Pois bem, os timings da memória RAM sempre foram mais ou menos importantes! No entanto, desde que a AMD lançou os primeiros processadores Ryzen em 2017, baseados na arquitetura Zen, que a coisa ficou ligeiramente mais complicada para quem não percebe ou nunca ligou muito ao assunto.
É que caso não saiba, a arquitetura da AMD que tanto sucesso tem feito no mercado de processadores, e que até já vai na sua terceira geração de produtos (Ryzen 3000)… É um bocado dependente dos timings e velocidade da memória RAM do seu sistema.
(Especial) Os timings da memória RAM fazem diferença na performance?
Aliás, além de ganhar ou perder performance consoante a velocidade (MHz) e timings do kit usado, também existe alguma dificuldade na compatibilidade com os chips de memória nos módulos usados. (Nesta vertente, as coisas até já estão bem melhores em 2020, graças a um grande esforço da AMD, mas também das muitas fabricantes de memória DRAM.)
Dito isto, se por acaso está a pensar comprar um novo PC, ou fazer uma atualização a sério na sua fiel máquina de jogos. É provável que esteja a olhar para uma build AMD, com um processador Ryzen 3600, 3700X ou 3900X, que são inegavelmente três dos CPUs mais populares da atualidade.
Por isso, se está mais ou menos informado, é provável que também esteja de olho num kit de RAM DDR4-3600MHz CL16. Que claro está, é considerado por muitos como o ‘Sweet Spot’ da memória para builds AMD Ryzen. (Como é o caso da memória G.Skill Trident Z Neo RGB que testámos há algumas semanas)
Ainda assim, há vários kits de memória deste género, que são muito recomendados por vários fóruns e sites da especialidade que têm sub-timings um bocadinho ‘maus’… Será que isto é assim tão importante? Não!
Se por ventura está a pensar montar uma máquina para o seu dia-a-dia. Seja para trabalhar ou jogar, e não tem qualquer intenção de fazer OC (overclock), apenas tenha especial atenção a lista de compatibilidade da sua motherboard. Ou seja, verifique se o kit de RAM é realmente 100% compatível com a plataforma. E não se preocupe em demasia com os sub-timings, que a diferença de performance não é significativa o suficiente para ganhar cabelos brancos.
Contudo, se está a pensar levar a sua máquina ao máximo via OC, é sempre boa ideia meter as mãos nos kits com melhores timings e sub-timings que o dinheiro pode comprar. Porque irá conseguir levar o seu PC a outro nível.
Mais Artigos...
- Samsung Galaxy A10s é oficial: boa aposta ou um flop?
- Reparar o ecrã do Huawei Mate X custa um iPhone 11 Pro
- Temos novidades no caso Huawei + Estados Unidos!
- Samsung Galaxy M30s é a entrada em força da gama M...
- Nova política da Google Play Store não permite publicidade enganadora!
- Intel Core 10000 (Comet Lake) obrigam à compra de nova motherboard!
- Smartphones com ecrã ‘infinito’ baratos? Será possível?
- Overwatch 2 a caminho! Vai ser revelado já na BlizzCon 2019
- Google roubou algumas ideias ao Tinder para recomendar Filmes e Séries
- A Intel nos 22nm e 14nm… Enquanto a AMD já avança...
- YouTube Music ganha uma novidade no Android no iOS
- (PS5) Imagens do novo DualShock 5 chegaram à Internet!
- Samsung espera que o Samsung Galaxy Z Flip arrase o Fold!
- Xbox One: Cuidado com os comandos de voz! A Microsoft poderá ouvir!
- Xiaomi prepara novo smartphone com um furo no ecrã! Mi 10?
- Acha o Note 10 demasiado caro? E que tal um Galaxy S10+ a 700€?
- Xiaomi Mi Note 10 é o smartphone mais resistente da Xiaomi!
- Galaxy Z Flip: é este o segredo do novo ecrã dobrável!
- Tem um Nokia 7.1? Então temos excelentes notícias para si!
- Pixel 4 e Pixel 4 XL: tudo aquilo que já sabemos e as imagens!