A Google e Microsoft têm um relacionamento um pouco complicado. Por vezes, as duas empresas colaboram para melhor. Outras vezes, usam táticas questionáveis para tentarem roubar utilizadores uns aos outros. No exemplo mais recente, a Google está a levar os utilizadores do novo browser Edge da Microsoft, baseado no Chromium, para o Chrome, através dos seus serviços online. Uma espécie de campanha de marketing a nível global em que o Google Chrome aponta tudo o que tem ao Edge.
Google Chrome aponta todas as armas ao Microsoft Edge
Conforme os sites TechDows e MSPU descobriram nos últimos dias, a Google começou a mostrar uma mensagem em quase todos os serviços online para os utilizadores do Edge. Esta mensagem leva sempre os utilizadores do Edge a fazerem o download do Chrome, publicitando funcionalidades extra.
Por exemplo, no Google Docs, a Google mostra uma pequena mensagem pop-up na página que menciona como o Google Docs só funciona offline se estiver a utilizar o browser Chrome. No entanto, o Google Docs está longe de ser o único exemplo. É que a Google também mostra esses pop-ups “Mudar para o Chrome” para utilizadores do Microsoft Edge na página inicial de pesquisa, no Google Notícias e até no Google Tradutor. Abaixo estão algumas capturas de ecrã.
Obviamente, estas mensagens não estão a prejudicar os utilizadores do Microsoft Edge. Além disso, a Google até tem o direito de mostrar essas mensagens nos seus serviços, simplesmente incentivando as pessoas a descarregar o Google Chrome. No entanto, é muito interessante que essas mensagens tenham começado a aparecer para os utilizadores do novo Edge da Microsoft baseado no Chromium apenas nos últimos dias. Ainda mais interessante é que a Google não mostra essas mensagens a quem utiliza outros browsers baseados no Chromium, como o Opera. Isto leva-nos a pensar que talvez o novo Edge esteja a assustar o Chrome.
Uma coisa é certa. A Microsoft tem vindo a tomar as escolhas certas e isto é notório no que se tem passado, não só no Edge, mas também noutras aplicações que tem lançado para plataformas Android. O Your Phone é outro dos excelentes exemplos disto.
Mais Artigos...
- HMD Global anuncia presença na IFA. O que vai apresentar?
- CEO da Huawei quer fazer da empresa uma titã invencível
- O futuro da Microsoft nos smartphones está nas mãos da Google!
- Need For Speed Heat não terá Loot Boxes.. Mas os DLCs vão ser pagos!
- ‘Leak’ sugere o lançamento de novas consolas Switch no fim do ano!
- Resposta da Intel aos Ryzen 3000 vai chegar com 10 núcleos...
- Intel Core i9-10900K apenas igualou o AMD Ryzen 9 3900X
- Galaxy Note 10: Já conhecemos o preço e os ‘prémios’ da pré-reserva
- (Leak) Data de lançamento e preço exato da PlayStation 5!
- Dark Mode traz mais 30% de bateria ao seu telemóvel com...
- Acer: um “all-in” para 2020 onde nem um trono escapa!
- (Leak) Deep Down pode vir a ser o próximo exclusivo da...
- Nova versão do GBoard melhora muito a escrita! Atualize já!
- OnePlus 7T Pro? OnePlus lança novo smartphone 5G em 2019!
- Sony prepara novo topo-de-gama com chipset Snapdragon 865
- ASUS IFA 2019 – A fabricante apresentou uma gama de produtos...
- Google integra modo de baixa luz na app Duo para Android e iOS
- O Galaxy Note 10 ainda não chegou às lojas… Mas já ganha prémios!
- MIUI 11: as primeiras imagens já estão na Internet!
- (Rumor) Google decidiu comprar a Fitbit! Mas… Para quê!?