Land’s End é o mais novo jogo da Ustwo, desenvolvedores do renomado game de quebra-cabeça Monument Valley, o qual vai em uma nova direção para a empresa: a realidade virtual. Land’s End utilizará o visor GearVR da Samsung para que jogadores entrem em um mundo virtual ao mesmo tempo relaxante e misterioso. Seu lançamento está previsto para 30 de outubro.
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Uma premissa ambiciosa
Os designers de Land’s End, Peter Pashley e Ken Wong, criaram o jogo por acidente enquanto testavam novas técnicas para interação em um espaço virtual. Isso porque eles acreditam que combater a sensação de desconforto e enjoo nos visores de realidade virtual não deve ser apenas uma tarefa do fabricante do visor, mas também dos designers.
Ken Wong mencionou que enquanto os visores não puderem enviar informação também para o ouvido interno do usuário, a discrepância entre as informações dos olhos e dos ouvidos continuará a produzir o efeito de “cinetose”. Essa sensação de enjoo é causada pelas informações conflitantes, as quais fazem seu corpo ter a impressão de ser envenenado, o que causa o reflexo de expelir o veneno.
O desafio então era criar uma experiência que fizesse com que a realidade virtual fosse prazerosa para qualquer tipo de usuário, e a resposta para isso foi Land’s End.
Jogabilidade com o olhar
A jogabilidade em Land’s End é algo completamente diferente do que você está acostumado a ver tanto em videogames e PCs quanto na realidade virtual. O usuário não utiliza suas mãos em qualquer momento, apenas a sua visão e seu olhar fixo. Basta focar seu olhar em certos objetos para andar até eles ou interagir.
Para movimentar-se basta fixar o olhar em esferas de luz e seu personagem calmamente andará até elas, sem movimentos bruscos para não causar desconforto. Os designers acreditam que ao não exigir que o jogador se movimente com um controle, há maior imersão, pois não é preciso lembrar o tempo todo que se está conectado a um aparelho.
É como um clássico jogo de aventura de “apontar e clicar”, porém jogado com seus olhos. Uma mistura de Proteus, Myst e Monument Valley. Seu objetivo inicialmente é observar ao seu redor para encontrar esses pontos luminosos que permitem se locomover pelo mapa. É recomendado utilizar uma cadeira giratória, pois apesar de não sair do lugar, é preciso olhar em 360°.
Eventualmente são apresentados quebra-cabeças, artefatos abandonados de uma antiga civilização com os quais você poderá interagir. Mais uma vez o controle é todo feito com seu olhar e exige que o usuário conecte alguns pontos ao utilizar uma linha que segue o movimento da sua cabeça.
Arquipélago do crepúsculo eterno
A “aventura” de Land’s End conta com 5 fases no total e apesar de o objetivo ser resolver os quebra-cabeças para avançar até a próxima fase, boa parte do game simplesmente não é para ser encarada como um jogo. Cada fase pode ser explorada e apreciada como um mundo virtual, misterioso, enigmático, mas também relaxante.
As fases se passam em diferentes ilhas de um misterioso arquipélago de areias alaranjadas e mar com tonalidades de rosa, como se fosse um pôr do sol sem fim. As áreas são inspiradas por locais reais da Islândia, Arábia Saudita e o arquipélago de Hébridas na Escócia.
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