Battlefield 5 é o próximo da capítulo da série de guerra da EA que será lançado para PS4, Xbox One e PC. Durante o evento ao vivo de revelação, a produtora surpreendeu ao anunciar que o game não teria mais seu antigo passe de temporada "Premium Pass", e nem apelaria para as polêmicas loot boxes. Confira como essa mudança poderá alterar a forma do jogo lidar com seu conteúdo pós-lançamento e também progressão de conteúdo para multiplayer.
Sem mais Premium Pass
O Premium Pass da série Battlefield era um passe de temporada que, quando adquirido, dava acesso à todas as expansões disponíveis após o lançamento de um game da série. Normalmente, como em Battlefield 1 e Battlefield 4, esta assinatura incluía quatro pacotes de expansão que continham mapas, novas armas e até mesmo novos modos, além de outros extras cosméticos.
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Segundo os desenvolvedores, a decisão de acabar com o Premium Pass tem como objetivo não separar mais a base de usuários entre aqueles que adquiriram os novos mapas e os que não podem jogar neles. De agora em diante, todos os novos mapas e modos serão disponibilizados para todos os usuários, de forma que todos poderão jogar.
Jogadores receberam este anúncio com um pouco de desconfiança e logo imaginaram que haveria algum outro tipo de forma de monetização no jogo, como foram as polêmica
Polêmica anterior
A grande polêmica que envolveu a Electronic Arts e loot boxes surgiu no lançamento de Star Wars Battlefront 2. O game foi lançado com preço tradicional de US$ 60 (Por volta de R$ 210) no qual boa parte de seu conteúdo estava trancado como em um jogo gratuito no modelo "Free to Play". Até mesmo personagens icônicos, como Darth Vader e Luke Skywalker, não estavam disponíveis se o jogador não pagasse por eles ou investisse por volta de 40 horas para comprá-los com a moeda digital do jogo.
Para obter novos conteúdos no jogo era preciso comprar "loot boxes", caixas cujo conteúdo era aleatório, e torcer para receber algo que valesse a pena. Caso contrário, era preciso gastar ainda mais para tentar outras vezes. Eventualmente a revolta dos jogadores foi tão grande que a Electronic Arts removeu as loot boxes do jogo.
Algo semelhante aconteceu com Terra-média: Sombras da Guerra no qual era preciso comprar caixas com soldados aleatórios para seu exército e o jogo se tornava difícil para usuários que não pagassem. Assim como em Star Wars Battlefront 2 as loot boxes foram retiradas do game após muitas reclamações dos jogadores.
Moedas de Battlefield
Segundo os desenvolvedores, Battlefield 5 terá duas moedas para comprar itens. Uma delas será digital e apenas poderá ser obtida ao jogar o game, como uma forma de recompensar os usuários que mais jogam. A segunda moeda no entanto será uma moeda "Premium" que poderá ser adquirida em troca de dinheiro real e poderá ser usada para a compra de itens cosméticos.
Durante a transmissão foi explicado que o progresso da jogabilidade e a parte cosmética serão separados, então não será um game "Pay-to-Win" (Pagar para ganhar). Isso significa que mesmo usuários que gastem mais dinheiro no jogo não irão acelerar seu progresso e assim não terão vantagens sobre jogadores não pagantes.
The Company
Cada jogador terá acesso a sua própria pequena companhia, chamada no game de "The Company", um grupo de soldados e equipamentos para administrar e utilizar nos modos de jogo. É na venda de itens de customização desses personagens e equipamentos que a Electronic Arts parece apostar para compensar a ausência do Premium Pass. Este é um modelo semelhante ao de GTA 5 que vende diversas melhorias para personagens, casas e veículos virtuais por dinheiro tanto digital quanto real.
Será possível personalizar cada soldado em seu pequeno exército, desde sua figura básica como gênero, raça e rosto, até detalhes e visual como jaquetas, calças, pintura de rosto, capacetes e chapéus. Será possível desbloquear novos equipamentos como veículos e armas, assim como personalizá-los com diversas skins e outros elementos para que fiquem de acordo com seu gosto.
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