Evoluções tecnológicas sobre quatro rodas sempre chamam atenção. Carros vez mais conectados e inteligentes rumo aos modelos 100% autônomos. Interessante é que nesta viagem muita coisa acontece no meio do caminho. As chaves, por exemplo, evoluíram de pequenos pedaços de metal esculpidos para dispositivos eletrônicos cheios de tecnologia embarcada e funções surpreendentes.
Em modelos mais premium, as chaves sem contato já são comuns. Esteja ela no bolso ou na bolsa, ao se aproximar do veículo em poder da chave, é possível destravar e abrir as portas e, com um clique em um botão, ligar o automóvel. Tudo sem qualquer necessidade de manusear o “dispositivo chave”. Sensores e antenas embutidos na maçaneta identificam a intenção do motorista em posse da chave de abrir o carro e destravam a porta instantaneamente. Da mesma forma, para travar o carro, basta dar um simples toque na maçaneta.
Esse conjunto de módulos, antenas e sensores é o responsável por identificar a presença da chave. Cada montadora tem seu próprio projeto, mas a maioria funciona através de rádio frequência. Outros protocolos de comunicação como o Bluetooth, Wi-Fi e até o NFC também são usados, mas para outras funções.
Mais legal ainda são chaves “diferentonas" como esta; além de todas a facilidade de não ter que tocá-la para abrir, fechar ou ligar o carro, ela ainda traz uma tela sensível ao toque. Agora, sim, conectada via Bluetooth e Wi-fi com o modelo, oferece uma série de funções extras…
Já existem até modelos que substituem a chave tradicional por um aplicativo no celular para controlar praticamente todo o carro. Agora, será que essas chaves eletrônicas e digitais são realmente seguras? Este vídeo deu o que falar na internet. No Reino Unido, ladrões usaram usa uma espécie de amplificador de sinal para captar a frequência da chave de dentro da casa do proprietário e roubar o veículo sem qualquer esforço. O pessoal que a gente conversou disse que os códigos fechados e a forte criptografia na troca de informações entre o carro e a chave afastam esses problemas…
Os modelos mais atuais de chaves inteligentes usam inclusive uma nova tecnologia anti-roubo: códigos aleatórios encriptados que mudam a cada comunicação entre o carro e a chave. De qualquer forma, a gente sabe, nenhum sistema de segurança é 100% infalível. Em 2016, testes promovidos por uma organização alemã mostraram que foi possível entrar em 24 veículos de 19 fabricantes diferentes usando um dispositivo eletrônico simples para simular a chave inteligente do carro. As montadoras garantem que seus sistemas foram atualizados desde então...
Bom, será que você vai precisar se preocupar se seu carro com chave inteligente vai ser roubado facilmente por qualquer hacker? É difícil prever; afinal, quando o assunto é segurança digital a gente sempre pensa naquela caça do gato ao rato. Mas com o avanço da tecnologia e a adoção cada vez ma
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- 6 aplicativos para você personalizar o seu celular
- Entenda como funciona a realidade aumentada nos jogos
- Como usar duas contas no WhatsApp
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Perigo na rede: ferramentas permitem que qualquer um crie seu próprio vírus
- Como baixar músicas do YouTube no Android sem instalar nada
- Xiaomi distribuirá oficialmente o Pocophone F1 e o Redmi Note 6 Pro no Brasil
- Veja como a indústria usa a tecnologia para combater a pirataria via streaming
- Roubo de dados descoberto na Dark Web prejudicou mais de meio bilhão de pessoas
- Nomes tradicionais do esporte analógico estão de olho nos e-Sports
- Pulseira pode substituir o cartão na hora do pagamento; veja como funciona
- Motorola atualiza aplicativo Moto Câmera 2
- Conheça os Criadores de Indie Games no Brasil
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Prisões, espionagem, sanções...os momentos turbulentos da Huawei. Confira o vídeo
- Veja como usar o Apple Pay para fazer pagamentos com o iPhone em lojas físicas
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Um bate-papo com o cientista que acredita nos 1000 anos de vida! Duvida?
- Testamos os melhores antivírus para Android; veja quem venceu a disputa
- 5 sinais de que chegou a hora de formatar o seu PC