Instagram, Facebook, Twitter e TikTok são redes sociais muito populares, mas que podem ficar saturadas para alguns. Uma mudança interessante é usar plataformas de nicho, focadas em assuntos e públicos específicos. Elas tendem a oferecer uma diversificação positiva, pois o usuário acaba seguindo e conhecendo pessoas fora de seu círculo virtual habitual.
Abaixo, o TechTudo apresenta as principais características de cinco redes diferentes: Olivia, Monnos, Chippu, Amino e Skoob. Todas são grátis para baixar e estão disponíveis no Android e no iPhone (iOS). Conheça a seguir os aplicativos para conversar com gente com os mesmos interesses que você.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Olivia
A Olivia surgiu como um app de assistente de finanças, mas ganhou caráter de rede social durante a pandemia. Nele, a comunidade pode trocar dicas de como economizar, organizar os gastos, avaliar instituições bancárias e qualquer assunto relacionado ao tema. Os posts são classificados como "empréstimo", "gastos", "investimentos" e "renda", o que ajuda ao usuário a acompanhar os tópicos que mais lhe interessam.
O aplicativo está disponível para Android e iPhone, e requer cadastro na própria plataforma ou login do Google. A Olivia também conta com uma inteligência artificial capaz de orientar sobre as especificidades da vida financeira do usuário. Para usá-la, é preciso conectar contas bancárias ou cartões de crédito.
2. Monnos
O Monnos é outra rede social voltada para o dinheiro — criptomoedas, mais especificamente. Com uma base de mais de 20 mil usuários, a plataforma brasileira permite que os membros encontrem as melhores estratégias de acordo com seu perfil e preferências, podendo se basear no padrão de investimento de pessoas mais experientes no comércio de moedas virtuais. O app classifica as táticas conforme o nível de risco, auxiliando o usuário na tomada de decisão.
O aplicativo ainda conta com um news feed que agrega notícias sobre criptomoedas do mundo todo, traz uma guia dedicada à cotação atualizada das moedas virtuais, e permite fazer transferências de dinheiro ou cripto para outros usuários Monnos sem cobrança de taxa. Segundo os desenvolvedores, em breve o aplicativo ganhará novo recurso que dará acesso a ações de grandes empresas, como Amazon, Apple e Netflix, possibilitando a compra de frações de cada ação.
3. Chippu
O Chippu é uma rede social de filmes disponível para Android e iPhone. Ele funciona como um guia de cinema, recomendando títulos de acordo com suas preferências e as resenhas de outros usuários. Se você se identificar com o gosto de alguém, pode seguir a pessoa para visualizar suas críticas, playlists, filmes favoritos e recomendações; da mesma forma, pode ser seguido de volta.
Na tela sobre a película, o usuário pode ver informações como tempo de duração, ano de lançamento, elenco, resenhas recebidas e qual sua nota média na rede social. Também é possível saber em quais plataformas ele está disponível, como Netflix, iTunes, Google Play Filmes ou Amazon Prime Video. O app permite login com Facebook, Google ou Apple ID, caso a pessoa não queira criar um cadastro do zero.
4. Amino Apps
O Amino é uma rede social com foco em comunidades, o que lembra um pouco o finado Orkut. Nele, você pode participar de grupos sobre temas de seu interesse, como futebol, rock nacional, k-pop, etc. Para ingressar nas comunidades, porém, é preciso se
Qualquer usuário pode criar sua própria comunidade e convidar pessoas, mas é necessário baixar um outro app, o Amino Community Manager, também gratuito. Além dos aplicativos para Android e iPhone, a plataforma também está disponível em versão web.
5. Skoob
O Skoob é para os amantes de literatura. A plataforma brasileira, que propõe ser um assistente de leitura, possibilita que seus mais de 7 milhões de usuários compartilhem resenhas, avaliações, notas de leitura e outras informações com os demais membros da comunidade. Disponível nas versões móvel e web desktop, o app usa gamificação, dando pontos ao terminar um livro, escrever um review e assim por diante.
Logo ao começar a usar a plataforma, o usuário é incentivado a identificar quais livros já leu, está lendo ou pretende ler. Com base nessas informações, o Skoob vai exibindo no seu feed resenhas e avaliações de títulos que podem te interessar. Você pode seguir usuários, adicioná-los como amigos e conversar com as pessoas em um chat privado.
Qual a sua rede social favorita? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Golpe no WhatsApp usa nome do Walmart e alcança 1,5 milhão de acessos
- Como baixar vídeos no Mac; veja seis opções de programas e apps
- Dota Underlords: guia com itens do game 'Auto Chess' para montar build
- Como mudar o e-mail do PicPay
- Badoo: o que é e como funciona a nova versão da rede de relacionamento
- Paredão BBB 21: como votar para eliminar Arthur, Gilberto ou Karol Conká
- Confira detalhes da atualização de Diablo 3 que traz remake de Diablo
- Como tirar foto enquanto grava vídeos no celular da Motorola
- Resident Evil 2 e Life is Strange 2 são destaque nas ofertas da semana
- NFA de Free Fire: veja calendário de torneios para 2021
- JBL Boombox e fones sem fio foram destaque de Eletrônicos em março
- CS:GO: jogos da MIBR e como ver LOOT.BET Season 7 playoffs ao vivo
- Kit de duas vias da JBL vale a pena? Veja preços dos alto-falantes
- Padrão USB ganha atualização 3.2 e promete dobrar desempenho do USB-C
- Como usar o Bitmoji no PC
- FIFA 18: modo Ultimate Team ganha evento especial da Copa do Mundo
- Ainda vale a pena comprar o Zenfone 4? Conheça preço e ficha técnica
- TACO confirma que jogará por equipe dos Estados Unidos
- Cartão microSD da SanDisk tem 256GB e pode ser o mais rápido do mundo
- Seis funções mais aguardadas do Instagram para 2021