Plágio é a cópia total ou parcial de uma obra intelectual de alguém. A prática pode ser detectada na Internet por meio de programas especializados. O uso indevido dessas informações é comum em artigos e trabalhos acadêmicos, nos quais o autor se apropria de textos encontrados na web sem indicar os créditos para o autor original.
Em busca de conteúdos originais e íntegros, as instituições acadêmicas adotam métodos preventivos contra o plágio e punem os casos em que essas cópias são identificadas. Na lista abaixo, o TechTudo apresenta cinco ferramentas gratuitas e em português para encontrar transcrições caracterizadas como plágio.
1. Plagius
Eficiente e sofisticado, o Plagius é uma das principais ferramentas para identificar possíveis transcrições em textos. O programa ocupa pouco espaço, é gratuito, apresenta uma interface amigável, tem uma instalação rápida e ainda tem suporte para o português.
O usuário pode alternar entre suas abas para verificar plágio em arquivos, trechos de textos no próprio programa ou em páginas da web. Com relatórios e gráficos para indicar a porcentagem de duplicações de obras intelectuais, o software faz buscas em repositórios na Internet ou no próprio computador.
2. Farejador de Plágio
O Farejador de Plágio é um identificador brasileiro que rastreia transcrições por meio da busca por dados e informações em diferentes sites. Os resultados das pesquisas são exibidos de maneira discriminada em um documento de Microsoft Word, com a indicação de todos os critérios de análise.
Em uma interface simples e minimalista, o verificador de plágio exibe todos os recursos na parte lateral e exibe os endereços de fontes de cópias na Internet no lado oposto. O Farejador de Plágio também é um software pequeno e grátis que faz uma análise rápida e objetiva, porém só verifica todos os arquivos enviados na versão paga do serviço.
3. Plagium
Com suporte para o português e em um visual moderno e intuitivo, o Plagium é um site com rastreamento de transcrições de maneira rápida e eficaz. O serviço é gratuito, funciona online e apresenta os resultados em uma linha do tempo, com a indicação de quando foi feita a publicação dos trechos identificados.
O verificador de plágio oferece filtros para relevâncias na pesquisa e pode analisar trechos de textos ou endereços na web, enquanto a versão paga atua com critérios de busca avançada. O programa também permite comparar semelhanças entre partes identificadas, exibe histórico de pesquisas e oferece alertas de identificação automática de cópias.
4. Plagiarisma
O Plagiarisma apresenta os recursos de forma clara e objetiva, com destaque para os resultados e análises comparativas, a partir de trechos identificados. Com suporte para o português, o programa para identificar plágio faz rápidas buscas por trechos de textos, documentos enviados ou endereços de URL.
O serviço funciona online e apresenta uma série de informações sobre as pesquisas feitas, com exposição da contagem de caracteres e das páginas com trechos identificados. Ao mesmo tempo, os resultados ainda exibem sumários de semelhança e medições sobre chances de ocorrência do plágio.
5. Plag.pt
Em uma interface objetiva e personalizável, a Plag.pt oferece um ambiente privado em que textos podem ser carregados, verificados e comparados. Os resultados apresentam gráficos e porcentagens sobre transcrições identificadas, com destaque aos riscos dos documentos serem plagiados.
No entanto, a maior parte dos recursos da plataforma é restrita aos assinantes dos planos pagos oferecidos. Isso limita a atuação da Plag.pt, que se torna apenas um sistema de identificação de trechos copiados, sem exibir qualquer detalhe sobre as fontes encontradas.
Como baixar arquivos grátis em PDF? Veja dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Esqueceu a senha? Gerencie seus c?digos pessoais com PasswordBox
- Como fazer o download de demos e games grátis no Origin
- Como agendar uma mensagem de Ano Novo para amigos do Facebook
- Ryzen 7 1800X ainda vale a pena? Veja prós e contras do chip da AMD
- Super Smash Bros: como criar arenas usando o editor do game
- Ghost Recon Breakpoint é o novo game da franquia de ação da Ubisoft
- Google Pixel 4 XL está desmanchando, reclamam usuários
- Como usar mapa personalizado do My Maps no Google Maps
- FIFA 20: Modo Carreira terá treinadoras, animações e outras novidades
- Xiaomi AirDots ou Hyphen? Compare ficha técnica e preço dos fones sem fio
- GTA 5 e Dark Souls 2 estão mais baratos em promoção Flash na PSN
- Lista reúne jogadores de PES 2016 com aparências mais ‘bizarras’
- As principais dúvidas sobre o bloqueio de celulares xing-ling no Brasil
- XMA Mega Arena 2015 traz torneios de LoL e DOTA 2 em SP e RJ
- Google ligará RJ e SP com novo cabo submarino de dados feito no Brasil
- Conheça os modos multiplayer online do novo Doom no PS4, Xbox One e PC
- Como fazer flyer pelo celular com o aplicativo Over
- CBLoL: brTT fica em segundo lugar em lista de mais abates no torneio
- iFood aceita Pix? Como pagar pedido no delivery por transferência
- Fifa 15: confira os bugs mais estranhos e engra?ados do jogo