias de veículos da localidade onde se encontram aliado ao combate a divulgação de informações falsas, discursos de ódio ou qualquer tipo de uso da plataforma de forma prejudicial. Por fim, também há a preocupação com mais transparência em relação às publicações pagas.
A força dos Stories
Zuckerberg afirmou ainda que acredita no potencial dos Stories, posts em fotos e vídeos de no máximo 15 segundos que permanecem somente 24 horas no ar. "Esperamos que os Stories estejam no caminho certo para ultrapassar as publicações no Feed, como a maneira mais comum de compartilhamento em todos os aplicativos sociais", revelou. Segundo ele, esse é o melhor formato para compartilhar filmes rápidos ao longo do dia.
Não à toa, diversos apps que pertencem à sua companhia já contam com o recurso, como o próprio Facebook, o Instagram e o WhatsApp. Inclusive, é forte o investimento na integração cada vez maior entre esses programas: é possível postar os Stories do Instagram diretamente no Facebook e está em fase de testes a possibilidade de estender essa facilidade ao WhatsApp.
Outros números cresceram
Apesar da queda nos acessos diários, a análise de 2017 mostra que isso não significa o declínio da rede social. O Facebook fechou o ano com 2,1 bilhões de usuários, dos quais 1,4 bilhão confere seu feed diariamente. Ainda segundo o relatório, o negócio cresceu 47% em relação ao ano anterior, atingindo o valor de US$ 40 bilhões (cerca de R$ 126,6 bilhões).
Além disso, a companhia vem investindo no uso de suas plataformas voltadas para os negócios. Através do WhatsApp e do Messenger, foram dados recursos para que empresas e consumidores ampliassem sua comunicação. Através do primeiro, são trocadas mais de 60 milhões de mensagens diariamente, das quais, de acordo com a publicação, um número cada vez maior é de cunho comercial. Por isso, acharam necessário o lançamento sua mais nova ferramenta, o WhatsApp Business.
Via Facebook e TechCrunch
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Apex Legends: conheça os personagens do Battle Royale
- Como mandar ticket para a Riot e reportar erros no LoL e mais games
- WhatsApp para Android recebe emojis que mudam de tamanho
- Como criar fotos em formato panorâmico esférico no celular
- Como usar o aviso de limite de internet 4G no Android
- Como impedir que o Facebook mostre no feed suas páginas curtidas
- Como criar um arquivo ZIP com senha com o RAR para Android?
- Como pagar corridas em dinheiro no Cabify
- Como baixar e instalar o driver da impressora Epson L380
- Diablo Immortal é anunciado para Android e iPhone na BlizzCon 2018
- Como encontrar novos usuários no Twitter pelo celular
- Moto 360 e LG G Watch vão ficar sem atualização para o Android Wear 2.0
- Quize e FunX: cinco jogos grátis para ganhar dinheiro pelo celular
- Como usar o Slim Drivers e manter seu PC sempre atualizado
- Como reverter para o Java 7 após instalar o Java 8
- Confira os requisitos mínimos para jogar Rainbow Six Siege no PC
- Rainbow Six: Team Empire vence Evil e conquista a ESL Pro League Milão
- Mensagem de Páscoa 2021 para WhatsApp: 5 apps com frases, imagens e GIFs
- Flamengo x Corinthians: como assistir ao jogo do Brasileirão ao vivo
- Qualcomm anuncia Snapdragon 850 para notebooks com mais desempenho