A Google e Microsoft têm um relacionamento um pouco complicado. Por vezes, as duas empresas colaboram para melhor. Outras vezes, usam táticas questionáveis para tentarem roubar utilizadores uns aos outros. No exemplo mais recente, a Google está a levar os utilizadores do novo browser Edge da Microsoft, baseado no Chromium, para o Chrome, através dos seus serviços online. Uma espécie de campanha de marketing a nível global em que o Google Chrome aponta tudo o que tem ao Edge.
Google Chrome aponta todas as armas ao Microsoft Edge
Conforme os sites TechDows e MSPU descobriram nos últimos dias, a Google começou a mostrar uma mensagem em quase todos os serviços online para os utilizadores do Edge. Esta mensagem leva sempre os utilizadores do Edge a fazerem o download do Chrome, publicitando funcionalidades extra.
Por exemplo, no Google Docs, a Google mostra uma pequena mensagem pop-up na página que menciona como o Google Docs só funciona offline se estiver a utilizar o browser Chrome. No entanto, o Google Docs está longe de ser o único exemplo. É que a Google também mostra esses pop-ups “Mudar para o Chrome” para utilizadores do Microsoft Edge na página inicial de pesquisa, no Google Notícias e até no Google Tradutor. Abaixo estão algumas capturas de ecrã.
Obviamente, estas mensagens não estão a prejudicar os utilizadores do Microsoft Edge. Além disso, a Google até tem o direito de mostrar essas mensagens nos seus serviços, simplesmente incentivando as pessoas a descarregar o Google Chrome. No entanto, é muito interessante que essas mensagens tenham começado a aparecer para os utilizadores do novo Edge da Microsoft baseado no Chromium apenas nos últimos dias. Ainda mais interessante é que a Google não mostra essas mensagens a quem utiliza outros browsers baseados no Chromium, como o Opera. Isto leva-nos a pensar que talvez o novo Edge esteja a assustar o Chrome.
Uma coisa é certa. A Microsoft tem vindo a tomar as escolhas certas e isto é notório no que se tem passado, não só no Edge, mas também noutras aplicações que tem lançado para plataformas Android. O Your Phone é outro dos excelentes exemplos disto.
Mais Artigos...
- Grand Theft Auto V foi considerado o jogo da década!
- ROG Phone 2 vs Note 10+ vs OnePlus 7 Pro: Quem...
- Placas gráficas Intel: Os primeiros ‘DevKits’ estão a caminho dos estúdios!
- Apple lança Powerbeats Pro em novos países – Portugal incluído
- PS5 Pro e PS5 chegam ao mesmo tempo por causa da...
- NVIDIA GeForce GTX 1660 Super chega já no dia 22 de...
- Os PCs estão mais poderosos, mas no dia a dia não...
- Mi CC9 Pro: câmera tripla com 108 megapixéis por 360 Euros
- Samsung Galaxy A20s chegou com câmeras traseiras triplas
- Atenção influenciadores! Chegou o AutoResponder for Instagram
- Segunda temporada de The Witcher? Tudo o que precisa de saber!
- GTA VI na PlayStation 5 e nova Xbox vai ter gráficos super realistas!
- AMD Boost oferece mais 23% de performance às placas Radeon!
- Qual é a razão para o estrondoso sucesso dos filmes da Marvel!?
- (Opinião) Huawei Mate 20 Pro: Ainda vale a pena passados tantos meses?
- Huawei Mate 30 tem mais uma grande novidade na bateria!
- Smartphones com baterias amovíveis podem estar de volta!
- Os jogos na Stadia não estão a 4K? A culpa é de quem os fez!
- Samsung Galaxy S20+: imagem mostra o novo super zoom!
- As primeiras AMD Radeon RX 5700 ‘Custom’ já estão a chegar!