O Valve Anti-Cheat Ban, ou VAC Ban, é uma punição dada automaticamente pelo sistema anti-trapaça nos jogos da Valve. No Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), o banimento acontece quando o jogador usa algum software para modificar arquivos nativos, e com isso obter uma vantagem injusta. A utilização de aimbots, spinbots e wallhacks é a causa mais comum para jogadores serem banidos no fps. É importante ressaltar que o VAC Ban é eterno, ou seja, é impossível de ser removido e ficará atrelado à conta Steam para sempre.
Quando acontece o VAC Ban?
O banimento acontece quando um jogador utilizando cheats se conecta a um servidor protegido pelo VAC. Assim, o sistema anti-cheat da Valve detecta que arquivos modificados estão sendo executados no CS:GO e emite o banimento de forma automática.
Qualquer tipo de modificação em arquivos do jogo é considerada cheat pela Valve. Portanto, até mesmo o uso de skin changer, programa que fornece skins de maneira ilegal aos usuários, é passível de punição.
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O que fazer ao receber VAC Ban?
O VAC Ban é permanente e irreversível, portanto não há o que fazer ao ser banido pelo anti-cheat da Valve. Além disso, o Suporte Steam não tem o poder de remover as punições. Portanto, abrir tickets na plataforma para tentar reverter a situação não adiantará em nada.
Caso a punição tenha sido dada de maneira errada, por algum erro no próprio sistema, ela será revertida automaticamente. Casos assim já aconteceram anteriormente. O mais conhecido foi o do jogador profissiona lFreddy "KRIMZ" Johansson, da Fnatic, que foi banido por conta de uma incompatibilidade do sistema anti-cheat da plataforma Esportal com o da Valve. Além dele, diversos outros jogadores suecos também foram punidos na época, mas tiveram os banimentos removidos posteriormente pela desenvolvedora.
Estou impedido de jogar online ao ser banido?
Os banimentos pelo VAC não impedem de jogar online. O jogador punido apenas não poderá mais jogar em servidores protegidos pelo sistema da Valve. Contudo, ainda é possível ingressar em servidores sem proteção.
Posso jogar torneios depois de ter recebido um VAC Ban?
O VAC Ban não impede de jogar torneios. Cada organizadora tem a sua própria regra em relação a esse tipo de punição. A Valve, até recentemente, era mais rigorosa com os jogadores que foram punidos pelo sistema sendo permanentemente banidos de campeon
Contudo, a empresa voltou atrás na decisão e estabeleceu um prazo de cinco anos para banimentos por VAC. A exceção é para jogadores que foram banidos após participarem de Majors ou torneios Regional Major Ranking (RMR). Nesse caso, quem for pego pelo VAC após ter jogado algum destes campeonatos ficará para sempre banido deles.
Com informações de Steam
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Buffer: como publicar no Facebook, Instagram e Twitter de uma vez
- Apex Legends bate 25 milhões de jogadores uma semana após lançamento
- Tanki Online: saiba como baixar e instalar o game
- Tudo sobre os processadores Ryzen 5000 da AMD voltados para notebooks
- Resident Evil 6: saiba como ganhar dinheiro rápido no game
- Lançamento do Galaxy S9: câmera turbinada, áudio Bluetooth 5 e Snapdragon
- Como criar filtros para o recurso 'Neste Dia' do Facebook
- Horóscopo 2021: sete sites para ver previsões do seu signo de graça
- Como resolver o erro WC-41274-8 do PS4
- Como desativar o trackpad para conectar um mouse externo no MacBook Pro
- Facebook esclarece confusão sobre corrente 'eu não autorizo'; entenda
- The Last of Us 2: jogo de 2020 é o mais premiado da história
- Status da Xbox Live: como saber quando está fora do ar ou em manutenção
- Conheça aparelhos para assistir vídeos no celular sem Internet
- Como vender na Hotmart? Oito dicas para começar na plataforma
- Streamer é banido da Twitch após denunciar ameaça de morte; entenda caso
- Como fazer chamada em grupo no Google Duo
- Como usar a ferramenta de diagn?stico e configurar corretamente o DirectX
- Como colocar foto no teclado do WhatsApp
- AMD lança processadores de sétima geração, compatíveis com memória DDR4