Ter problemas em teclados de notebooks é mais comum do que se imagina. Você tenta digitar e os caracteres saem trocados ou não escreve nada? Não se assuste. Diversos fatores podem contribuir para o mau funcionamento desse acessório importante do aparelho. Para ajudar a entender o que pode estar acontecendo, listamos cinco problemas comuns.
Ruídos no Notebook? Veja as possíveis causas e como solucionar o problema
Desgaste ou acidente
Se o notebook já tem um bom tempo de uso, o seu teclado pode estar desgastado. Ou ainda se ele sofreu um banho de água, café, refrigerante, ou qualquer outro acidente, pode ter queimado alguma placa e danificando o seu funcionamento. Nesses casos, a troca do teclado realizado por um técnico responsável é o mais indicado.
Sujeira
Se as teclas do seu notebook estão falhando e elas não sobem quando são pressionadas, o problema pode ser o acúmulo de poeira. Para que isso não aconteça, é preciso manter o notebook sempre limpo. Entretanto, evite usar produtos químicos de limpeza geral. Sprays de ar específicos para este tipo de limpeza, pincéis, cotonetes e panos finos são os mais indicados. Evite comer quando estiver usando o aparelho, pois as migalhas podem cair nas frestas das teclas e ajudar a danificá-lo.
Vírus
Os malwares podem desconfigurar o teclado do seu notebook fazendo com que teclas sejam digitadas sozinhas, abrindo funções indesejadas e até trocando a função das mesmas e dos caracteres. Neste caso, é imprescindível executar um antivírus.
Troca de idioma
As teclas digitadas, como as “Ç”, “;” ou +/-, estão trocadas? Se sim, é provável que o teclado esteja configurado em outro idioma. No caso de notebooks com sistema operacional Windows, basta acessar o "Menu Iniciar", em seguida o "Painel de Controle", selecionar "Região e idioma" e por fim acessar "Teclados e Idiomas" e clicar a opção "Português (Brasil)".
Como saber a geração do processador do meu notebook? Opine no Fórum do TechTudo.
No MacBook, o usuário deve clique no menu Apple e selecionar "Preferências do Sistema", em seguida clique em "Teclado", abra a aba "Fontes de Entrada", clique no botão “+”, marque a opção para cada fonte de entrada que desejar adicionar, selecione a opção “Mostrar Menu de Entrada na Barra de Menu” e selecione a bandeira para mudar o idioma da entrada.
Defeito de fábrica
Se o notebook é novo, está configurado no idioma correto e ainda assim está falhando, o problema pode ser de fábrica. O ideal é levar até a assistência técnica para reparar o dano ou trocar por outro, já que, provavelmente ainda está na garantia de fábrica.
Se você já verificou todas as possibilidades citadas em cima e o problema não for resolvido, o ideal é procurar uma assistência técnica autorizada para uma avaliação mais detalhada. Boa sorte!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Lista reúne sete acessórios fundamentais para manter seu notebook 'novo'
- The Witcher 3: como ? jogar as tr?s primeiras horas do gigantesco RPG
- Como jogar com a skin gratuita de House of Cards em Agar.io
- Conheça a história de BioShock 1, 2 e Infinite, popular série de tiro
- Hero4 Session atualiza firmware para configurar vídeo sem usar GoPro App
- Do Pinball ao Street Fighter: relembre sucesso dos jogos de fliperama
- Extensão bloqueia sites com alertas curiosos; veja como usar no Chrome
- Google Slides: como colocar música em uma apresentação de slides
- Conheça o Minecraft Education Edition e como ele pode ajudar estudantes
- Confira 5 dicas para se dar bem na fase de rotas de League of Legends
- Microsoft Band 2: conheça a nova versão da pulseira inteligente
- Netflix: como mudar legenda e áudio para português pela smart TV
- Bengala smart ajuda deficientes visuais a reconhecerem rostos e lugares
- 'O app não foi instalado': como resolver o erro no celular Android
- Pesquisadores criam aparelho que monitora consumo de energia em casa
- Modelos de animais e jogos secretos: 6 funções pouco conhecidas do Google
- Esqueceu login e senha do Outlook.com? Saiba como recuperar
- Pokémon Sun & Moon e Rocket League são destaques nos trailers da semana
- Review Pulse Wave 2: design e preço se destacam na caixa de som
- Just Dance, Far Cry: veja as melhores séries de jogos da Ubisoft