Uma variante do Trojan bancário “Cerberus” é capaz de interpretar os códigos gerados pela aplicação de autenticação de dois fatores Google Authenticator. Um dos sistemas 2FA mais utilizados no sistema operativo Android.
Google Authenticator: nova ameaça rouba códigos de segurança
A autenticação de dois fatores é uma das formas mais seguras de fazer login numa conta online. Se a aplicação que gera os códigos puder estar instalada num smartphone ao invés de estar à espera que chegue uma mensagem SMS tudo é melhor e mais rápido. É que deste modo não é necessário o envio de mensagens (que podem ser potencialmente interceptadas). Infelizmente para a Google, a sua aplicação 2FA está agora vulnerável a malware.
De acordo com uma informação publicada recentemente pelos investigadores de segurança da Threatfabric, uma variante do trojan bancário “Cerberus” conseguiu, em janeiro passado, detectar os códigos gerados pelo Google Authenticator e explorá-los para fins maliciosos. Para conseguir isto, o malware tira proveito das funcionalidades de acessibilidade do Android.
“Ao abusar dos privilégios de acessibilidade, esse malware pode agora roubar códigos 2FA a partir do Google Authenticator. Quando iniciamos a aplicação, esta ameaça pode obter o conteúdo da interface e enviá-lo a um servidor de comando e controlo” refere a empresa de segurança.
A Threatfabric revelou que esta nova funcionalidade do Cerberus não parece estar a ser comentada em muitos fóruns frequentados por hackers. Isto sugere está atualmente numa fase de testes. E, portanto, pouco (ou não) explorado. No entanto, pode representar uma grande ameaça para muitos serviços que utilizam a identificação de dois fatores, seja simplesmente fazendo login na conta do Twitter ou da Google … ou em serviços bancários.
Devido ao modo como funciona, o malware pode finalmente interagir também com outras aplicações 2FA que não o Google Authenticator. É, portanto, da responsabilidade da Google, fortalecer as proteções do Android o mais rapidamente possível contra este tipo de ameaça.
Mais Artigos...
- Vivo V17 Pro: Um smartphones com duas câmeras ‘Pop-Up’!?
- Battlefield V: Novo modo 5 vs 5 foi cancelado! O que aconteceu?
- Ansioso pelo novo Battlefield? Poderá vê-lo em 2022 na PS5 e Scarlett!
- Moto G8 Power aparece no Geekbench com 4GB de RAM
- PS5: Quais os jogos já confirmados e quais os mais aguardados?
- Especificações do Google Pixel 4 e 4 XL acabaram de chegar à Internet
- Xiaomi Mi Note 10: todos os segredos do novo smartphone!
- Novo “Leak” de Resident Evil 8 revelou ainda mais conteúdo!
- Tecnologia modular da Intel pode revolucionar o mundo dos PCs!
- Resistência do Motorola RAZR em causa? Novo vídeo impressiona!
- BQ Aquaris 5
- Waze ganha suporte para mais um serviço de streaming de música
- Caixa do Huawei Mate 30 cai na Internet e revela tudo!
- (Primeiras Impressões) Samsung Galaxy S20 Ultra: Vale a pena?
- Japan Studio Fun Meeting 2019: Evento da Sony já foi anunciado!
- Fotos ao vivo do Redmi 8A chegam à Internet! Mudou tudo!
- (PlayStation 5) Afinal, os cartuchos são para a grande novidade da consola
- Leak revela novidades do Xiaomi Mi 9 Pro 5G e do...
- Activision Blizzard decidiu abandonar o NVIDIA GeForce Now!
- Xiaomi Mi TV 5 é uma ameaça séria com ecrã 4K...