Falcom e Dengeki Online realizaram em 29 de junho o “15º aniversário da série Kiseki e o novo título revelam (?) O fluxo especial”. O fluxo durou mais de duas horas, com o presidente da Falcom, Toshihiro Kondo, o seiyuu Ai Nonaka de Towa e vários repórteres do Dengeki PS conversando sobre detalhes de desenvolvimento de cada jogo principal de Kiseki . Mensagens de vídeo do seiyuu de alguns dos personagens principais da série também foram mostradas.
Observe que este artigo contém grandes spoilers para todos os jogos do Kiseki / Trails .
A primeira e mais longa parte do stream foi o canto “Remembering 15 years of the Kiseki franchise”, com cada jogo sendo expandido. O segundo canto mais interessante foi a “pergunta dos fãs ao Presidente Kondo”, que também está detalhada abaixo. O canto final, que dizia respeito a novas informações para os próximos jogos de Kiseki , já estava coberto em um artigo separado.
A lenda dos heróis: Trilhas no céu FC
Trilhas no céu foi o começo de um novo começo na série The Legend of Heroes após o término da trilogia Gagharv . Na época, Kondo incluiu, a maioria das pessoas na Falcom eram pessoas que jogavam os jogos da Trilogia Gagharv e ingressaram na empresa porque queriam desenvolver jogos semelhantes. Por isso, o sistema de jogo do Trails in the Sky FC reutiliza muitas das boas idéias desses jogos. Kondo também mencionou mais uma vez como, no primeiro rascunho da história, Estelle era um protagonista masculino e Joshua era uma garota , mas eles acabaram revertendo, pois era mais interessante dessa maneira.
O fato de Olivier aparecer logo neste jogo mostra como eles já estavam escrevendo o esboço do Empire Arc / Trails of Cold Steel naquela época. Em certo sentido, Olivier é como o verdadeiro personagem principal da série, como ele apareceu o tempo todo desde então, com sua batalha contra Osborne finalmente culminando em Trails of Cold Steel . Kondo também mencionou como, naquela época, o seiyuu de Olivier Takehito Koyasu sempre perguntava quando Olivier conseguiria seus próprios jogos. Em certo sentido, isso finalmente aconteceu com os jogos Trails of Cold Steel .
A Lenda dos Heróis: Trilhas no Céu SC
Kondo mencionou como o Trails in the Sky FC e o Trails in the Sky SC deveriam ser um jogo. O desenvolvimento do jogo começou em 2001 e, em 2004, eles estavam apenas com uma taxa de conclusão de 50%. Os superiores ficaram com raiva e disseram a eles para cortá-lo em dois e liberar a primeira parte. É por isso que o logotipo original do Trails in the Sky FC não diz "FC". Eles não sabiam se eles realmente poderiam liberar a segunda parte. É também por isso que o final do FC é tão abrupto.
Hoje em dia, é essencial que a série Kiseki tenha pelo menos cada arco composto por dois jogos um após o outro. No entanto, quando o SC estava prestes a lançar, era a primeira vez que a Falcom o fazia, então eles estavam particularmente assustados com as reações dos jogadores. Eles se perguntavam se as pessoas comprariam um jogo "novo" se ele estivesse ocorrendo no mesmo lugar, ao mesmo tempo, com os mesmos personagens. É por isso que o SC é extremamente volumoso, eles pensaram que tinham que fazer o jogo valer a pena comprar. Eles acabaram adicionando toneladas de conteúdo e levou mais dois anos para se desenvolver após o lançamento do FC.
Kondo também falou sobre como o SC era um jogo muito importante, pois introduz vários elementos importantes para a série Kiseki , como o Sept-Terrion e a primeira aparição de uma Besta Sagrada. Tudo isso era necessário para prever o que aconteceria mais tarde no Arco do Império / Trilhas de Aço Frio.
A Lenda dos Heróis: Trilhas no Céu, o 3º
Trails in the Sky the 3rd foi criado porque havia elementos que eles não conseguiram explicar nos dois primeiros jogos. Mais notavelmente, Kevin aparece pela primeira vez em SC , mas ele não é expandido, então eles decidiram fazer um jogo com Kevin como protagonista. O terceiro também é um enorme jogo prenúncio, configurando ainda mais coisas para o Empire Arc. É por isso que eles criaram o sistema Episodes, para mostrar o máximo possível, e por que eles fizeram Osborne aparecer pela primeira vez.
