Johann Sebastian Bach, músico e compositor alemão do Barroco, é homenageado nesta quinta-feira (21) com uma figura na página inicial do Google. O buscador decidiu celebrar o aniversário do artista de maneira especial: desenvolvendo o primeiro Doodle com inteligência artificial.
O tradicional logo da gigante de buscas foi substituído por uma animação interativa que incentiva os usuários a compor sua própria melodia. A ilustração traz Bach tocando um órgão de tubos, imponente instrumento musical introduzido nas igrejas ocidentais a partir do século X, enquanto as letras que formam a palavra Google giram acima.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Ao pressionar o botão play do Doodle, o usuário pode escrever na partitura inserindo as notas e mudando a velocidade com as batidas por minuto, por exemplo. Em seguida, é só clicar em “harmonizar” para que a técnica de aprendizado de máquina (machine learning), método de análise de dados em que sistemas podem identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana, para ajustar a melodia personalizada no estilo musical de Bach.
Caso o usuário encontre um easter egg especial, poderá ouvir um Bach em estilo híbrido de rock dos anos 80. É possível compartilhar a criação musical exclusiva com amigos ou salvá-la em formato .MIDI.
Desenvolvido em parceria com as equipes do Google Magenta e do Google PAIR, o Doodle é possível principalmente graças a duas tecnologias. A primeira é o modelo de aprendizado de máquina Coconet, desenvolvido pela especialista Anna Huang e capaz de realizar uma ampla variedade de tarefas musicais.
“O Coconet foi treinado em 306 das harmonizações de coral de Bach. Seus corais sempre têm quatro vozes, cada uma carregando sua própria linha melódica, enquanto criam uma rica progressão harmônica quando tocadas juntas”, explicou a gigante de buscas em nota. Já a biblioteca de código aberto TensorFlow.js, segunda tecnologia empregada no projeto, permite que o aprendizado de máquina aconteça inteiramente dentro do navegador, dispensando servidores mais pesados.
Quem foi Johann Sebastian Bach?
Nascido na pequena cidade alemã de Eisenach em 21 de março de 1685, Johann Sebastian Bach é considerado um dos maiores gênios da música ocidental. Além de tocar, o organista também entendeu como construir e reparar os complexos mecanismos internos de órgãos de tubos, representados
Com 65 anos, o músico faleceu em 28 de julho de 1750 e viveu para ver apenas uma parte de seu trabalho publicado. Bach deixou para trás mais de mil trabalhos em forma de manuscrito, que agora são publicados e executados em todo o mundo.
Via Google
Qual o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Webcam ainda vale a pena? Veja prós e contras de comprar em 2020
- Google muda Hangouts e divide aplicativo em dois contra rival Slack
- Dicas para jogar o multiplayer de Uncharted 4: A Thief’s End no PS4
- Para que serve um subwoofer? Conheça um pouco dessa tecnologia
- Galaxy Note 8 ou Moto Z2 Force: celulares têm dual camera e 6 GB de RAM
- Matrix da vida real: técnica permite aprender habilidades em segundos
- PlayStation 3: confira a lista dos principais games para 2015
- Netflix vai adotar https em breve para deixar streaming mais seguro
- Site do Google deixa criar música de jeito simples; conheça o Song Maker
- Saiba o que fazer se o Internet Explorer ficar travando
- WhatsApp Business Web ganha respostas rápidas e mais funções no PC
- GPUs Pascal da Nvidia terão memória HBM2 e 1 TB de banda
- Rio 2016: Phelps, Bolt, Neymar, Biles e ... Lochte fecham TOP 5 do Twitter
- Barra de tarefas não oculta automaticamente? Saiba corrigir
- Teclado gamer: veja dez modelos à venda no Brasil em 2021
- Asus Vivobook X512FJ é bom? Saiba tudo sobre o notebook intermediário
- 'O aplicativo parou de funcionar': usuários relatam erro no Android
- DuckTales, Dual e mais: confira os jogos para iOS desta semana
- Como criar uma conta no Instagram
- Como funciona a Cube TV? Rival da Twitch TV tem sistema de recompensas