Análise Razer Viper Ultimate: A Razer é inegavelmente uma das fabricantes de Ratos Gaming mais populares do mercado, algo que não acontece por acaso! Afinal de contas, estamos a falar de uma fabricante que já tem alguma experiência no ramo.
Dito isto, já passaram alguns meses desde que a empresa anunciou a chegada dos seus leves e rápidos Razer Viper e Razer Viper Ultimate. Mas será que valem a pena? Sem dúvida! Especialmente quando falamos da versão sem fios.
Análise Razer Viper Ultimate: O melhor rato sem fios que o dinheiro pode comprar
Portanto, o Razer Viper Ultimate pega no espetacular sensor e leveza do Viper ‘normal’, e arranca-lhe o fio, para nos oferecer um dos mais interessantes ratos sem fios do mercado atual. Aqui temos todas as ideias que a Razer implementou tendo como base o mundo dos e-Sports, num molde completamente sem fios, mas bateria suficiente para nunca o deixar ficar mal.
Em suma, o Viper Ultimate consegue ‘cortar a trela’, sem perder quase nada nesta decisão, tornando-se num sério concorrente ao lugar de melhor rato para gaming sem fios do mundo.
Design
Tal e qual como o Viper original, a versão Ultimate é uma versão tipo de gama de um rato focado nos e-sports. Dito isto, temos 8 botões (os dois principais, a roda, dois botões macro de cada lado, e ainda um botão para mudar os DPIs). Ainda assim, a verdade é que apenas irá conseguir usar 5 botões com alguma normalidade, visto que os dois botões do lado oposto ao seu polegar raramente irão ser utilizados, e o botão de mudança de DPIs está num local de acesso difícil.
Um design ambidestro faz sentido?
Esta é a questão do milhão de euros, visto que na grande maioria dos casos irá acabar por ter uma posição menos confortável. No entanto, o Viper Ultimate parece ser uma boa exceção a esta regra, tal é o nível de conforto a que fui sujeito durante o teste.
Ainda assim, se por acaso está habituado a um rato de grandes dimensões, é provável que vá achar as dimensões do Viper um pouco estranhas, isto já para não falar do diminuto peso que foi um autêntico choque para mim, que estava habituado ao grande e pesado Logitech G502 Hero.
Um rato sem fios não é mais pesado? Especialmente com Switches mecânicos?
Normalmente sim, devido a todo o hardware adicional que tem de ser implementado, como a bateria ou componentes para a ligação sem fios. Contudo, o Viper Ultimate pesa apenas 74 gramas, o que nos dá mais 5g relativamente ao modelo normal com fios.
Além de tudo isto, temos ainda componentes mecânicos na forma de switches óticos debaixo dos botões. O que segundo a Razer torna todo o periférico mais durável em relação a outras ofertas mecanizadas. Supostamente também elimina algum do delay/lag dos mecanismos mais antigos. Em suma, qualquer que seja o objetivo da Razer, posso dizer que os switches são realmente bons, apesar de não notar qualquer diferença no tempo de resposta.
O Razer Viper Ultimate tem um sensor ótico Focus+ capaz de chegar aos 20000 DPI
Sim, eu sei que quase ninguém no seu perfeito juízo irá utilizar a definição máxima deste sensor. Visto que até os jogadores profissionais preferem usar menos DPIs para conseguiram mais controlo sob o hardware.
Mas tudo isto é pouco importante, porque esquecendo os 20.000 DPIs do rato, temos aqui um sensor extremamente preciso, capaz de lhe oferecer toda a performance que realmente precisa.
A ligação sem fios é boa?
Um dos grandes problemas dos ratos sem fios é mesmo a qualidade da ligação ao computador. Pois bem, neste caso temos uma dongle RF de 2.4GHz a tratar de tudo. Ou seja, a ligação não é Bluetooth, e ainda bem, visto que a estabilidade e tempo de resposta é realmente superior nesta situação.
Sim, vai ter de continuar a usar uma porta USB para ligar o seu rato. No entanto, não tem de lidar com o arrastar do cabo na sua secretária. Algo que verdadeiramente sempre me irritou enquanto jogava com ratos com fios.
O trono de carregamento extra! (Doca)
O Razer Viper Ultimate não vem com a doca de carregamento incluída, o que é realmente uma pena. Mas se por acaso não se importa de pagar os 25€ extra, por favor compre este extra, visto que complementa seriamente toda a experiência sem fios deste rato. Ao acoplar o rato à doca via dois contactos de cobre de forma magnética. (A doca também tem iluminação RGB!)
Bateria
Segundo a Razer, o Viper Ultimate é capaz de chegar às 70 horas de bateria. Algo que não testei na forma mais científica possível, visto que o meti quase sempre a carregar quando acabava as minhas sessões de jogo. (Isto porque a doca serve para isto mesmo! É super fácil meter o menino a carregar após uma jogatana)
Ainda assim, decidi passar a última semana sem o carregar uma única vez, utilizando a iluminação Chroma ao máximo. E resumindo e concluindo, nunca tive problemas de bateria.
Software
Como quase todos os periféricos Razer, temos de utilizar o software Razer Synapse para ter acesso a todas as funcionalidades e iluminação do rato.
Dito isto, o Ultimate é capaz de armazenar 5 perfis na memória interna. Algo que não tem limite caso utilize o Razer Synapse
Conclusão
Em suma, o Razer Viper Ultimate é neste momento um dos meus rato sem fios favoritos. Sendo muito provavelmente um dos melhores periféricos que pode comprar para elevar a sua experiência gaming para um nível completamente novo.
Sim, não é um rato barato a custar 155€. Mas também lhe posso garantir que não irá ficar mal servido.
Entretanto, se estiver interessado pode comprar na GlobalData com o nosso cupão ‘GDl20’ que lhe irá oferecer um pequeno desconto. (Clique aqui)
Mais Artigos...
- A Sony já confirmou. A PlayStation 5 vai mesmo chegar aos...
- 855 vs 855 Plus: O que muda no novo Qualcomm Snapdragon?
- Google: Vai deixar de receber spam por SMS no seu Android!
- A Intel desistiu de liderar… O plano atual é seguir o...
- Android 10: lista dos smartphones Huawei que o vão receber!
- Final Fantasy VII Remake não vai ter uma versão PS5!
- O atraso no lançamento de CyberPunk 2077 é culpa da Xbox...
- HTC Desire 19+ vem para a Europa mas pode passar despercebido
- Mercado de smartphones em queda! (À exceção da Samsung e Huawei)
- Samsung Galaxy S9/S9+: Android 10 beta já está a chegar!
- Instagram para Android já recebeu o novo modo escuro
- Joga Gears 5? Cuidado que as Flashbangs foram Nerfadas!
- Nubia Red Magic 5G arrasa tudo com 16GB de memória!
- A Xiaomi lançou um monitor gaming curvo de 34” a um...
- AMD Ryzen 3000: Que motherboard escolher? X570 ou B450?
- AMD quer conquistar a gama média com o CPU Ryzen 5...
- Samsung Galaxy Fold 2: o super-dobrável está a caminho!
- Android 10 chegou ao Samsung Galaxy S9. Atualize já!
- Oops!? A placa gráfica Intel Xe DG1 vai ser equivalente à...
- (Huawei) Estados Unidos queriam aumentar restrições… Mas desistiram!