No geral, a primeira ideia por trás do desenvolvimento de Trails in the Sky the 3rd foi fazer algo parecido com o disco de fã de um romance visual, por isso é um jogo cheio de serviço de fãs, com toneladas de personagens jogáveis.
Além disso, Kondo explicou como eles inicialmente queriam fazer o Arco do Império Ereboniano / Trilhas de Aço Frio logo após Trilhas no Céu SC. No entanto, escrever The 3rd os fez perceber que deveriam expandir mais o Crossbell primeiro. O detalhamento de Crossbell foi crucial para entender melhor Olivier, Osborne e as diferentes facetas, os bons e os maus do Império Ereboniano.
Eiyuu Densetsu: Zero no Kiseki
Kondo mencionou como Zero no Kiseki foi lançado depois que eles fizeram portos PSP da trilogia Trails in the Sky . Quando lançaram o primeiro jogo Trails in the Sky na PSP, ele vendeu inicialmente apenas 17.000 cópias, o que é extremamente baixo. Mas as vendas subiram pouco a pouco e, no final, todas as três portas PSP venderam muito bem. Tendo isso em mente, a Falcom fez o possível para tornar Zero no Kiseki um verdadeiro avanço para a série até então, com gráficos melhores, principalmente.
Ao escrever o Crossbell Arc / Zero e Ao , a Falcom desejava criar uma história focada em uma equipe, e não em indivíduos. Histórias sobre o poder da amizade e outras coisas eram muito populares na época. Como a equipe dos protagonistas lutava contra uma organização secreta, eles também precisavam de um motivo lógico para poder se locomover. Foi assim que nasceu a divisão da Seção de Suporte Especial do Departamento de Polícia de Crossbell.
Eiyuu Densetsu: Ao no Kiseki
Ao no Kiseki apresenta vários elementos e personagens que mais tarde desempenham papéis importantes em Trails of Cold Steel. Ao no Kiseki é o primeiro jogo em que Arianrhod aparece. O jornalista do Dengeki PS mencionou como, quando o jogo estava sendo promovido, eles perguntaram à Falcom se poderiam reduzir o tamanho da lança de Arianrhod, porque não caberia na revista. A Falcom pediu que eles deixassem as coisas como estão, então Dengeki PS acabou dando uma página inteira para Arianrhod na revista. Normalmente, os personagens inimigos não recebem uma página inteira para si mesmos, e isso contribuiu para estabelecê-la como uma personagem icônica.
Para tornar Ao no Kiseki uma sequência interessante, a Falcom também tentou adicionar novos elementos, como o quartzo mestre. Mishy também apareceu pela primeira vez em Zero e Ao . Na época, as mascotes de Yuru-chara eram muito populares no Japão, então a Falcom pensou que seria natural que Crossbell City também tivesse seu próprio mascote de Yuru-chara. A maioria dos funcionários também achou que um mascote é mais engraçado se eles são irritantes e você sente vontade de bater neles, explicando como Mishy e sua expressão específica nasceram. Eles não achavam que Mishy acabaria se tornando o mascote da Falcom como um todo.
Kondo também falou sobre como o chefe final de Ao no Kiseki é considerado bastante difícil. O responsável pelo equilíbrio do jogo na Falcom é, na verdade, um designer de jogos veterano que sabe tudo, mas pela primeira vez queria fazer um chefe irracional como esse. Eles também queriam refletir a história com a jogabilidade, já que esse chefe deveria ser extremamente forte em termos de história. Enquanto conversavam sobre a dificuldade do jogo, eles também mencionaram como a luta contra o chefe da Loewe no SC acabou recebendo um patch para dificultar as coisas porque muitos fãs disseram que era muito fácil. Essa foi a primeira vez que a Falcom lançou, até então, apenas patches para correção de bugs.
