(Primeiras Impressões) ROG Phone 3: Quando falamos de qualquer ROG Phone, estamos a falar de um smartphone que aposta tudo e mais alguma coisa na performance e fluidez. Ao fim ao cabo, é uma gama de smartphones focada apenas e só na experiência de jogo… Bem, podemos ir um nível acima disto, é que a ASUS pretende eventualmente oferecer uma experiência muito similar ao que podemos encontrar no mundo dos PCs. Estamos longe desse ‘sonho’? Um pouco, mas uma coisa é certa, estamos muito mais perto com um ROG Phone 3 na mão, do que com qualquer outro aparelho do mercado.
(Primeiras Impressões) ROG Phone 3: Poderoso até dizer chega
Especificações técnicas principais:
- Ecrã AMOLED 10-bit HDR10+ de 6.59” (1ms), capaz de chegar aos 144Hz e resposta ao toque de 270Hz. (Conta com certificações para conforto visual // Resolução: 2340 x 1080)
- SoC Qualcomm Snapdragon 865 Plus 3.1Ghz (Suporte a Overclock e Underclock)
- Armazenamento UFS 3.1
- Memória RAM até 16GB LPDDR5
- Bateria de 6000 mAh
- Suporte a redes 5G
- Sistema de refrigeração GameCool 3
- Áudio GameFX (7 ímanes para mais poder e menos distorção)
Portanto, como já disse algumas vezes, o ROG Phone 2 (Review Aqui) foi um dos aparelhos que mais me impressionou no ano passado, visto que não só foi capaz de oferecer uma performance de topo, como também contava com o primeiro ecrã OLED capaz de chegar aos 120Hz. Sim, a funcionalidade que a Samsung ofereceu nos seus Galaxy S20 de 2020, e que tanto se esforçou para publicitar… A ASUS já tinha no bolso em 2019.
Nota do Redator:
Apesar do mercado de Gaming Phones ser basicamente um ‘nicho’, a verdade é que as suas funcionalidades inovadoras são quase sempre adotadas por outros modelos ‘mainstream’ mais tarde. Um excelente exemplo é mesmo os ecrãs de 90, 120 e 144Hz, que são agora uma das características chave dos topos de gama de muitas fabricantes de referência do mundo Android. (Algo que tivemos a oportunidade de ver pela primeira vez no Razer Phone de 2017 e ROG Phone 1 de 2018)
Entretanto, claro que não é justo comparar um ‘gaming phone’ com um topo de gama tradicional… Ou será que é? Ao fim ao cabo, o que queremos não é um telemóvel rápido? É que para isso precisamos dos melhores componentes, ou seja, faz todo o sentido olhar para um aparelho deste tipo.
Muito resumidamente, se há coisa que irá encontrar neste ROG Phone 3, é tudo o que a indústria tem de melhor. Mas vamos por partes.
Design e Ecrã
O ROG Phone 3 é um autêntico monstro das especificações ao contar com o super rápido Snapdragon 865+ a 3.1GHz, e uma super bateria de 6000mAh. Mas o que realmente impressiona no meio disto tudo, é que mesmo com o acréscimo da bateria e de performance, as dimensões do aparelho não mudaram em relação ao modelo do ano passado.
Uma vantagem porque não só não terá de lidar com um aparelho gigantesco, como também irá ter suporte a todos acessórios do modelo do ano passado. (Ainda assim, a ASUS renovou toda a gama de acessórios para acompanhar o novo aparelho)
No entanto, se pensa que por ter as mesmas dimensões tem aqui um aparelho digno de entrar na moda Lisboa, pode desde já tirar o cavalinho da chuva. Um ROG Phone não é nem nunca será um aparelho super fino e sem margens, porque não é essa a filosofia deste segmento. E ainda bem que assim é, neste segmento queremos é performance e autonomia para dar e vender. E na verdade, no campo do design, o ROG Phone 3 até é um aparelho bastante interessante dentro da sua onda dos videojogos, ao contar com uma iluminação RGB forte e linhas arrojadas a fazer lembrar um carro de corrida cheio de cavalagem.
