Devido ao aumento do dólar e a situação econômica em que o Brasil se encontra, os preços de máquinas e peças gamers de qualidade estão bem elevados. Por isso, muitas pessoas acabam optando por adquirir produtos de segunda mão para montar o tão sonhado computador. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que você consiga realizar um bom negócio e também economizar dinheiro.
Estado de conservação
O fato de um computador gamer ser bonito por fora e não apresentar marcas de uso, não significa que está em boas condições. Procure saber a procedência do equipamento e se o antigo usuário utilizava uma fonte de qualidade com selo 80 Plus. Isso porque fontes genéricas, que emitem energia "suja", diminuem a vida útil de placas de vídeo e de outros dispositivos.
Além disso, verifique se todos os pinos do processador ( AMD) ou do socket da placa-mãe (Intel) estão em perfeitas condições, caso contrário, se um ou mais estiverem tortos, a máquina certamente irá apresentar um desempenho abaixo do esperado ou o hardware não conseguirá reconhecer as instruções e componentes do PC.
Preste atenção no preço
Não é raro encontrar boas ofertas em sites de varejo, mas antes de comprar, analise em lojas oficiais quanto o equipamento custa e, se necessário, pesquise o preço de cada peça para ver se realmente compensa o investimento.
Vale citar, é extremamente importante buscar por vendedores confiáveis, com boa reputação e também é aconselhável experimentar o computador antes de fechar negócio, se esta opção for possível.
Tempo de uso e ano de lançamento
É interessante verificar por quanto tempo o equipamento foi utilizado. Para isso, peça ao vendedor a nota fiscal das peças ou do computador inteiro, dessa forma você também garante que o aparelho tenha sido adquirido de forma legal e evita futuros problemas.
Confira também, no site da fabricante, quando que as peças da máquina foram lançadas, se ainda possuem suporte técnico e a data da última atualização de software que elas receberam, assim você tem a certeza que o computador não ficará obsoleto por questões de drivers.
Garantia
Sem dúvidas, o maior problema de produtos usados é a garantia. Geralmente, a maioria das máquinas usadas já expiraram o prazo oferecido pela fabricante que, basicamente, cobre os defeitos ocorridos durante a fabricação.
Por isso, mais uma vez, certifique-se de que o computador ou as peças realmente estão funcionando sem nenhum problema, caso contrário, o barato sairá caro e você não será reembolsado pelo prejuízo.
Vale a pena?
Comprar um computador gamer ou peças usadas é uma boa alternativa para economizar dinheiro, mas só vale a pena caso você tome os devidos cuidados. Além disso, tenha em mente que você estará abrindo mão de um suporte técnico especializado e também da garantia.
Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como mudar a pasta padrão de downloads do Chromebook com Chrome OS
- Como mudar o canal do roteador da Intelbras para melhorar o Wi-Fi
- Como configurar o modo Não Perturbe no Lenovo Vibe K5
- Celular não recebe SMS: o que fazer para corrigir o problema
- Fone de ouvido da Bose: veja cinco opções com menor preço no Brasil
- Free Fire recebe atualização com novas armas e melhorias em personagens
- Cadê meu celular? Tá na Pernambucanas
- Como excluir o seu Snapchat
- Instagram ganha botão misterioso que some logo depois; entenda
- PC desligando sozinho? Veja possíveis causas e soluções
- Usuários abandonariam cão e álcool para ficar com celular, revela estudo
- The Division 2: como baixar e instalar o game
- 7 melhores jogos online e leves para rodarem em um PC 'fraco'
- Conheça alguns adaptadores para deixar sua tomada compatível com USB
- Metroid e mais: veja os melhores jogos de Nintendo 3DS de 2017
- Como instalar e usar o PlayStation VR, visor de realidade virtual do PS4
- #FreeFortnite: entenda campanha da Epic Games e lado da Apple e Google
- GTA, Mortal Kombat e Evil Within: confira as ofertas da semana
- Novas TVs OLED evo, QNED e mais: veja as inovações da LG para 2021
- SoundCloud libera grátis ferramenta para upload de podcast com RSS