Rainbow Six: Siege (R6) ganhou uma nova versão do modo ranqueado com a Operação Phantom Sight. O modo competitivo, presente desde o lançamento do jogo, em dezembro de 2015, saiu da versão beta após quatro anos em operação e trouxe novidades, como o sistema de vetos de operadores. A novidade também aproximou o game do competitivo profissional. O jogo da Ubisoft está disponível para download no PC (Steam), no PS4 e Xbox One. Veja, a seguir, como funciona a ranked de R6 e veja dicas para jogá-la.
A modalidade rankeada é dividida por temporadas do Rainbow Six: Siege, que têm duração média de três meses. Portanto, a cada nova season as colocações são redefinidas e os jogadores precisam obter seus ranks novamente. Para jogar o modo competitivo, o player precisa ter no mínimo o nível 30 no jogo e ter a verificação de duas etapas ativada na conta.
Como funciona
As partidas competitivas existem somente no modo de jogo de bomba, com três rounds de defesa e três de ataque, totalizando seis rounds. O time que vencer quatro rodadas ganha a partida e, no caso de empate, o jogo vai à prorrogação no formato melhor de três (MD3). Cada rodada tem duração de três minutos e, diferente do modo casual, os defensores podem escolher o bomb que querem proteger. Caso a defesa seja a vitoriosa, o bomb a ser defendido não poderá mais ser o mesmo.
Uma das novidades do novo formato foi o sistema de pick & ban, no qual as equipes selecionam um operador ofensivo e um defensivo para banir da partida, assim como acontece no competitivo profissional. Essa escolha é feita por votação entre os times e se dá no início do jogo.
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Mapas do competitivo
Nem todos os mapas do jogo estão no competitivo. Ao todo, 14 cenários estão disponíveis no modo e há uma rotação de quais mapas entram e saem da rankeada. A segunda temporada de 2019, por exemplo, teve a entrada do mapa Café Dostoiévski, que passou por um rework em seu layout.
Como obter uma classificação
Para obter um ranking, o jogador precisa participar de 10 partidas competitivas. Após isso, o ranking será definido. Ao total, são 20 colocações que estão reunidas em seis grupos: cobre, bronze, prata, ouro, platina e diamante.
O sistema de classificação é baseado no algoritmo Trueskill, que é uma evolução dos sistemas Elo/Glicko, e o grau de habilidade é específico para a região na qual o player está jogando. Abandonos de partidas contam como derrota para o jogador, mesmo que o time dele vença na sua ausência.
Dicas para o competitivo
Conheça os mapas
É de extrema importância dominar os mapas da temporada. Isso ajuda o jogador a se localizar e a definir suas estratégias de ataque, reforço de defesa e rotações. Aprenda as calls dos mapas, as posições onde os jogadores costumam marcar pixel e os tipos de jogadas, como avanços do time defensivo e spawn kills. A melhor maneira de estudar os mapas é praticar em salas de jogo customizadas e assistir à partidas profissionais.
Após ser eliminado, comunique-se com a sua equipe
No Rainbow Six: Siege, os jogadores eliminados ainda podem ajudar o time ao utilizar as câmeras do mapa e outras ferramentas de observação. Portanto, utilize dessa função e comunique à equipe o que você observar. Isso é muito útil em situação de fim de round, por exemplo, quando seus colegas de time nem sempre podem se dar ao luxo de observar as câmeras. No entanto, use a comunicação de maneira objetiva, para não poluir o canal com excesso de informaçã
FPS baixo em todos os jogos? Resolva no Fórum do TechTudo
Use as ferramentas de observação frequentemente
Ainda sobre ferramentas de observação, há diversas recursos para ganhar informação sobre seus adversários: desde as câmeras dos mapas até os gadgets de operadores, como as câmeras do Maestro e Valkyrie. Faça bastante uso dessas ferramentas, principalmente se for jogar dentro do bomb nas defesas, para dar informação aos roamers da sua equipe. Essa dica vale também para o ataque, já que deve-se dronar constantemente ao entrar em alguma sala diferente. Ganhar informação no Rainbow Six é de grande importância.
Escolha seus operadores com sabedoria
É importante ver a necessidade do time e equilibrar funções e recursos disponíveis. Na defesa, é interessante ter uma mistura de âncoras e roamers, como dois do primeiro e três do segundo tipo. Para o ataque, vale levar operadores de suporte como Thermite, por sua utilidade em abrir paredes reforçadas. A composição do time deve-se equilibrar e ser adequada para cada situação. Isso vale também para a fase de vetos dos operadores, no início da partida.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como transferir conteúdo do iPhone para o Android
- Como baixar e instalar o driver da impressora Lexmark X1270
- Asus ROG Phone vs Nubia Red Light: celulares têm especificações de respeito
- Fone de ouvido JBL T205 é bom? Veja análise de especificações e preço
- Como fazer fogueira no Minecraft
- CBLoL 2020: veja os campeões mais escolhidos no primeiro split até agora
- Como converter um vídeo ou GIF em Live Photo
- Proibido no DotA 2: veja práticas que dão 'ban' no MOBA da Valve
- Câmera DSLR: cinco modelos para ficar de olho na Black Friday 2020
- Moderninha Smart ou Plus: compare as máquinas de cartão do PagSeguro
- Android Wear é atualizado e ganha novas opções de ‘watch faces’
- Internacional x Athletico-PR: como assistir à final da Copa do Brasil 2019
- Battlefield 4: Naval Strike fica gratuito; saiba com fazer o download
- Como usar respostas automáticas no WhatsApp Business
- Como jogar e mandar bem no modo MyClub em PES 2018
- Sony apresenta o Wena na IFA: relógio analógico com funções inteligentes
- Como configurar uma VPN no Windows 10
- Notebook Style S50 da Samsung é ultrafino e traz Core i7 sexta geração
- Como usar as pesquisas sugeridas do Facebook para iPhone
- TVs Ultra HD da Panasonic terão sistema Firefox OS ainda este ano