Não é segredo para ninguém: apesar das grandes mudanças no gerenciamento e na estratégia de marketing do Xbox, a PlayStation conquistou essa geração e se recusou a desistir . O resultado é uma posição menos favorável para o próximo Xbox Series X - com um ecossistema entrincheirado do PS4, a Microsoft terá que trabalhar com unhas e dentes para recuperar sua antiga base de fãs. Sem dúvida, algumas das melhores pessoas do setor estão trabalhando no que a mensagem de marketing do Xbox precisa estar em 2020 . No entanto, as mensagens mais recentes de Phil Spencer podem indicar uma estratégia vencedora que poderia colocar o Xbox Series X em uma posição competitiva com o PS5: colaborar com desenvolvedores japoneses.
Deixe-me começar com um aviso: nós aqui no DualShockers somos descarados fãs japoneses de jogos e cultura. Somos um dos poucos lugares na Web que disponibilizaram Final Fantasy XV , Persona 5 e Judgement Game of the Year em seus respectivos períodos , e cobrimos as alterações de localização mais do que a média . Com essa introdução e possível viés fora do caminho, é fácil mostrar por que o suporte ao desenvolvedor japonês é uma das melhores maneiras de fortalecer a marca Xbox na guerra de console que está por vir.
Vale a pena notar que o Xbox sempre foi visto como uma marca americana - enquanto a Nintendo e a PlayStation tiveram uma posição mais dominante no mercado global. Apesar de fazer questão de cortejar os mercados japoneses, o Xbox vendeu cerca de 0,3% de seu total, aproximadamente 50 milhões de consoles no Japão. Lidando com a matemática para você, são cerca de 150.000 Xbox One flutuando pelo Japão desde o lançamento do console em 2013.
No entanto, este não é um artigo sobre como atingir o mercado japonês de jogos, que neste momento seria uma clara batalha perdida. Em vez disso, trata-se de trabalhar para criar parcerias e exclusividades com desenvolvedores e editores japoneses. E está claro que não somos os únicos com essa idéia - o chefe do Xbox, Phil Spencer, está sinalizando exatamente a mesma coisa.
No início da semana passada, Spencer revelou que estava viajando para o Japão, explicitamente para falar com desenvolvedores e editores sobre seus planos para 2020 e "além". Em resumo, para discutir as providências para o Xbox Series X:
É ótimo estar de volta ao Japão com a equipe conversando e ouvindo estúdios e editores incríveis sobre 2020 e além. Energia e emoção realmente fortes aqui sobre o futuro dos jogos.
- Phil Spencer (@ XboxP3) 20 de janeiro de 2020
Se isso não fosse suficientemente explícito, Spencer levou o assunto para casa com um Tweet no início do fim de semana. Citando seu Tweet anterior, Spencer não mediu palavras - ele sugere jogos não anunciados para a E3 2020 , o Xbox Series X e tudo menos dos desenvolvedores ou editores específicos com quem está conversando:
Semana incrível no Japão falando sobre Xbox Series X, @XboxGamePass e Project xCloud com editores e estúdios. Jogou jogos anunciados e não anunciados, falou sobre o E32020 e discutiu o futuro dos jogos. Sempre saia motivado pelo incrível talento criativo aqui no Japão. @Xbox_JP https://t.co/H2s67JG2Ie
- Phil Spencer (@ XboxP3) 25 de janeiro de 2020
Agora não se engane - além de ser um jogador prolífico, Phil Spencer é uma pessoa de marca experiente para a marca Xbox. Esses tweets são obviamente uma maneira de prever um crescimento significativo e uma estratégia de mercado definida para o Xbox Series X. Não está claro qual a quantidade de suporte que eles têm atualmente acumulado de desenvolvedores e editores japoneses, mas seria louco acreditar que nada está acontecendo.
Alguns dos anúncios mais brilhantes desta geração foram focados em algumas das parcerias e acordos de exclusividade com desenvolvedores japoneses aclamados pela crítica. Quer estejamos falando sobre a Sony compensando a exclusividade do PS4 para o Death Stranding da Kojima Productions , a Nintendo salvando a série Bayonetta ou a Microsoft revivendo o Phantasy Star Online 2 no Ocidente , existem poucos anúncios de notícias que dão a cabeça ao apoiar desenvolvedores japoneses. De fato, mesmo as notícias de que os proprietários do Xbox One poderiam começar a comprar jogos da Yakuza logo foram um benefício para sua imagem de relações públicas na comunidade de jogos .