Encerrando a conversa sobre o arco Crossbell, Kondo mencionou como em outros jogos de The Legend of Heroes até agora, personagens específicos permaneceriam na mente dos jogadores depois de chegarem ao final. Os jogadores diriam "Eu gosto da bruxa branca" depois de jogar Gagharv , ou diriam "Eu gosto de Estelle e Joshua" depois de jogar Trails in the Sky . Mas com Zero no Kiseki e Ao no Kiseki , as pessoas diriam "Eu gosto da Seção de Suporte Especial" ou "Eu gosto da Polícia de Crossbell" em vez de um personagem específico, mostrando como o arco de Crossbell se concentra em um grupo inteiro que é como uma família. É graças a escrever fortes laços humanos em Zero e Ao que eles foram capazes de escrever uma história comovente sobre as relações humanas em Trails of Cold Steel.
A lenda dos heróis: trilhas de aço frio
Enquanto eles seguiam para o arco de Trilhas do Aço Frio / Império, Ai Nonaka entrou no riacho. Eles conversaram um pouco sobre Towa e ela mencionou como, quando Trails of Cold Steel 1 foi lançado, muitos fãs pensaram que ela se tornaria o verdadeiro chefe final do arco. Porque Towa é muito legal e usa óculos, como já aconteceu com personagens como os jogos da Falcom.
Inicialmente, a Falcom planejava fazer do protagonista do Arco do Império um soldado do império. No entanto, ao criar um RPG, ter um soldado normal como protagonista é um pouco difícil de escrever e torna certas situações antinaturais, então eles criaram a Academia Militar de Thors e fizeram do protagonista um aluno da escola. Dessa forma, eles poderiam descrever uma história com tema da vida escolar e mostrar os laços entre cada um dos alunos da Classe VII, e como eles são guiados pelos alunos mais velhos, como Towa e outros.
O sistema de batalha mudou muito ao iniciar Trails of Cold Steel porque eles queriam mostrar ainda mais os laços entre os personagens. Foi assim que o sistema Link Attack nasceu, para mostrar as relações do personagem com a história e a jogabilidade.
Quanto ao motivo pelo qual eles escolheram o número 7 para a classe dos protagonistas, é porque o número tem um significado especial no mundo de Kiseki , com o Sept-Terrion, ou a Igreja Septian.
Kondo acrescentou que naquela época na Falcom, eles se divertiram muito escrevendo o arco e pensando em diferentes maneiras de prever e revelar aos jogadores que realmente estavam interpretando o filho de Osborne.
A lenda dos heróis: trilhas de aço frio II
Naquela época, eles hesitavam muito em terminar o primeiro jogo com um final ruim ou não. Kondo brincou como eles fizeram finais abruptos nos jogos anteriores, mas você não costuma ver um jogo terminando com o protagonista gritando em desespero. Ao mesmo tempo, é isso que o torna interessante, com como eles fizeram o II começar logo depois. Kondo disse que um de seus velhos amigos da universidade, que atualmente está jogando os jogos, o elogiou por fazer coisas não ortodoxas como essa.
Ai Nonaka falou sobre como Towa se torna a capitã interina do Courageous, e como ela teve muitas frases legais graças a isso.
Em seguida, eles falaram sobre como o desenvolvimento e a cena da morte de Crow chocaram os jogadores. Kondo também compartilhou como em um evento em Hong Kong na época, eles fizeram algum tipo de concurso de cosplay. Uma cosplayer feminina que estava fazendo cosplay de Crow estava entre as vencedoras e, quando subiu ao palco para receber seu prêmio de Kondo, começou a chorar e leu uma nota em japonês que preparava de antemão, que dizia: “por favor, revive Crow”. Eles já escreveram a história naquela época, então já estavam planejando trazê-lo de volta, mas esse tipo de anedota os fez perceber o quanto os personagens são amados, o que significa que eles fizeram um trabalho bem-sucedido ao escrevê-los.
Por fim, eles falaram sobre a parte do jogo com Lloyd e Rixia. Essa parte foi definitivamente um serviço de fãs para aqueles que jogam Zero e Ao , mas também foi um passo necessário para o que aconteceria a seguir no Empire Arc. A Falcom estava indecisa em terminar o arco do Império em 3 ou 4 jogos. Eles estavam preocupados em fazer 4 jogos, já que alguns jogadores poderiam se cansar. No entanto, ao listar tudo o que eles ainda tinham que fazer e mostrar, eles perceberam que três jogos não são suficientes. Eles decidiram em 4 jogos e cobrir o máximo possível no próximo jogo, por isso o Trails of Cold Steel III é muito mais longo que os outros.
