Acho que todo mundo já imaginou como seria incrível parar no tempo e simplesmente não envelhecer... Ou, para os mais velhos, já pensou como seria bom poder voltar no calendário? Rejuvenescer! Ganhar tempo de vida! Amadurecer sem ficar velho. Se a conversa parece coisa de maluco ou um sonho muito distante, para o pesquisador inglês formado em ciências da computação Aubrey de Grey, curar o envelhecimento é uma meta de vida. Enquanto muitos cientistas falam em aumentar a longevidade, o doutor Grey acredita e trabalha há anos na busca da imortalidade.
O inglês de barba longa é dono de uma teoria que diz ser totalmente possível evitar o envelhecimento e, consequente, a morte causadas pelas doenças da velhice. Para isso, seria necessário limpar nosso organismo do acúmulo de danos e imperfeições que dão origens às doenças da idade avançada. Ao acabar com o envelhecimento, o cientista acredita que pode, ao mesmo tempo, exterminar doenças como o câncer, demências, doenças degenerativas, problemas cardiovasculares e muitos outros que fazem tanta gente sofrer a partir da terceira idade.
Recentemente, o doutor Grey esteve no Brasil para propagar mais uma vez seus ideais. Ele participou do FIRE, um grande evento de empreendedorismo, marketing e inovação realizado em Belo Horizonte pelo terceiro ano consecutivo. Em uma apresentação que deixou muita gente com os neurônios fervendo durante quase uma hora, o inglês contou detalhes intrigantes sobre os avanços dos seus estudos. Segundo ele, ainda existe muita coisa a ser feita e para isso são necessários investimentos altos. Ainda assim, a chance de sua teoria ser colocada à prova nos serem humanos em forma de terapia nos próximos 15 e 20 anos é de 50%.
Se engana quem desconfia do barbudo e acha que ele está sozinho nessa viagem. Um estudo publicado recentemente no European Heart Journal revelou que o uso de células-tronco cardíacas retiradas de corações jovens ajudou a reverter sinais de envelhecimento quando injetadas diretamente nos corações de ratos idosos. Além de revigorados, após a injeção, os animais mais velhos apresentaram um aumento de resistência bastante significativa. Uma possível fonte da juventude: células-tronco do coração.
O avanço da tecnologia vai além das redes e o fácil intercâmbio de informações, da própria precisão dos instrumentos e da velocidade de processamento de qualquer tipo de análise. Para o doutor Grey, o sucesso do mapeamento do genoma humano ainda vai produzir avanços rápidos e incríveis na tecnologia, como drogas inteligentes e projetadas para cada indivíduo até robôs microscópicos capazes de viajar pela corrente sanguínea curando o que for preciso. Na cabeça do inglês, a primeira geração da
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Reino Unido não pretende proibir a Huawei de fornecer tecnologia 5G
- Aprenda a proteger o smartphone de vírus
- Videoreview do Galaxy Note 9: é uma Ferrari. Mas você precisa de uma?
- Indústria 4.0: mineradora no Pará pode ser operada a 2.000km de distância
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Uber mostra cabine de táxi voador na CES 2018
- Qual a diferença entre o Wi-Fi de 2GHz e 5GHz? Confira o melhor para a sua casa
- Veja nossos testes e descubra qual o melhor notebook de entrada disponível
- Aprenda a bloquear ligações e mensagens de números indesejados
- Olhar Digital: confira o programa número 1
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- iOS 11: veja os aplicativos de realidade aumentada em ação no iPhone
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- 5 dicas para tornar seu WhatsApp ainda melhor
- Curso gratuito ensina crianças a criarem seus próprios videogames
- Qualidade extrema: testamos e comparamos três fones de ouvido Bluetooth premium
- CES 2017: Evento completa 50 anos; confira o que de melhor rolou em Las Vegas
- Inteligência artificial melhora segurança de apps de tranporte
- Perdeu a Digital Experience da CES 2019? Veja o vídeo com as principais novidades
- Por dentro da Embraer: conheça o Parque Tecnológico em torno da gigante