O Uber anunciou nesta quarta-feira (13) um conjunto de medidas de segurança durante a pandemia do novo coronavírus para motoristas e passageiros do aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). A principal mudança é o uso obrigatório de máscaras para motoristas e passageiros em corridas. Motoristas deverão tirar uma foto para comprovar o uso da máscara antes de acessarem o Uber Driver para aceitar solicitações de corrida. Além disso, todas as modalidades de corrida agora aceitam um passageiro a menos, já que o Uber passará a proibir que pessoas sentem no banco do carona, ao lado do condutor.
Motoristas e passageiros deverão concordar com os termos antes de fazer viagens no Uber. O aplicativo também ganhará novas opções de avaliação de viagens para que todos os usuários (independente de sua função) possam denunciar caso pessoas não sigam os critérios de higiene. A empresa começou a notificar usuários hoje, pelo e-mail cadastrado no aplicativo, para que se preparem a se adaptar aos requerimentos que entram em vigor na próxima segunda-feira (18).
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Medidas para passageiros
A partir da próxima segunda-feira (18), quando o passageiro abrir o aplicativo do Uber no celular pela primeira vez, uma mensagem será exibida informando as novas demandas do serviço tanto para motoristas quanto para clientes, sendo a principal delas o uso obrigatório de máscaras para todos os usuários.
Ao pedir uma corrida, o usuário deverá concordar com os termos de segurança e proteção do Uber para poder realizar a viagem. A página de opções de modalidade de corridas mostrá o número reduzido de passageiros aceitos por cada modalidade. Por exemplo, corridas de UberX agora permitirão somente três pessoas por vez, já que o uso do banco do carona está proibido para promover o distanciamento social e diminuir o risco de contágio.
Quando um condutor aceitar a viagem, será exibida na tela um aviso de que o motorista está usando máscara, junto às demais informações, como modelo, cor e placa do carro. Caso o motorista não use uma máscara ao receber o passageiro, este terá o direito de cancelar a viagem e informar o motivo à empresa Uber. Além disso, o cliente receberá orientações ao entrar no carro, como deixar a janela aberta (quando possível) e lavar as mãos com frequência. Este aviso aparecerá sempre que o passageiro pedir uma corrida.
Medidas para motoristas
No caso dos motoristas, o primeiro acesso ao Uber Driver na segunda-feira mostrará na página inicial um vídeo de como usar máscaras corretamente, segundo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Antes de ficar online no aplicativo para poder aceitar viagens, será preciso que o condutor confira uma lista de critérios, como usar máscara, não dirigir com sintomas de Covid-19, lavar as mãos com frequência e higienizar o carro.
Quando o motorista assinala que realizou todas as ações indicadas, os passageiros das próximas viagens verão as medidas de segurança marcadas junto às informações do carro. Entretanto, para visualizar as corridas disponíveis, o condutor deverá antes tirar uma foto do rosto para comprovar que está usando a máscara. O aplicativo Uber Driver detectará, a partir da imagem, se o motorista de fato está protegido.
O condutor também terá o direito de cancelar a viagem ou dar uma avaliação de menos de cinco estrelas caso o passageiro não use máscara, e o Uber enviará uma notificação para ambos — agradecendo pelo aviso do motorista e informando ao passageiro os novos requerimentos do Uber para corridas.
Segurança no Uber Eats
Entregadores do Uber Eats deverão seguir os mesmos critérios de limpeza que os mot
Outras medidas do Uber durante a pandemia
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Uber implementou algumas medidas para adequar o aplicativo ao momento. Por exemplo, a modalidade Uber Juntos, que permitia viagens compartilhadas, está temporariamente suspensa para evitar maior contágio da Covid-19. No Uber Eats, a empresa tomou iniciativas como retirar taxa de entrega de pequenos restaurantes para auxiliar negócios de menor porte.
Nesta segunda-feira (11), o aplicativo ganhou a modalidade de corrida Uber Flash, para realizar entrega de produtos para pessoas físicas. Já a opção Uber Direct permite que empresas tenham a opção de delivery para clientes com carros particulares por meio do app de transporte.
Como conseguir adesivo da 99 Pop e Uber? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- INTZ começa torneio de LoL no México com vitória e também derrota
- Skate smart para qualquer um promete ser o menor veículo elétrico do mundo
- 5 jogos que tentaram entrar nos esports, mas não conseguiram
- Onde encontrar GIFs; as melhores ferramentas para achar imagens animadas
- Empresa inicia pré-venda de viagens em táxi voador para daqui a 2 anos
- Lego Dimensions terá personagens de Senhor dos Anéis, Hobbit e mais
- Como usar o cartão de débito virtual do Caixa Tem para fazer compras
- Apex Legends: entenda ranking e veja dicas para jogar e subir de patente
- Afinador online: veja como usar o Cifra Club no PC e no celular
- Como buscar usando a pesquisa por frames do YouTube
- Paredão BBB 20: como votar para eliminar Bianca, Felipe ou Flayslane
- Intel anuncia novos Core i de 10ª geração com foco em AI e GPU Iris Plus
- Como gravar tela do computador com a extensão para Chrome Loom
- Nova câmera da Xiaomi tem suporte a 4K e pode concorrer com GoPro
- The Last of Us 2 tem quanto tempo de jogo? Veja perguntas e respostas
- Como ganhar saldo na Google Play Store de quatro formas diferentes
- Fonte para MacBook carrega iPhone e outros aparelhos ao mesmo tempo
- Projetor Full HD: conheça os principais modelos à venda no Brasil
- Halo 5: testamos a versão beta do multiplayer do esperado game
- Android 11: Google lança versão Beta do novo sistema operacional