O Facebook permite alterar a privacidade e as informações concedidas a aplicativos de terceiros para proteger os dados na rede social. A alternativa tem sido buscada pelos usuários após um escândalo envolvendo a rede social na última semana. Investigação de jornais dos Estados Unidos revelaram que as informações de mais de 50 milhões de pessoas foram usadas indevidamente.
Para tornar os dados informados à rede social mais protegidos, veja como excluir aplicativos, mudar a privacidade e evitar ter suas informações compartilhadas com sites de terceiros.
Entenda o caso
De acordo reportagem dos jornais The Gardian e New York Times, a empresa de consultoria Cambridge Analytica teria utilizado dados de 50 milhões de pessoas obtidos de forma ilegal na campanha presidencial de 2016 nos EUA.
Esses dados foram coletados através de um teste psicológico — no mesmo estilo do "Qual Celebridade Você Se Parece?", que fez sucesso no Brasil. Para fazer o teste, o usuário precisava autorizar o aplicativo a ver algumas informações do seu perfil do Faceboook.
Chamado “thisisyourdigitallife”, o app foi idealizado pelo pesquisador Aleksandr Kogan. No total, 270 mil usuários deram acesso aos seus dados no Facebook e também às informações de todos os amigos na plataforma, totalizando os 50 mi
Kogan foi o responsável por fornecer as informações à Cambridge Analytica. A empresa foi contratada para a campanha do candidato Donald Trump. Segundo as investigações da imprensa americana, a consultoria teria usado os dados obtidos pelo Facebook para criar estratégias (incluindo rumores, notícias falsas e desinformação) e influenciar os eleitores. O pesquisador teria vendido os dados por US$ 800 mil.
Segundo o Facebook, a política da rede social permite aos desenvolvedores acessarem os dados apenas com a finalidade de melhorar a experiência nos aplicativos. A venda dessas informações ou uso para publicidade é proibida.
É comum que os usuários autorizem aplicativos e sites de fora do Facebook a terem acesso a informações da conta — mesmo sem ler os termos e condições de cada um. No entanto, é possível alterar as configurações do Facebook para aumentar a privacidade e evitar que informações pessoais sejam usadas de forma indevida.
Como excluir apps terceiros do Facebook
Caso você já tenha concedido acesso aos seus dados, é possível cancelar a permissão pelo Facebook. Você pode fazer isso removendo da sua conta os aplicativos que não considera confiáveis.
Passo 1. Clique no ícone de "menu" indicado por uma seta no topo direito da tela e, depois, selecione "Configurações";
Passo 2. Em seguida, clique em "Aplicativos", no menu da lateral esquerda. Encontre na lista o nome do aplicativo e clique no "x" ao lado do nome para removê-lo;
Passo 3. Um janela será exibida e você deve clicar em "Remover".
Como desativar apps terceiros no Facebook
O procedimento abaixo tira a permissão de qualquer integração de sua conta na rede social com aplicações de fora do Facebook ou outros sites. Ou seja, com a desativação do recurso não será mais possível fazer cadastro ou login em qualquer página com os dados do Facebook. Porém, isso não garante que aplicativos instalados anteriormente deixarão de ter acesso às informações que você já compartilhou.
Passo 1. Acesse o Facebook. No canto superior direito, clique sobre a setinha e, no menu que surgir, vá em “Configurações”;
Passo 2. Dentre as opções de configuração, escolha “Aplicativos”;
Passo 3. Role a tela até a opção “Aplicativos, sites e plug-ins” e, a seguir, clique em “Editar”;
Passo 4. Selecione “Desativar a plataforma”.
Limitar informações acessadas pelos apps
Outra opção é restringir os dados que podem ser acessados por apps usados pelos seus amigos. Por padrão, pessoas autorizadas a ver suas informações podem “levá-las” quando usam aplicativos e, dessa forma, as deixam disponíveis. A justificativa da rede social é que “isso faz com que sua experiência melhore e seja mais social”. Confira no passo a passo como realizar o processo.
Passo 1. Acesse o Facebook. No canto superior direito, clique sobre a setinha e, no menu que surgir, vá em “Configurações”;
Passo 2. Dentre as opções de configuração, escolha “Aplicativos”;
Passo 3. Em “Aplicativos que outras pessoas usam”, clique sobre o botão “Editar”;
Passo 4. Desmarque as caixinhas correspondentes aos itens nos quais não deseja fornecer informação para os apps. Então, clique em “OK” para concluir.
Via The Verge e The Guardian
Facebook: como recuperar mensagens apagadas? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como colocar o AliExpress em português
- Como aumentar e diminuir o nível de procurado em No Man's Sky
- Intel demonstra memória 3DXpoint como alternativa às RAM DDR4
- Retro VGS: conheça o console de nova geração que vai usar cartuchos
- Slender The Arrival: como jogar o assustador game da lenda urbana
- Capinha recarrega bateria do iPhone 'pelo ar'; entenda como funciona
- Zuckerberg critica bolha de ideias no Facebook e busca comunidade global
- Review Zenbook 14 2020: notebook premium tem segunda tela como destaque
- Sony XB41 é boa? Veja análise de ficha técnica e preço da caixa de som
- Drawn to Death é destaque de abril nos jogos gratuitos da PlayStation Plus
- Golazo!, jogo de futebol com gráficos 2.5D, chega ao PS4 e Xbox One
- Moto G 2021 vaza na web: veja imagem do celular Motorola
- Zenfone 5 ainda vale a pena? Veja análise de preço e ficha técnica
- EA Sports UFC 2: confira o visual dos principais lutadores brasileiros
- iOS: veja como redefinir os ajustes para melhorar a Internet do iPhone
- Como resetar a BIOS do notebook da Dell
- C6 Bank: como transferir dinheiro por mensagem com o C6 Kick
- Como denunciar fake news e spam no Twitter
- Conheça Soccer Super Star, game 'rival' do FIFA Mobile 21 para celular
- Como ganhar inscritos no YouTube rápido e de graça? Oito dicas para 2021