A lenda dos heróis: trilhas de aço frio III
Trails of Cold Steel III foi o primeiro jogo desenvolvido pela Falcom exclusivamente para o PS4. No início do desenvolvimento, eles não tinham certeza se devolveriam todos os membros da Velha Classe VII ou não. Porque a equipe estava no limite de apenas fazer todos os modelos para os personagens da Nova Classe VII e os novos personagens. No final, eles conseguiram avançar e incluir toda a classe antiga VII.
A cena no início, com Rean e Towa conversando juntos, é uma das cenas favoritas dos Kondo no arco.
Trails of Cold Steel III também possui uma nova mecânica de batalha e uma nova GUI de um botão = uma ação. Na época, a Falcom viu como outros jogos estavam evoluindo para ter interfaces gráficas mais fáceis e agradáveis, então eles decidiram fazer o mesmo (eles definitivamente foram influenciados pelo Persona 5 ).
Kondo também brincou sobre como Trails of Cold Steel III tem um final ainda pior do que eu, e como eles se sentiram mal por Rean sofrer tanto. No entanto, ele enfatizou que esses tipos de cenas trágicas são necessárias para a história, e eles fazem coisas como matar personagens por um choque. Kondo também observou que fazer esses tipos de finais ruins e trágicos desenvolvimentos de histórias é na verdade um risco que eles correm como desenvolvedores de jogos, pois pode alienar alguns jogadores. No entanto, eles se prepararam e o fizeram de qualquer maneira.
Eiyuu Densetsu: Sen no Kiseki IV - O Fim da Saga
Kondo mencionou como Trails of Cold Steel IV é a primeira vez que eles finalmente se sentiram como se tivessem uma carga de seus ombros. Todos os jogos da série Kiseki até agora eram de construção e prenúncio para o fim do Empire Arc. As trilhas no desenvolvimento do Sky começaram em 2001, o que levou 18 anos para finalmente mostrar o que eles queriam mostrar desde então. Não é exagero dizer que tudo até agora era para aquela cena, com todos os protagonistas unidos no Pantagruel.
Falom também queria mostrar a importância de Sen no Kiseki 4 como um ponto de virada na série Kiseki , incluindo o máximo de conteúdo possível. É por isso que ele tem vários mini-jogos e por que eles incluíram o maior número possível de personagens jogáveis. Demorou cerca de 2 meses para gravar todas as vozes no Sen 4 . (Isso é muito mais longo do que a média necessária para um jogo japonês concluir sua dublagem). Alguns dos desenvolvedores estavam se perguntando se não estavam exagerando no jogo, mas, ao mesmo tempo, não queriam ter nenhum arrependimento.
Sen 4 também é a primeira vez que eles revelam toda a história de Osborne. Kondo mencionou até agora que o retratavam apenas como um vilão assustador, mas também queriam mostrar o quão forte ele é e tudo o que fez pelos cidadãos de Erebonia e sua família.
Kondo também explicou por que, ao contrário da maioria dos jogos com múltiplos finais, você não pode desbloquear diretamente o True Ending no Sen 4. Há duas razões. Primeiro, eles acreditavam que os jogadores ficariam mais comovidos se vissem o Final Normal primeiro. Segundo, ver os dois finais nessa ordem serve como prenúncio do que acontecerá a seguir na história. Sen 4 é um jogo em que, pela primeira vez, alguns dos "tabus" do mundo Kiseki são explicados ou sugeridos, como "o que acontece com McBurn revelando que existe outro mundo". Sen 4 explicou os mistérios do Império, então agora os próximos jogos finalmente começarão a explicar os segredos do mundo inteiro.
Encerrando a discussão sobre os jogos Trails of Cold Steel , Kondo afirmou mais uma vez que inicialmente não pensavam que terminariam em quatro jogos. E enquanto eles escreveram o esboço do Arco do Império de volta ao fazer Trails in the Sky , eles não escreveram sobre o que vem a seguir. Então, de certa forma, pela primeira vez, eles estão criando a história dos próximos jogos, começando do zero. É por isso que Trails of Cold Steel 4 é um grande ponto de viragem na série, tanto para a história da série quanto para a própria Falcom. Kondo mencionou que, quando se juntou à Falcom pela primeira vez, os desenvolvedores seniores o ensinaram como o conceito central de Legend of Heroes está "criando uma história realmente ótima", para que continuem sustentando esse conceito.