Ecrã
Pois bem, apesar do design e formato do aparelho não ter mudado muito, o ecrã teve uma evolução extremamente interessante. Ao fim ao cabo, temos um painel OLED capaz de chegar aos 144Hz, o que claro está, traz um mundo completamente novo de fluidez ao mundo dos smartphones. É que os 144Hz são apenas parte da história, para completar o pacote 1ms como tempo de resposta, bem como uma resposta ao toque de 270Hz.
Isto é algo que tem de experienciar em primeira mão para perceber o impacto que este tipo de ecrã irá ter no seu dia a dia. No meu caso, posso dizer que voltar para um ecrã de 60Hz vai ser uma autêntica dor de cabeça. Mas lá está, é este o objectivo da ASUS.
Contudo, como é um telemóvel para jogos, pode esquecer o tão desejado ‘Ecrã Infinito’, aqui temos margens bastante evidentes para evitar os afamados toques acidentais enquanto joga.
Performance e Autonomia
O ROG Phone 3 está equipado com o muito recente Snapdragon 865+ capaz de chegar a uns impressionantes 3.1Ghz, bem como uma impressionante célula de 6000mAh. Por isso, a performance e autonomia nunca irão ser um problema neste menino.
No entanto, como ainda não tive oportunidade de testar tudo isto a fundo, vamos deixar este tema para a análise detalhada. Ao fim ao cabo, os 144Hz são muito giros, mas também são bem capazes de arruinar baterias.
Fotografia
Como sempre faço em qualquer smartphone que recebo, escrevo sempre um pequeno artigo para passar as minhas primeiras impressões. Por isso, vou sempre ao quintal tirar a foto da praxe ao cão e aos objetos que penso oferecer mais detalhe visual. É uma excelente maneira de testar o aparelho na hora, visto que é possível ir a qualquer mini-análise minha e encontrar as mesmas exatas fotos.
Pois bem, isto foi o que o ROG Phone 3 foi capaz de oferecer com o seu sistema equipado com três câmeras:
Conclusão
Antes de mais nada, posso dizer que o ROG Phone 3 é sem grandes dúvidas o smartphone mais poderoso à face da terra. E meus amigos, já testei todos os topo de gama do mercado, incluindo dos Gaming Phones já lançados em 2020, onde tenho de salientar o BlackShark 3 da Xiaomi e Red Magic 5G da Nubia.
Além disso, é também um smartphone que sai um pouco fora da caixa, ao oferecer um design com linhas mais agressivas que o tradicional Galaxy, Mate ou iPhone. Mas que na verdade é uma lufada de ar fresco, e que até me faz sentir um pouco ‘radical’.
Enfim, estas são as minhas primeiras impressões. Se quiser saber mais acerca do aparelho, não hesite em deixar algumas perguntas nos comentários. E claro, nada melhor que esperar pela análise detalhada.
Entretanto, se estiver interessado já pode comprar aqui:
Mais Artigos...
- Explosão no espaço que fez lembrar o Big Bang? Estamos em...
- A Epic Games Store vai ‘lavar a cara’ para trazer novas...
- AMD está a preparar uma placa gráfica com o nome… ‘NVIDIA...
- Razer e AMD fecharam parceria para utilização da iluminação Chroma!
- Mega-promoção: Super-coluna Tronsmart Mega por 33 Euros!
- Pixel 4A sem ligação à rede 5G? O que se passa...
- HTC Exodus 1s: o smartphone mais barato para as bitcoins
- AMD quer meter as Super no bolso com as novas Radeon...
- Black Shark 3 Pro terá botões adicionais para Gaming!
- (Especial) Como aumentar a performance do seu computador?
- RedMagic 5G é oficial com um super ecrã de 144Hz e...
- Sony diz que a PlayStation 5 pode ser mais barata do que o esperado!
- Lost in Space: A série que não podem perder na Netflix!
- Motorola Razr já guincha e não é mesmo nada fácil de...
- Utilizar um carregador público pode ser perigoso para o seu smartphone??
- Nokia 5.3: leak de última hora revela especificações e preço
- Huawei Nova 5i Pro já está à venda. Vale realmente a pena?
- CPUs AMD Ryzen vão receber mais de 100 otimizações em Novembro
- Soda Player para AceStream ou visualização de conteudos? Má ideia…
- A resposta da AMD à NVIDIA pode ter alguns problemas escondidos…