O Elo7 é um site de compra e venda de produtos, principalmente artesanais. A plataforma foi criada em 2008 a partir de referências do Flickr e do Orkut, onde os artesãos compartilhavam seu trabalho. Dessa forma, a ferramenta funciona como uma espécie de "shopping" virtual para que vendedores exponham seus produtos e pessoas de qualquer lugar do Brasil possam comprá-los.
Com cerca de 90 mil vendedores na plataforma, o Elo7 exibe diversas categorias de produtos. "Acessórios", "bebê", "bijuterias" e "lembrancinhas" são alguns dos 21 filtros para encontrar trabalhos feitos à mão. A seguir, entenda como funciona o Elo7 e veja como comprar e vender produtos pelo site.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Veja também: Quatro dicas para proteger suas informações online
O que é Elo7 e como funciona?
O Elo7 é um marketplace voltado para trabalhos manuais e artesanais. Em 2015, a plataforma ganhou um aplicativo em versão mobile, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Além de estar presente em 3.700 cidades do Brasil, a ferramenta também está disponível na Argentina e na Colômbia.
Além da vitrine virtual, a empresa criou o Talk7, uma ferramenta que facilita o diálogo entre comprador e vendedor. Como se fosse um mensageiro dentro do site do Elo7, por onde o cliente pode tirar dúvidas sobre o produto, como tamanho, tecido e entrega. Essa plataforma substituiu a comunicação por e-mail que ocorria antes.
É possível pesquisar pelo produto ou pelo vendedor. Assim, as pessoas podem procurar por "boneca de pano" ou, caso já conheçam algum trabalho específico, ir diretamente até o perfil do artesão. Dessa forma, o cliente pode abrir a página do ateliê de determinado vendedor e ver os produtos oferecidos.
Elo7 é seguro?
A página do Elo7 no Reclame Aqui exibe bons resultados. A nota do site na plataforma é 7.9, o que é considerado "Bom", e todas as reclamações foram respondidas. Assim como em outros sites de compras, alguns usuários relatam problemas na entrega, como falta de um produto ou o não recebimento do pedido.
Ainda assim, segundo a plataforma de reclamações, 63.3% dos usuários voltariam a fazer negócio com o Elo7. O índice de solução dos problemas da ferramenta é de 85%, ou seja, a maioria dos impasses entre site e consumidor são resolvidos. Além disso, de acordo com o Reclame Aqui, a maior parte dos problemas denunciados são da categoria "outro problema", o que significa que a maioria foge de questões como "atraso", "produto não recebido" e "estorno".
Formas de pagamento no Elo7
Todas as transações dentro do site são protegidas por um sistema SSL (Secure Socket Layer), indicando que os dados durante o pagamento são criptografados para maior segurança. Além disso, as compras são feitas pela Wirecard, uma empresa alemã prestadora de serviços financeiros e tecnológicos. Dessa forma, os dados de cartão de crédito, por exemplo, não ficam armazenados no Elo7, e a Wirecard abre a possibilidade de abrir uma reclamação direta caso aconteça algum inconveniente na negociação.
As compras podem ser efetuadas tanto pelo aplicativo, no celular, quanto na versão desktop. A plataforma também aceita parcelamento em até 12x nos cartões de crédito, com dez opções de bandeira. Além de Visa, Mastercard e Elo, é possível pagar no boleto.
Como comprar no Elo7
Para realizar uma compra pelo Elo7, é preciso ser
A partir disso, o usuário já pode efetuar compras pelo site e pelo aplicativo. Em ambas as versões, o Elo7 disponibiliza a opção de comprar pelo chat, como se estivesse em um app de mensagens. Dessa forma, é possível conversar com o vendedor, que pode enviar fotos e opção de pagamento pelo próprio mensageiro. Assim, a compra tende a ser mais intuitiva e pode ser finalizada pelo chat.
Como vender no Elo7
Para se tornar um vendedor pelo Elo7, o usuário também deve ter um cadastro no site. Na página principal, basta clicar em "Quero abrir minha loja" e, então, em "Venda seus produtos no Elo7". O procedimento para cadastro é o mesmo - conectando-se com Facebook ou respondendo o formulário com dados solicitados. A diferença é que a conta será especificamente de vendedor.
Não há custos fixos para vender no Elo7. A plataforma, no entanto, retém uma taxa de comissão sobre o valor total do pedido (produtos + frete). Essa taxa percentual varia de acordo com o produto e com o anúncio utilizado. Se for um anúncio "Plus", a comissão será de 18%; se for um anúncio "Clássico", será de 12%. Naturalmente, a primeira opção de anúncio dá ao produto mais visibilidade em relação à segunda.
Via Elo7
Como saber se uma loja é confiável? Descubra no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como colocar música em vídeos do Instagram Stories
- Facebook Live terá ao vivo ilimitado; vídeos ganham reactions e geogating
- Como baixar e instalar os jogos da série Crash Bandicoot no PS3
- Nintendo Labo e Street Fighter 5 foram os destaques da semana
- Fone Bluetooth Beats Flex chega como opção 'de entrada'; veja preço
- PES 2016 ou PES 2015? Confira o comparativo gráfico entre os games
- Ainda vale a pena comprar o Moto G 3 ou é melhor investir no Moto G 4?
- "Menor celular do mundo" tem Android O e leitor de impressões digitais
- Como baixar e instalar o driver da impressora HP Photosmart C4280
- Fone de ouvido da Bose: veja cinco opções com menor preço no Brasil
- World War Z mostra primeiro gameplay com zumbis velozes e muita ação
- Batman Arkham VR está entre os lançamentos do PlayStation VR no PS4
- JBL Flip 4 vs TCL BS12A: veja especificações e preços das caixas de som
- FIFA 18: confira os uniformes mais bizarros do game
- Como aprender inglês com os Tinycards do Duolingo
- SpaceWar: relembre sucesso e torneio do jogo de PC de 1962
- Microsoft planeja novas formas de monetizar Windows 10 em 2015
- CS:GO: skin de arma M4A4 é vendida por cerca de R$ 540 mil
- Como desbloquear e jogar com os times especiais presentes em Fifa 16
- Como importar a agenda de contatos do celular no Windows 10 Mobile