Além disso, houve uma divisão bastante gritante entre a PlayStation e mais estúdios japoneses de nicho. Desenvolvedores e editores não se mostraram intimidados com o fato de a Sony ter empurrado seus jogos para ocidentalizar . Em última análise, isso significa alterações de localização que são excessivamente restritivas ou completamente cortadas partes inteiras do jogo . Isso não apenas incomodou uma parte significativa dos desenvolvedores, mas também criou algum atrito real com os defensores da censura na comunidade de jogos.
Em suma, este é um ponto para o Xbox Series X entrar e assumir o controle da crescente inquietação entre PlayStation e desenvolvedores japoneses. Embora a Sony esteja divulgando que o PS5 vem com muito mais expectativa de um público global, a Microsoft e a equipe do Xbox Series X devem fazer o possível para incentivar - por meio de liberdades criativas ou desenvolvedores japoneses de ienes a frio para criar um novo IP para seus plataformas. Mesmo que os jogos não sejam exclusivos do Xbox Series X, ter um amplo suporte de console e mudar o foco do PS5 colocaria o Xbox em pé de igualdade.
O Xbox tem trabalhado dia e noite para apelar para a cena dos jogos hardcore, depois de rejeitar muitos deles em 2013. Dando passos para comprar e criar novos estúdios incríveis, desenvolvendo o Xbox Games Pass, investindo no xCloud e estabelecendo o padrão para Backward Compatibilidade não é pouca coisa. No entanto, não há mais maneira certa de solidificar esse público apoiando desenvolvedores como Square Enix, FromSoftware ou Atlus a trabalhar em novos projetos especificamente para o seu ecossistema. Eu não ficaria surpreso se alguns desses desejos calorosos se concretizassem no Xbox Series X em uma agressiva conferência de imprensa da E3 2020.
Como último ponto interessante, parece que Doug Bowser - o presidente da Nintendo of America - fez uma viagem japonesa que se sobrepôs a Phil Spencer. Estranha coincidência, certo?
Ansiosos para ser um convidado aqui no próximo ano! #kyoto #nintendo pic.twitter.com/JVch5gc8Yg
- Doug Bowser (@thetruebowser) 22 de janeiro de 2020
Mas não me cite nessa.
Mais Artigos...
- Pokemon Sword and Shield dominam nas paradas britânicas enquanto Star Wars Jedi: Fallen Order estreia em segundo
- Mike Ybarra, vice-presidente do Xbox, sai da Microsoft
- Jogador do Fallout 76 constrói santuário no jogo em memória de Kobe Bryant
- As especificações de PC do controle foram reveladas
- A campanha nos Vingadores da Marvel pode durar até 30 horas
- Harry Potter: Wizards Unite tem o segundo maior mês de lançamento para um jogo de AR
- O cosplayer de Borderlands captura tão psicopata que parece uma captura de tela
- Horizon Zero Dawn, Nioh e Resident Evil 7 entre as novas adições à PlayStation Hits
- Pokemon lança vídeos oficiais do ASMR com Charmander e Chespin
- Nova conta no Twitter do Ape Escape da Sony Tweets Screenshot misteriosa
- Falcom revela novos detalhes sobre os próximos jogos da Kiseki e sugere versões do PS4 Ports of Evolution de entradas mais antigas
- Sony comemora 20 anos de fuga dos macacos com vídeo reflexivo
- Gust anuncia novo projeto com o teaser trailer (atualizado)
- Coronavírus citado por adiamento do Minecraft Festival
- Star Wars Jedi: Trailer de Lançamento de Fallen Order apresenta Sabres de Luz Duels Galore
- O Table Manners é um Sim maluco de namoro baseado em física que já está disponível
- Entrevista Dying Light 2 - Produtor fala sobre a próxima geração, zumbis, escolhas, estádios e densidade mundial
- 505 Games traz Horace, jogo de plataformas com história, para PC este mês
- Assassin's Creed III Remastered para Switch é realmente uma porta
- Adaptador HDMI Nintendo 64 anunciado pela EON Gaming