Mandar vídeos longos no WhatsApp pode ser um problema, porque o aplicativo de mensagens não suporta arquivos maiores que 16 MB. Porém, comprimir os clipes antes de compartilhá-los é uma alternativa para enviá-los sem a perda do conteúdo gravado. A opção também é válida para quem deseja desocupar espaço da memória interna do celular, já que reduzir o tamanho dos vídeos ajuda a consumir menos da capacidade de armazenamento do smartphone.
Para enviar vídeos grandes no WhatsApp ou em qualquer outra rede social, existem várias opções, como comprimir vídeos, cortar clipes ou até mesmo zipar o arquivo com compressores de vídeo, como Compacta Video e Video Compressor. Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco dicas de como reduzir o tamanho de vídeos para enviar o conteúdo em mensageiros ou para poupar o espaço de armazenamento do smartphone.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Comprimir vídeo com aplicativos
É possível utilizar apps de terceiros para reduzir o tamanho do vídeo. O Compacta Video, por exemplo, está disponível para Android e permite comprimir o clipe deixando-o mais leve. Para diminuir o tamanho do vídeo, basta acessar a pasta "Câmera" dentro do app e tocar sobre o clipe. Em seguida, você deve selecionar "Compactar Video" e escolher o novo tamanho que deseja para o arquivo dentre as opções disponíveis.
O Compacta Video salva o novo clipe automaticamente no celular, e não exclui o vídeo original. Se o motivo de reduzir vídeos tem a finalidade de poupar a memória do celular, é interessante excluir o arquivo original depois de comprimi-lo.
Já para o iPhone (iOS), o Video Compressor funciona de maneira similar. Para reduzir o tamanho do clipe, você deve acessar a pasta "Câmera" do app e escolher o vídeo que deseja comprimir. Em seguida, deve escolher o novo tamanho movendo a barra abaixo do filme. Vale ressaltar que, quanto mais comprimir o vídeo, menor será a qualidade da imagem.
2. Reduzir resolução de vídeos na câmera
A modificação pode ser feita na própria configuração do celular de maneira nativa e, assim, ao reduzir a resolução do vídeo é possível poupar a memória interna do dispositivo. Como a qualidade da imagem é menor, consequentemente, o tamanho do arquivo é reduzido, o que facilita também o envio para diversas plataformas.
Para modificar a configuração no iPhone (iOS), você deve acessar os ajustes do smartphone e tocar sobre a pasta "Fotos e Câmera". Em seguida, selecione a opção "Gravar Vídeo" e modifique a opção de resolução de 1080p para 720p. Assim, as próximas gravações feitas pela câmera do iPhone deverão ocupar menos espaço de armazenamento do aparelho.
No Android, a resolução dos vídeos pode ser acessada pela própria câmera do celular, acessando as configurações do app. Por lá, você pode modificar a qualidade de captura de imagem tocando sobre a opção "Tamanho do vídeo". Em seguida, basta selecionar a opção "HD".
3. Cortar vídeo
Uma boa opção para diminuir vídeo também é explorar recursos nativos do celular para cortá-lo antes de enviar, ou, ainda, para salvar determinado trecho da gravação. No Android, o recurso pode ser acessado pelo Google Fotos e, para cortar a gravação, você deve selecionar o vídeo desejado e selecionar o botão de ajustes, localizado no centro do menu inferior. Em seguida, basta reposicionar as barras laterais para recortar o vídeo e salvá-lo.
No iPhone, o aplicativo Fotos funciona de maneira bastante similar. Para cort
4. Zipar o vídeo
Outra opção para compactar vídeos é zipar o arquivo. O procedimento pode ser feito por meio de aplicativos, como o RAR para Android. Com ele, é possível reduzir o tamanho final dos vídeo e, assim, fica mais fácil enviá-los por WhatsApp ou por e-mail, por exemplo.
Para isso, você deve abrir o app e selecionar os vídeos que deseja comprimir. Em seguida, é necessário tocar sobre a primeira opção de compressão no menu superior do app. Depois, você deve escolher o formato do arquivo, que pode ser .RAR ou .ZIP, e tocar em "Ok". Dessa forma, o vídeo será compactado e seu tamanho será reduzido.
5. Subir vídeo na nuvem e compartilhar link
Para quem não quer perder a qualidade do vídeo, no entanto, também existe a opção de fazer upload do arquivo na nuvem e enviar o link para os amigos. Apps como o Google Fotos, Drive, Dropbox e Flickr, por exemplo, permitem compartilhar arquivos de maneira privada. Assim, você pode upar o conteúdo desejado em um desses serviços de hospedagem na nuvem e compartilhar o link por e-mail ou por meio de outras redes sociais.
Como baixar vídeos do YouTube sem perder a qualidade? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Versão final do Windows 10 será lançada em julho, segundo 'furo' da AMD
- AMD Ryzen 5: novo processador já tem data para o início das vendas
- Tudo sobre Persona 5 Royal: gameplay, trailer, história e final boss
- The Sims 4 Diversão na Neve: veja cheats e códigos da nova expansão
- Como ativar o Java no Chrome, Firefox e Internet Explorer
- Twitter adiciona navegador interno no aplicativo beta para Android
- Devil May Cry e Assassin?s Creed: veja os lan?amentos da semana
- Confira os requisitos de Mass Effect: Andromeda para jogar no PC
- G Pad 2 é anunciado com 10,1"; LG promete revelar preço na IFA 2015
- Dragon Ball Xenoverse 2 será lançado para o console Nintendo Switch
- Como descobrir a música mais tocada do seu Spotify
- MSI 2021: tabela com calendário de jogos e resultados do torneio de LoL
- Comprar AirPort vale a pena? Veja prós e contras do roteador da Apple
- Caixa de som portátil Pulse 2 da JBL pode mudar de cor conforme a música
- Veja os novos papéis de parede do Windows 10 e saiba como trocar
- Notebook gamer da Lenovo continua como mais buscado do Brasil em julho
- Nota Fiscal Paulista: como fazer cadastro e consultar saldo para resgate
- Nova câmera profissional da Nokia foca em Realidade Virtual por 60 mil dólares
- DLC de Forza Horizon 3 traz 'super máquinas' e carros clássicos
- Três formas de melhorar a velocidade da Internet no Mac