O lançamento do Windows 95 pela Microsoft completa 20 anos nesta segunda-feira (24). Após duas décadas, os computadores e sistemas operacionais mudaram bastante, principalmente quando o assunto é processamento e memória. Relembre a história da plataforma de Bill Gates e Paul Allen que vendeu sete milhões de cópias nas primeiras cinco semanas. Veja também quais eram as configurações mínimas para rodar o Windows e confira os jogos e os programas nativos do software.
GIF reúne todas as versões até o Windows 10 em apenas 15 segundos
Origem
O Windows 95 foi um marco para o avanço dos computadores pessoais (Personal Computer). Lançado em 24 de agosto de 1995, os destaques do sistema operacional estão na introdução do Menu Iniciar e da barra de tarefas (taskbar), que facilitam a usabilidade. O Menu fez tanto sucesso entre os usuários que foi foco de reclamações quando a Microsoft resolveu remover a tradicional função no Windows 8. O botão fixo no canto esquerdo e o menu retornaram redesenhados no Windows 10 apenas neste ano.
O Windows 95 vendeu 40 milhões de cópias em seu primeiro ano de lançamento. Considerando que o conceito de inclusão digital não era tão disseminado na época e muitas pessoas ainda não tinham computadores em casa, o sistema foi um grande sucesso entre quem já tinha uma máquina.
Configurações mínimas
Os computadores na metade dos anos 90 passavam longe da potência oferecida pelos atuais. Para a antiga plataforma funcionar a máquina precisava oferecer um armazenamento interno mínimo de 35 a 40 MB para atualizar para o Windows 95, e 50 a 55 MB para uma instalação limpa, dependendo da versão do sistema. A memória básica era de 4 MB, sendo recomendado manter 8 MB pela Microsoft.
O usuário precisava ter um PC com um processador 386DX ou superior. Em uma breve comparação, um PC atual mais básico vem com processador a partir do Intel Core i3, 2 a 4 GB de memória RAM e armazenamento interno de 256 ou 500 GB, sendo que 1 GB corresponde a cerca de 1024 MB.
Drives, jogos e programas
Os computadores mais modernos vinham com drive para CD-ROM e a maioria oferecia a entrada para os antigos disquetes quadradões, discos removíveis com armazenamento a partir de 1,44 MB. Entre os jogos incluídos no Windows 95 estavam os populares Campo Minado e games clássicos de cartas, como Solitaire, FreeCell e Hearts. Tudo em uma interface simples, em 2D.
Entre os programas, estavam os básicos como Calculadora, Bloco de Notas, Paint e WordPad, que resistem até hoje em todos os computadores com Windows em versões renovadas. Alguns modelos também vinham com o programa Personal Organizer and Hoyle e Outlook Express incluídos.
Via Microsoft, Telegraph, Engadget
Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CES 2021: cadeira gamer futurista da Razer tem até tela OLED transparente
- Mulher pede socorro pelo Apple Watch e pula cerca para fugir de sequestro
- Como participar da sexta temporada de Diablo 3 no PC
- Segundo Hackathon Globo acontece dias 9 e 10 de abril na casa do BBB
- Quase metade dos brasileiros desconhecem riscos de ataque a roteadores
- Como adicionar um 'menu Iniciar' personalizado na Dock do macOS
- PS4 Pro chega ao Brasil em fevereiro por R$ 3 mil
- Croácia x Inglaterra ao vivo: como assistir ao jogo da Copa do Mundo online
- Moto X4, G5S e Z2: lista de possíveis lançamentos nesta semana é grande
- Como qualificar no Mercado Livre
- Eletrolar 2015: Touch P5 da TP-Link é o primeiro roteador com tela touch do Brasil
- WhatsApp: como usar o aviso de mudança de número de celular
- Conheça os dez melhores jogos de tiro offline para PS4, Xbox One e PC
- MSI 2018: Flash Wolves vence e dispara na liderança do mundialito de LoL
- Sony lança smart TVs, caixas de som, fones e projetores no Brasil; conheça
- Falso e-mail da Apple rouba dados de usuários
- Spotify premium corta preço pela metade para estudantes no Brasil
- Fonte para MacBook carrega iPhone e outros aparelhos ao mesmo tempo
- YouTube alerta uso de música protegida em vídeos e sugere trilhas grátis
- Instagram ganha botão Mute para silenciar amigos sem deixar de seguir