Na próxima esquina, muito mais curta, Ai Nonaka leu mensagens de fãs, com Kondo e ela comentando cada uma. Mais notavelmente, eles falaram sobre como a Falcom costumava fazer mais eventos como esse, co-organizados por Dengeki PS, onde sua equipe se reunia diretamente com os fãs. Isso permitiria que eles recebessem feedback diretamente e conversassem mais detalhadamente sobre os jogos. Eles não prometeram nada, mas tentarão refazer esses tipos de eventos com mais frequência, e os repórteres do Dengeki PS mencionaram que também desejam.
Começando nesse ponto, eles começaram a reproduzir esporadicamente mensagens de vídeo de alguns dos seiyuu dos personagens. Cada mensagem tem o personagem parabenizando a série pelo 15º aniversário e os próprios seiyuu olhando para trás na série.
A primeira mensagem foi do seiyuu Akemi Kanda de Estelle. Foi particularmente engraçado quando Kanda mencionou que, quando eles fizeram os jogos de trilhas sonoras totalmente tristes, a Falcom enviou a ela tanto material que parecia que alguém estava se mudando para sua casa. Kondo mencionou que eram pelo menos "2 ou 3 cartões de material apenas para Estelle". Como editora dos cinco portos do PS Vita Evolution , a Kadokawa também ajudou a Falcom naquela época, pois eles não podiam lidar com todo o trabalho das gravações sozinhos.
Ai Nonaka também mencionou que não havia realmente nenhuma cena em Trails of Cold Steel 4 com Estelle e Towa conversando adequadamente entre si. Kondo mencionou que podemos imaginar que aconteceu enquanto eles estavam no Pantagruel, mesmo que não pudéssemos vê-lo. Nonaka realmente gostaria de ter uma cena com Towa e Estelle juntos, então talvez isso aconteça em um jogo futuro. Kondo acrescentou como Towa tem um "design universal" que facilita a aparência dela, daí o motivo de colocá-la em Tóquio Xanadu .
A segunda mensagem foi do seiyuu Tetsuya Kakihara de Lloyd . Lloyd mencionou que gostaria que víssemos um dia como Crossbell alcançou a verdadeira independência. E Kakihara mencionou mais notavelmente que ele gostaria que Lloyd aparecesse em outro jogo cheio de vozes, no qual Kondo disse que eles estão pensando sobre isso.
A terceira mensagem era do seiyuu Nao Toyama de Juna. Comentando a mensagem, Kondo mencionou que Juna pode ser considerada como protagonista da primeira parte do Sen 4 . Enquanto todo mundo está deprimido por Rean ser capturado, Juna é quem não perde a esperança e consegue despertar todo mundo, tanto os antigos quanto os novos membros da Classe VII. De certa forma, Juna também é como uma versão mais realista do Estelle, porque o Estelle é tão otimista que parece antinatural.
A quarta e última mensagem foi do seiyuu Jouji Nakata de Osborne . Osborne afirmou que os futuros jogos da série Kiseki vão explicar os mistérios que ficaram pendurados até agora. Jouji Nakata mencionou que era uma honra expressar um personagem tão icônico, e como ele gostou particularmente das revelações e do relacionamento entre Rean e Osborne mostrados no Sen 4 . Ele está um pouco triste. Osborne provavelmente não aparecerá mais, mas está ansioso pelo que acontecerá a seguir. Kondo comentou como a história de Osborne foi construída desde o início da série e como Jouji Nakata fez um trabalho incrível ao retratá-lo.
O último canto importante do stream foi Toshihiro Kondo, com cinco perguntas importantes enviadas pelos fãs.
A primeira pergunta foi direta: quando o próximo jogo de Kiseki será lançado?
Kondo repetiu o que já havia dito no passado , que há partes da história que eles não conseguiram mostrar nos jogos Trails of Cold Steel . Portanto, um jogo semelhante ao spinoff deve ser lançado em breve e mais informações deverão chegar antes do 15º aniversário (2019).
