Mandar vídeos longos no WhatsApp pode ser um problema, porque o aplicativo de mensagens não suporta arquivos maiores que 16 MB. Porém, comprimir os clipes antes de compartilhá-los é uma alternativa para enviá-los sem a perda do conteúdo gravado. A opção também é válida para quem deseja desocupar espaço da memória interna do celular, já que reduzir o tamanho dos vídeos ajuda a consumir menos da capacidade de armazenamento do smartphone.
Para enviar vídeos grandes no WhatsApp ou em qualquer outra rede social, existem várias opções, como comprimir vídeos, cortar clipes ou até mesmo zipar o arquivo com compressores de vídeo, como Compacta Video e Video Compressor. Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco dicas de como reduzir o tamanho de vídeos para enviar o conteúdo em mensageiros ou para poupar o espaço de armazenamento do smartphone.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Comprimir vídeo com aplicativos
É possível utilizar apps de terceiros para reduzir o tamanho do vídeo. O Compacta Video, por exemplo, está disponível para Android e permite comprimir o clipe deixando-o mais leve. Para diminuir o tamanho do vídeo, basta acessar a pasta "Câmera" dentro do app e tocar sobre o clipe. Em seguida, você deve selecionar "Compactar Video" e escolher o novo tamanho que deseja para o arquivo dentre as opções disponíveis.
O Compacta Video salva o novo clipe automaticamente no celular, e não exclui o vídeo original. Se o motivo de reduzir vídeos tem a finalidade de poupar a memória do celular, é interessante excluir o arquivo original depois de comprimi-lo.
Já para o iPhone (iOS), o Video Compressor funciona de maneira similar. Para reduzir o tamanho do clipe, você deve acessar a pasta "Câmera" do app e escolher o vídeo que deseja comprimir. Em seguida, deve escolher o novo tamanho movendo a barra abaixo do filme. Vale ressaltar que, quanto mais comprimir o vídeo, menor será a qualidade da imagem.
2. Reduzir resolução de vídeos na câmera
A modificação pode ser feita na própria configuração do celular de maneira nativa e, assim, ao reduzir a resolução do vídeo é possível poupar a memória interna do dispositivo. Como a qualidade da imagem é menor, consequentemente, o tamanho do arquivo é reduzido, o que facilita também o envio para diversas plataformas.
Para modificar a configuração no iPhone (iOS), você deve acessar os ajustes do smartphone e tocar sobre a pasta "Fotos e Câmera". Em seguida, selecione a opção "Gravar Vídeo" e modifique a opção de resolução de 1080p para 720p. Assim, as próximas gravações feitas pela câmera do iPhone deverão ocupar menos espaço de armazenamento do aparelho.
No Android, a resolução dos vídeos pode ser acessada pela própria câmera do celular, acessando as configurações do app. Por lá, você pode modificar a qualidade de captura de imagem tocando sobre a opção "Tamanho do vídeo". Em seguida, basta selecionar a opção "HD".
3. Cortar vídeo
Uma boa opção para diminuir vídeo também é explorar recursos nativos do celular para cortá-lo antes de enviar, ou, ainda, para salvar determinado trecho da gravação. No Android, o recurso pode ser acessado pelo Google Fotos e, para cortar a gravação, você deve selecionar o vídeo desejado e selecionar o botão de ajustes, localizado no centro do menu inferior. Em seguida, basta reposicionar as barras laterais para recortar o vídeo e salvá-lo.
No iPhone, o aplicativo Fotos funciona de maneira bastante similar. Para cort
4. Zipar o vídeo
Outra opção para compactar vídeos é zipar o arquivo. O procedimento pode ser feito por meio de aplicativos, como o RAR para Android. Com ele, é possível reduzir o tamanho final dos vídeo e, assim, fica mais fácil enviá-los por WhatsApp ou por e-mail, por exemplo.
Para isso, você deve abrir o app e selecionar os vídeos que deseja comprimir. Em seguida, é necessário tocar sobre a primeira opção de compressão no menu superior do app. Depois, você deve escolher o formato do arquivo, que pode ser .RAR ou .ZIP, e tocar em "Ok". Dessa forma, o vídeo será compactado e seu tamanho será reduzido.
5. Subir vídeo na nuvem e compartilhar link
Para quem não quer perder a qualidade do vídeo, no entanto, também existe a opção de fazer upload do arquivo na nuvem e enviar o link para os amigos. Apps como o Google Fotos, Drive, Dropbox e Flickr, por exemplo, permitem compartilhar arquivos de maneira privada. Assim, você pode upar o conteúdo desejado em um desses serviços de hospedagem na nuvem e compartilhar o link por e-mail ou por meio de outras redes sociais.
Como baixar vídeos do YouTube sem perder a qualidade? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Combo Breaker 2019: Scar vence SonicFox e é campeão no Mortal Kombat 11
- Dating Sunday é o melhor dia para paquerar online; dicas para se dar bem
- Apple registra patente de teclado touch que emula o toque dos botões
- Samsung anuncia Galaxy A31 no Brasil; saiba preço e ficha técnica
- JBL lança novo fone Bluetooth com design premium e 21 horas de bateria
- Quais lojas evitar na Black Friday? Veja lista do Procon-SP
- Máquina de lavar tradicional ou smart: em qual investir?
- Como renderizar um v?deo para DVD no Sony Vegas
- Xperia Z5 Premium chega ao Brasil e tenta bater iPhone até no preço alto
- Toby organiza suas abas do Chrome em listas
- Reclamações disparam e loja que vendia celulares Xiaomi some da web
- Malware no CamScanner para Android teve mais de 100 milhões de downloads
- Huawei P30 Pro vs iPhone X: saiba preço e ficha técnica dos celulares
- O que é 'Espaço Purgável' no MacOS e como usar
- Headset Glyph cria ‘cinema portátil’ com imagem 3D e áudio de qualidade
- Como saber se o LG G3 é original ou cópia? Veja dicas e evite golpes
- Microcomputador 'baratinho' que roda Android faz sucesso na Internet
- Logitech apresenta mouse pad que recarrega o mouse durante o uso
- Erro no Windows 10: como corrigir pelo Verificador de Arquivos do Sistema
- 20 anos de Diablo e Overwatch foram destaques na primeira semana de 2017