A Google e Microsoft têm um relacionamento um pouco complicado. Por vezes, as duas empresas colaboram para melhor. Outras vezes, usam táticas questionáveis para tentarem roubar utilizadores uns aos outros. No exemplo mais recente, a Google está a levar os utilizadores do novo browser Edge da Microsoft, baseado no Chromium, para o Chrome, através dos seus serviços online. Uma espécie de campanha de marketing a nível global em que o Google Chrome aponta tudo o que tem ao Edge.
Google Chrome aponta todas as armas ao Microsoft Edge
Conforme os sites TechDows e MSPU descobriram nos últimos dias, a Google começou a mostrar uma mensagem em quase todos os serviços online para os utilizadores do Edge. Esta mensagem leva sempre os utilizadores do Edge a fazerem o download do Chrome, publicitando funcionalidades extra.
Por exemplo, no Google Docs, a Google mostra uma pequena mensagem pop-up na página que menciona como o Google Docs só funciona offline se estiver a utilizar o browser Chrome. No entanto, o Google Docs está longe de ser o único exemplo. É que a Google também mostra esses pop-ups “Mudar para o Chrome” para utilizadores do Microsoft Edge na página inicial de pesquisa, no Google Notícias e até no Google Tradutor. Abaixo estão algumas capturas de ecrã.
Obviamente, estas mensagens não estão a prejudicar os utilizadores do Microsoft Edge. Além disso, a Google até tem o direito de mostrar essas mensagens nos seus serviços, simplesmente incentivando as pessoas a descarregar o Google Chrome. No entanto, é muito interessante que essas mensagens tenham começado a aparecer para os utilizadores do novo Edge da Microsoft baseado no Chromium apenas nos últimos dias. Ainda mais interessante é que a Google não mostra essas mensagens a quem utiliza outros browsers baseados no Chromium, como o Opera. Isto leva-nos a pensar que talvez o novo Edge esteja a assustar o Chrome.
Uma coisa é certa. A Microsoft tem vindo a tomar as escolhas certas e isto é notório no que se tem passado, não só no Edge, mas também noutras aplicações que tem lançado para plataformas Android. O Your Phone é outro dos excelentes exemplos disto.
Mais Artigos...
- Xbox Series X pode arrasar tudo na velocidade. Saiba porquê!
- EA afirma que tanto a PS5 como a Xbox Series X...
- Mercado de smartwatches está a ferver. Apple domina!
- NVIDIA GeForce RTX 3000: Chegam já em Junho de 2020!?
- Responsável pelo sucesso da Marvel pode ter Star Wars debaixo de...
- (Leak) AMD vai anunciar a sua Big Navi ‘NVIDIA Killer’ em...
- Imagens internas confirmam! Samsung Galaxy A51 tem 4 câmeras!
- A PS5 está a caminho, mas sabe qual é a placa...
- (Xbox Series X) – CPU vai ser equivalente ao Ryzen 5...
- Sony vai re-inventar o comando das suas consolas com a chegada...
- AMD vai pagar 12.1 milhões por enganar clientes com os CPUs...
- Android 10: lista dos smartphones Huawei que o vão receber!
- A resposta da Intel aos Ryzen 3000 apenas chega em 2020…
- Xiaomi Himo H1: a bicicleta elétrica do tamanho de uma folha A3
- Galaxy A21: quatro câmaras e ecrã AMOLED por cerca de 200...
- Patente revela: LG prepara o lançamento de novos smartphones!
- O ‘cooler’ da PlayStation 5 é tão luxuoso que irá encarecer...
- (Promoção) OnePlus 6T, 7 e 7 Pro voltaram a baixar de preço!
- Em 2020 vamos ter um novo SSD capaz de chegar aos...
- AMD: “Nós queremos placas gráficas Radeon em todo o lado!”