O Windows Hello, lançado em 2015, é um sistema de segurança da Microsoft integrado à dispositivos com Windows 10. O software permite usar aparelhos como smartphone, pulseira digital e relógio inteligente — conhecidos como smartband e smartwatch — para destravar de forma mais fácil, rápida e segura o seu PC (desktop) ou notebook com o sistema operacional da fabricante. Para isso, o recurso utiliza uma tecnologia com modernos sensores que são capazes de reconhecer rosto (em contraste à polêmica do Face ID, do iPhone X, da Apple), íris (ocular) ou impressão digital do próprio usuário, sem a necessidade de usar uma senha.
Todos os truques do Windows 10
O que é Windows Hello?
O Windows Hello permite desbloquear seus aparelhos com Windows 10, como laptop, PC, tablet e smartphone por meio de um sistema de biometria que reconhece o rosto, íris ou impressão digital. Usa leitores de impressão digital e câmera como uma alternativa mais segura às tradicionais senhas em texto.
A ferramenta também tem como diferencial a integração com diversos dispositivos, o que é útil, por exemplo, para bloquear o acesso ao computador de forma preventiva caso tenha esquecido. O recurso utiliza seus aparelhos emparelhados com o PC para bloqueá-lo automaticamente quando estiver longe.
Que tipo de biometria o Windows Hello usa?
O serviço tem uma tecnologia capaz de fazer uma identificação biométrica através do reconhecimento facial, varredura de íris e scanner de impr
Durante um teste, a ferramenta mostrou que a sua tecnologia é eficiente, já que ela consegue distinguir gêmeos idênticos, possibilitanto assim o acesso ao dispositivo a apenas uma pessoa — que seja a real dona daquela máquina.
Quais os requisitos do Windows Hello?
O Windows Hello tem alguns requisitos no que diz respeito ao hardware (nem todo computador pode executá-lo). Sendo assim, o usuário precisa se certificar que tem o equipamento adequado para usar o recurso ou atualizar sua máquina.
Reconhecimento facial
O dispositivo precisa ser compatível com o Windows Hello. A Microsoft orienta alguns modelos equipados com os sensores necessários como Dell XPS 13 9360, Acer Switch Alpha 12, Lenovo YOGA 910, entre outros. Para fazer o reconhecimento facial, é necessário que o usuário tenha uma câmera com sensor infravermelho, como é o caso da RealSense 3D, desenvolvida pela Intel.
Impressão digital
No caso do leitor de impressão digital, todos os equipamentos compatíveis com a tecnologia podem ser usados, inclusive muitos fabricantes já incluem na máquina como Surface Pro 4 e Surface Book. Também é um acessório que pode ser facilmente acoplado ao seu computador e é encontrado por menos de R$ 100.
Leitor de íris (ocular)
Outro requisito é um leitor de íris, que pode ser encontrado, por exemplo, nos smartphones Lumia 950 e Lumia 950 XL. Os Lumias já tiveram fabricação suspensa pela Microsoft, mas não faltam aparelhos como iPhone, da Apple, a linha Galaxy S, da Samsung e outros com a mesma função.
Quais apps são compatíveis com o Windows Hello?
Os usuários podem usar o sistema de autenticação biométrica do Windows Hello em diversos aplicativos e não apenas para desbloquear o sistema operacional Windows 10: Dropbox, Enpass, 8 Zip, FourBudget, OneDrive, ShareFile, Passwords10, OneLocker Password Manager, Cloud Drive!, Flow Mail, Hopic Explorer e One Messenger. Apps de armazenamento na nuvem, e-mail e mensageiro são alguns exemplos de software que podem ficar mais seguros.
O que muda na segurança com o Windows Hello?
O sistema de identificação por biometria via impressão digital, leitura de íris ou reconhecimento facial tende a ser mais seguro que as tradicionais senhas, que podem ser fáceis, esquecidas, roubadas e até mesmo hackeadas. O Windows Hello deixa mais protegidas suas fotos, vídeos, dados, aplicativos e demais serviços salvos nos seus dispositivos compatíveis com a ferramenta. Veja o vídeo abaixo.
O novo Face ID de segurança da Apple é melhor? Comente no Fórum.
Via Lifehacker e Microsoft
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Golpe no WhatsApp usa videochamadas para espalhar vírus no celular
- Como alterar o plano de fundo das conversas do Viber?
- PS4 receberá novo update com maiores personalizações ao console
- NBA 2K16, FIFA 16 e outros jogos de esporte estão nas ofertas da semana
- Como celebrar o Ano Novo de 2017 no Facebook com fogos e máscaras
- CBLoL 2018: CNB vence e dispara na liderança; Flamengo e IDM perdem
- Carro voador e dicas de cabo HDMI são destaques de Eletrônicos em janeiro
- Atrio Full Sport Cam: veja se vale comprar a câmera de ação da Multilaser
- Saiba quais foram os resultados e vencedores da Brasil Game Cup 2016
- Arábia vence Rússia em simulação no game oficial da Copa do Mundo 2018
- Resumo da Semana: confira as principais novidades da E3 2016
- SJ4000 ou GoPro: qual câmera de ação é mais fácil de usar?
- Apple deve trazer telas de Mini LED em MacBooks e iPads no futuro
- Sony lança smart TVs, caixas de som, fones e projetores no Brasil; conheça
- Como ver e excluir o histórico de localização do Facebook
- Lançamento de Call of Duty Modern Warfare 2 Remastered vaza na Internet
- Como ocultar opções no app de configurações do Windows 10
- Aprenda como configurar o ‘controle dos pais’ em um roteador TP-Link
- Age of Zombies: como jogar o tiroteio de zumbis através do tempo
- CS:GO: MIBR perde para a Heroic e vai para a repescagem do cs_summit 7