Mensagens temporárias são uma opção para se comunicar com amigos em aplicativos para Android e iPhone (iOS). A função, que autodestrói mensagens enviadas após um período de tempo, passou a ser disponibilizada inicialmente pelo Snapchat. De maneira similar ao que aconteceu com a função Stories, o recurso foi adaptado para outros apps e, atualmente, é possível utilizar a funcionalidade pelo WhatsApp, Telegram e Instagram.
Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco opções de aplicativos que autodestroem conteúdo enviado nos chats. Confira, a seguir, como funciona o recurso, que pode ser excluído após a visualização do destinatário ou depois de um período pré-estabelecido, e mantenha seus chats ainda mais protegidos de olhares curiosos.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Snapchat
O Snapchat é uma rede social para Android e iPhone que ficou conhecida por suas publicações que desaparecem em 24 horas. Inicialmente, o serviço só permitia chats privados em que o conteúdo se autodestruía assim que o destinatário visualizasse a mensagem — recurso que está disponível até hoje. Depois disso, o Snapchat introduziu a função Stories, que posteriormente foi adaptada para outras redes sociais, como o Instagram, Facebook e Messenger, por exemplo.
Uma função interessante dos chats privados do Snapchat é a possibilidade de modificar a duração das mensagens. Por padrão, a plataforma autodestrói o conteúdo enviado e recebido assim que os usuários visualizam as mensagens, mas é possível guardar todo o conteúdo compartilhado por até 24 horas. Além disso, outra funcionalidade útil e que garante mais privacidade na plataforma é o alerta que é emitido quando o destinatário faz uma captura de tela.
2. Instagram
O Instagram já permitia enviar fotos que se autodestroem em chats privados, com recurso que alertava para capturas de tela, similar à função do Snapchat. Porém, recentemente, a rede social também adicionou o modo temporário nos chats privados. Para ativá-lo, é necessário iniciar uma conversa e, em seguida, deslizar o chat para cima.
Assim que o chat assumir o modo noturno e emojis de "segredo" saltarem sobre a tela, o modo temporário é ativado e todas as mensagens trocadas são apagadas assim que o destinatário visualizá-las ou sair da conversa. Vale lembrar que a função também tem previsão para chegar ao Messenger, já que houve integração entre os serviços de mensagem do Facebook.
3. WhatsApp
O modo temporário também chegou ao WhatsApp, mensageiro do Facebook. O recurso pode ser acessado por celulares Android e iPhone e apaga as mensagens automaticamente após sete dias. A função deve ser ativada individualmente nas conversas do mensageiro e também pode ser habilitada em grupos, desde que seja pelo administrador do chat.
Após ativado, o recurso exclui automaticamente todas as mensagens compartilhadas nas conversas, incluindo fotos, vídeos e áudios após sete dias. No entanto, o WhatsApp não é capaz de apagar o conteúdo caso esteja armazenado na memória interna do smartphone. Para ativar a função, é necessário ir para as configurações do chat e, em "Dados", selecionar a opção "Mensagens temporárias".
4. Telegram
O Telegram, além de permitir criar chats secretos com mensagens que se autodestroem, também possui um recurso capaz de apagar automaticamente as fotos e vídeos enviados nas conversas comuns do mensageiro, logo após o destinatário das mensagens visualizá-las. Você pode programar o tempo
5. Bedford
O Bedford é um app disponível apenas para iPhone (iOS) que possui uma proposta curiosa. Ele foi desenvolvido por Joshua Kushner, que desejava ter uma rede social para conversar apenas com a sua esposa. Por isso, o mensageiro funciona como um chat privado e só permite enviar mensagens para uma única pessoa. É possível enviar arquivos de texto, fotos e vídeos pelo app e todo o conteúdo das mensagens desaparece após 48h.
Via Technology Review e The Street
WhatsApp: como falar com alguém sem adicionar aos contatos? Saiba no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Google lança Destinations, nova ferramenta para planejar viagens
- Como jogar o novo modo multiplayer de Watch Dogs 2 ao estilo GTA
- CS, DotA 2 e Underlords: cinco jogos de sucesso que nasceram como modos
- Aplicativo para caminhada: como usar o Endomondo no celular
- Mega Drive ou Super Nintendo? Veja o comparativo dos consoles cl?ssicos
- Veja doze funções que o fone de ouvido da Apple tem e você não sabia
- Galaxy S21 Ultra vs Motorola Edge Plus: compare preço e ficha técnica
- Câmera que faz streaming: descubra os prós e contras e veja se vale a pena
- Redmi AirDots: conheça o novo fone de ouvido sem fio da Xiaomi
- App para metas de Ano Novo 2019: saiba usar o Google Tarefas no celular
- CBLoL 2020: Vivo Keyd está na liderança e paiN se aproxima do topo
- Motorola anuncia Moto E6S por R$ 949 no Brasil; conheça ficha técnica
- Como usar o MediaFire; veja dicas para organizar seus arquivos na nuvem
- Brazil Game Awards 2019: Sekiro é eleito 'Jogo do Ano'; veja vencedores
- Confira dicas e tutoriais que ir?o ajudar a ter o melhor sinal de Wi-Fi
- Moto G 2015: dez dicas para aproveitar ao máximo a câmera do celular
- Cyberpunk 2077: sete curiosidades que você provavelmente não sabia
- Golden Master: como baixar a versão final do OS X El Capitan
- Review de Final Fantasy 7 Remake: jogo clássico ganha versão 'perfeita'
- Como ativar o modo Não Perturbe no Moto G 4 Plus