O lançamento do Windows 95 pela Microsoft completa 20 anos nesta segunda-feira (24). Após duas décadas, os computadores e sistemas operacionais mudaram bastante, principalmente quando o assunto é processamento e memória. Relembre a história da plataforma de Bill Gates e Paul Allen que vendeu sete milhões de cópias nas primeiras cinco semanas. Veja também quais eram as configurações mínimas para rodar o Windows e confira os jogos e os programas nativos do software.
GIF reúne todas as versões até o Windows 10 em apenas 15 segundos
Origem
O Windows 95 foi um marco para o avanço dos computadores pessoais (Personal Computer). Lançado em 24 de agosto de 1995, os destaques do sistema operacional estão na introdução do Menu Iniciar e da barra de tarefas (taskbar), que facilitam a usabilidade. O Menu fez tanto sucesso entre os usuários que foi foco de reclamações quando a Microsoft resolveu remover a tradicional função no Windows 8. O botão fixo no canto esquerdo e o menu retornaram redesenhados no Windows 10 apenas neste ano.
O Windows 95 vendeu 40 milhões de cópias em seu primeiro ano de lançamento. Considerando que o conceito de inclusão digital não era tão disseminado na época e muitas pessoas ainda não tinham computadores em casa, o sistema foi um grande sucesso entre quem já tinha uma máquina.
Configurações mínimas
Os computadores na metade dos anos 90 passavam longe da potência oferecida pelos atuais. Para a antiga plataforma funcionar a máquina precisava oferecer um armazenamento interno mínimo de 35 a 40 MB para atualizar para o Windows 95, e 50 a 55 MB para uma instalação limpa, dependendo da versão do sistema. A memória básica era de 4 MB, sendo recomendado manter 8 MB pela Microsoft.
O usuário precisava ter um PC com um processador 386DX ou superior. Em uma breve comparação, um PC atual mais básico vem com processador a partir do Intel Core i3, 2 a 4 GB de memória RAM e armazenamento interno de 256 ou 500 GB, sendo que 1 GB corresponde a cerca de 1024 MB.
Drives, jogos e programas
Os computadores mais modernos vinham com drive para CD-ROM e a maioria oferecia a entrada para os antigos disquetes quadradões, discos removíveis com armazenamento a partir de 1,44 MB. Entre os jogos incluídos no Windows 95 estavam os populares Campo Minado e games clássicos de cartas, como Solitaire, FreeCell e Hearts. Tudo em uma interface simples, em 2D.
Entre os programas, estavam os básicos como Calculadora, Bloco de Notas, Paint e WordPad, que resistem até hoje em todos os computadores com Windows em versões renovadas. Alguns modelos também vinham com o programa Personal Organizer and Hoyle e Outlook Express incluídos.
Via Microsoft, Telegraph, Engadget
Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Street Fighter: Capcom bane jogador após comentário com teor racista
- Quatro aplicativos de resposta para estudar em casa para provas
- Novo SSD promete potência e pode chegar para 'desbancar' os HDs
- Como passar pela água com raios em South Park: The Fractured But Whole
- Tudo sobre Capitão e Caveira, operadores brasileiros do Rainbow Six
- Volta florzinha? Botão Gratidão retorna como Reaction no Dia das Mães
- Conheça o Smarty, novo set-top box Elsys que transforma a TV em smart
- Apple pode deixar seus fones ideais para quem corre ou anda na rua
- Como ver fotos arquivadas no Instagram
- Apple revela novo MacBook Pro mais leve e com Touch Bar
- Zenfone 6 e ROG Phone 2 chegam ao Brasil; saiba preços e especificações
- CS:GO: MIBR vence a forZe e está nos playoffs da Flashpoint 2
- Computador travou? Como fechar programa sem usar o gerenciador de tarefas
- Vulnerabilidade permite que hackers invadam fones de ouvido
- Como jogar Simulador de caminhão: Europa 2 e dirigir veículo realista
- Playback.fm revela qual era a música que 'bombava' quando você nasceu
- Como apagar mensagens na caixa de entrada do Facebook Messenger
- Cinco extensões para Chrome que irão ajudar a fazer a sua monografia
- Veja dicas e truques de Gears of War 2 para Xbox One e Xbox 360
- Easter egg no Android: conheça os 11 jogos escondidos no celular