O Facebook Spaces, novo aplicativo da rede social, leva os usuários para um espaço de realidade virtual (VR) onde é possível interagir de várias formas. A plataforma está disponível em versão beta. Ou seja, apenas para testes limitados. Sendo assim, ainda apresenta recursos incompletos. O Facebook Spaces pode ser baixado na Oculus Store — loja de apps do Oculos Rift, para realidade virtual — e necessita usar o acessório Touch.
Facebook lança na f8 2017 plataforma de filtro 3D e realidade aumentada
Com o Facebook Spaces é possível interagir com outros usuários do Facebook com uma versão "Second Life" do seu perfil: criar um avatar virtual com seus traços próprios, convidar amigos para participar de conversas em um ambiente 3D, ver vídeos e fotos em 360 graus e em tempo real, visitar locais virtuais interativos do mundo todo, fazer chamadas de videoconferência com amigos — mesmo que eles não usem o Spaces — e, até mesmo, compartilhar selfies em “VR”.
Avatar e interação
A criação de avatar é o primeiro passo no Facebook Spaces. A plataforma define um visual básico com base em foto sua preferida e, a partir daí, é possível modificar cabelo, acessórios, roupas e outros detalhes. Assim que o avatar estiver pronto, já é permitido entrar no espaço virtual e convidar amigos.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Durante um bate-papo dentro do Facebook Spaces, o usuário pode enviar textos ou desenhos — feitos em ferramentas dinâmicas — que ficam “vivos” na tela, na frente dos outros avatares. Além disso, um chat em voz também estará ativado para permitir a interação direta, com direito a movimentos em tempo real de cada um dos avatares, possíveis por meio usando o acessório Touch, do Oculos Rift.
Comunicação em tempo real
Como citado, quem está de fora também pode participar, por meio de chamadas em vídeo. Quem não usar o Facebook Spaces vai poder acompanhar sua chamada com o avatar por meio de uma janela que será aberta com a câmera do usuário fora do ambiente virtual da rede social. Tudo isso com suporte a adesivos, filtros do Facebook Messenger e outras ferramentas — como a criação de desenhos 3D.
Tudo acontece em tempo real, mas sempre com o Oculos Rift conectado e posicionado na cabeça do usuário. Ainda não é possível utilizar o Facebook Spaces via plataformas móveis, o que pode mudar no futuro – incluindo uma possível extensão para outros visores de realidade virtual.
Qual óculos de realidade virtual vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo.
No futuro
Ainda que o Facebook Spaces esteja em versão beta e apresente funções limitadas, o Facebook já promete novidades “em breve”. Segundo a rede social, a ideia é que os usuários se familiarizem com a nova plataforma de realidade virtual e que tenham a experiência inédita para que, depois, o serviço possa ser expandido de forma natural e divertida — paralelamente a popularização de Oculus Rift, por exemplo.
Um projeto do que seria o Spaces foi demonstrado por Mark Zuckerberg em eventos passados, mas ainda em formato básico e sem previsão de lançamento específico. Agora Facebook Spaces já pode ser aproveitado por quem possui os acessórios necessários — saiba como comprar.
Via Facebook
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Veja como usar o app Carnaval 2015 O Globo e encontre os bloco do Rio
- The Division terá open beta para jogadores no PS4, Xbox One e PC
- Como aprender inglês ouvindo música
- Confira dicas para ganhar dinheiro rápido em No Man’s Sky
- Veja localização dos bolos de aniversário de Fortnite em 2020
- AMD Ryzen 3 2200G e Ryzen 5 2400G: veja prós e contras dos processadores
- Como baixar filmes no Amazon Prime Video para assistir offline no PC
- Como usar o Smash para transferir arquivos online sem limite de tamanho
- Carregue vídeos do YouTube mais rápido usando Smartvideo; veja como
- MacBook Air vs Zenbook 14: compare ficha técnica e preço dos notebooks
- Como encontrar todas as chaves de Resident Evil 7
- Como compartilhar vídeos do Kwai nos Stories do Instagram
- Como mandar Vivo Me Liga
- Watch Dogs 2: aprenda como funciona o modo online do game da Ubisoft
- Como dançar no Roblox
- GeForce RTX 2080 Ti vs 2080 Super: compare as placas de vídeo da Nvidia
- Sony lança action cam 4K para rivalizar com GoPro na CES 2015
- Tinder libera feed cronológico com fotos do Instagram para todos
- Como baixar música para ouvir no iPhone
- Veja como usar o Serengifty, app que ajuda a presentear amigos