O coronavírus continua a espalhar-se pelo mundo e já existem mais de 17000 pessoas afetadas por esta doença. Além disso, a OMS já declarou o estado emergência internacional. O vírus transformou-se numa ameaça à saúde em todo o mundo. Embora a maioria dos pacientes esteja estabilizada, devemos lembrar que já tirou a vida a mais de 360 pessoas. No entanto, esta doença tem muitas outras consequências para além daquelas que afetam diretamente a saúde das pessoas. Neste caso em particular, falamos sobre uma possível queda nas vendas de smartphones na China que poderá começar a ser notada nos números do primeiro trimestre de 2020.
Coronavírus pode afetar a saúde do mercado de smartphones
O protocolo de ação diante de um problema como o coronavírus é muito claro. Quarentena e isolamento para evitar o contágio entre seres humanos. No entanto, há sempre uma hipótese desta ameaça escapar. Tudo isto porque vivemos na era da globalização em que cada pessoa pode viajar para qualquer parte do mundo sem nenhum problema. Portanto, as hipóteses de contágio são altas.
Até agora, a China agiu de forma excelente para evitar o contágio, sendo que alguns fabricantes como a Huawei e a Xiaomi, até implementaram as suas próprias medidas para ajudar na causa. No entanto, estas e muitas outras empresas do setor na China podem sofrer uma queda nos lucros devido ao próprio vírus. A Strategy Analytics realizou um estudo que prevê uma queda de 2% nos envios para distribuição internacionais. Uma diminuição que no país asiático continuará a cair para -5% dos embarques nacionais. Como esperado, o impacto inicial será assumido pela China. Mas outras economias, como o Japão e os Estados Unidos, podem também ser afetadas de forma colateral.
O encerramento temporário das lojas de algumas empresas, a retirada obrigatória dos trabalhadores afetados e as fortes medidas de segurança prevêem um 2020 que não pode começar bem para a maioria das marcas. Estão neste lote a Huawei, Xiaomi, Vivo, Oppo e OnePlus por serem marcas chinesas. Resta agora aguardarmos para percebermos como é que esta situação vai evoluir.
Leia também:
Mais Artigos...
- GeForce RTX 2070 Super vs Radeon RX 5700XT: Quem ganha?
- Pokémon Go: Qual a melhor maneira de derrotar o lendário Terrakion?
- Depois do Asus Zenfone 6 o ROG Phone 2 bate recordes!
- Tem um smartphone Samsung, Huawei ou Xiaomi? Pode estar em risco!
- O novo Galaxy S20 de 2020 fica atrás do iPhone X...
- Google Play Store: apps com pré-registo têm instalação automática!
- ASUS Zenfone 6 e 5Z recebem rom com o novo Android...
- BQ Aquaris 5
- The Walking Dead: Saints and Sinners é a nova aposta no...
- Update do Android 10 para o OnePlus 7 e 7 Pro...
- Jogos: Quais são os melhores lançamentos do mês de Agosto?
- ASUS acabou de confirmar a existência de motherboards AMD X590!
- (Jogos) Os estúdios continuam odiar ‘dar’ 30% de cada venda à...
- OnePlus Snowbots: a batalha das bolas de neve vai começar!
- OnePlus 7T não tem carregamento sem fios. Adivinha porquê?
- Aposta da Microsoft nos serviços pode roubar o trono à Sony PlayStation!
- Esqueceu-se do multibanco? Vai poder pagar com o WhatsApp!
- Redmi K30: um excelente gama-média por cerca de 280 Euros
- Steam Lunar New Year – Os descontos voltaram ao PC!
- Novas imagens da Sony PlayStation 5 mostram design sem V!