Segunda pergunta: Você já escreveu os membros não revelados de Anguis?
Kondo respondeu que eles já escreveram os personagens até certo ponto, mas algumas pequenas mudanças podem acontecer dependendo de como eles escrevem as próximas histórias. Idem para os Executores que eles não revelaram ainda. Ele também observou como até agora, eles sempre prenunciavam os personagens antes de fazê-los desempenhar um grande papel, como como Clotilde apareceu pela primeira vez tecnicamente em Trails in the Sky the 3rd . Portanto, não é impossível, na verdade, já vimos esses personagens, mas ainda não sabemos que eles fazem parte de Ouroboros.
Terceira pergunta: Por que você sempre muda para um novo protagonista no início de um novo arco?
Kondo respondeu que eles sabem que muitas pessoas preferem manter o mesmo protagonista porque não querem se separar deles. Mas a série Kiseki é sobre o crescimento das pessoas. Ou seja, uma vez que um protagonista conseguiu superar seus problemas, eles mudam para um novo protagonista. Cada protagonista sempre faz parte de uma determinada organização, portanto, alternar protagonistas permite que eles representem um grupo diferente a cada vez. Por fim, eles mudam de protagonista, tornando mais fácil para os iniciantes entrar na série no início de cada arco. Kondo mencionou que existem muitos fãs que começaram com Zero no Kiseki ou Trails of Cold Steel, e que jogaram os jogos mais antigos depois.
Além disso, quase todos os personagens da série Kiseki até agora faziam parte da força de um estado, como a polícia e o exército, ou eram "aliados da justiça", então será interessante se os próximos protagonistas forem pessoas que fazem parte de um grupo opondo-se a eles. Ainda mais porque o próximo arco se passa no leste de Zemuria, que se diz estar cheio de caos. Na verdade, a Falcom já decidiu de que tipo de grupo o próximo protagonista fará parte, mas ainda não o revelou.
Quarta pergunta: Você portará as versões Evolution dos jogos Kiseki mais antigos para o PS4?
Muitos fãs enviaram essa pergunta para Dengeki. Kondo respondeu que eles estão atualmente "planejando coisas diferentes", então devemos aguardar anúncios futuros. Ele também mencionou que é um pouco difícil por causa da diferença de gráficos entre PS Vita e PS4, mas "prometeu" tornar os jogos mais antigos facilmente jogáveis de alguma forma. Os funcionários da Falcom estão descontentes porque os jogos anteriores estão se tornando mais difíceis de jogar. Ainda mais porque a série Kiseki tem muita história, então a acessibilidade do console é importante para os fãs que estão entrando nela agora, e considerando que a série não está terminando tão cedo.
Quinta pergunta: Qual cena ou personagem você mais gosta?
Kondo respondeu que gosta da cena quando Estelle e Joshua voltam a se reunir em SC . A cena em si deixou uma impressão nele, mas ele também é influenciado pelos sentimentos que teve ao trabalhar no jogo naquela época. Outra cena que ele gosta é quando Agate repreendeu o general Morgan, dizendo "que diabos o exército estava fazendo até agora ?!". Seria bom ver como o relacionamento de Agate com Tita evoluiu, e se a mãe de Tita ainda o odeia ou não, sugerindo que podemos ver isso no próximo jogo de spinoff.
Em seguida foi a última curva com novas informações sobre os próximos jogos, que abordamos em um artigo separado.
Encerrando o evento, Toshihiro Kondo e Ai Nonaka agradeceram aos fãs da série. A série Kiseki continuará até vermos todo o continente de Zemuria, e a Falcom não nos decepcionará. Por fim, Kondo acrescentou que é importante que os novatos simplesmente iniciem o jogo que lhes parecer mais atraente, em vez de se forçarem a jogá-los desde o início ou o início de um novo arco. Jogar qualquer jogo fará com que você queira aprender mais, voltando naturalmente às entradas anteriores.
Além das quatro mensagens de vídeo exibidas no stream, vários outros seiyuu da série Kiseki enviaram mensagens de texto para o 15º aniversário. Se você entende japonês, pode lê-los no relatório oficial do Dengeki Online no stream.
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