(Especial) Sabe o porquê dos jogos antigos não funcionarem no seu PC? – Se por acaso aproveitou o Natal para montar um novo computador para jogos, ou simplesmente comprou um dos cada vez mais populares portáteis Gaming… É muito provável que tenha passado os últimos dias a jogar alguns dos jogos AAA mais recentes do mercado.
No entanto, se é um jogador de PC de longa data, é também provável que de vez em quando sinta alguma nostalgia. O que irá resultar na tentativa de instalação de alguns jogos mais antigos. (Quem nunca?)
Afinal de contas, a arquitetura do PC é a mesma e o Sistema Operativo continua a ser o Windows! Por isso, o jogo tem de correr sem qualquer problema não é? Errado!
(Especial) Sabe o porquê dos jogos mais antigos não funcionarem no seu PC?
Não devo ter sido o único jogador do mundo que já tentou instalar um Command & Conquer, ou Championship Manager dos anos 90, ou até um Need For Speed Underground e encontrou alguns problemas graves ao tentar carregar o jogo.
É que ao fim ao cabo, a coisa é bastante mais complexa daquilo que poderíamos esperar. No fundo, a potência não é tudo, caso contrário também poderíamos pegar num jogo da PS1, meter na PS4 Pro e jogar à vontade.
Existem várias razões para os jogos mais antigos não funcionarem num PC Moderno. Como por exemplo…
1. Os jogos antigos são aplicações de 32-bit ou 16-bit num mundo em que os 64-bit dominam
Portanto, a grande maioria dos processadores no mercado são de 64 bit. E claro está, apesar de ainda existirem versões do Windows de 32 bit, a maioria dos utilizadores usa uma versão de 64 bit.
Assim, caso não saiba o que isto implica, um programa de computador precisa de desenvolvido para máquinas de 32 bit, ou para máquinas de 64 bit. Não existe um meio termo!
Contudo, o que existe é um modo de compatibilidade dentro das versões mais modernas do Windows que simplesmente tenta emular um sistema de 32 bit para correr estes programas. Algo que nem sempre resulta a 100% devido à segunda razão.
2. Os jogos antigos podem precisar de bibliotecas que já não existem no Windows
Alguma vez já se deparou com uma mensagem de erro na abertura de uma aplicação ou jogo a dizer que falta um ficheiro .dll? Pois, alguns jogos vão tentar carregar algum código extra que antigamente se encontrava nas bibliotecas do Windows.
Mas com a passagem para os 64 bits, as versões mais recentes do Sistema Operativo deixaram estes ficheiros de lado. O que claro está, causa problemas sérios para os utilizadores menos informados.
3. As atualizações do Windows podem trazer incompatibilidades para alguns jogos mais antigos
As atualizações do Windows têm sido um pesadelo nos últimos anos, devido a um controlo de qualidade abaixo do que seria de esperar de uma empresa com a envergadura da Microsoft.
Dito isto, se muitas vezes perdemos programas recentes e muito populares com atualizações do Windows 10… O que dizer de programas antigos que seguramente não estão a ser testados pelo staff da Microsoft?
4. Antigamente não existiam processadores multi-core!
Gosta do seu novo Ryzen 9 3950X com 16 núcleos e 32 threads? Claro que sim! Mas os jogos antigos não.
Afinal, enquanto um jogo moderno já foi desenvolvido a pensar em processadores quad-core, hexa-core ou octa-core. Os jogos de antigamente não têm a mesma capacidade de repartir workloads entre núcleos. O que mais uma vez irá causar problemas sérios.
Nota do Redator – Isto já para não falar de versões de 16 bits do Windows (O W10 não consegue emular.) Ou de proteções arcaicas em CDs ou DVDs, que irão muito resumidamente impedir a leitura e posterior instalação do jogo
Conclusão – Existe ou não forma de jogar jogos antigos em PCs modernos?
Se realmente quer ter uma viagem nostálgica, pode sempre instalar uma versão diferente do Sistema Operativo no seu PC em dual boot. Até porque de forma bem curiosa, o que não falta no mercado são forma legítimas de obter o Windows 10 de 32 bit.
O mesmo pode ser feito com versões ainda mais antigas, como o Windows 7 ou até o Windows Xp.
Além disso, poderá também mexer diretamente nas definições do seu processador, de forma a evitar alguns dos problemas aqui mencionados. (Como por exemplo, limitar o programa a apenas um núcleo.)
Em última instância, pode sempre optar por serviços como o GOG, que dispõe de vários jogos antigos a preços muito apelativos.
Mais Artigos...
- Nova versão do Microsoft Edge chega com grandes novidades ao iOS
- Chrome para Android vai trocar velocidade por mais segurança
- Helio G90 e G90T: chegaram os todo-poderosos da MediaTek!
- Razer Raion: Um comando ‘Fightpad’ para o PC e a PlayStation...
- iPhone: Apple vai dar luz à maçã a pensar nas notificações
- Review Death Stranding: a vida difícil do super-carteiro Sam!
- PS5/Xbox Series X: O SSD vai fazer a diferença! Mas depende...
- Galaxy Note 10 ainda não foi lançado mas já tem um update!
- Procura por um smartphone bom e barato? O Nokia 2.3 é...
- Huawei Mate 30Pro chega à Europa com uma oferta louca!
- (Leak) Convite para o lançamento da nova Xbox confirma duas consolas!
- Honor Band 5: a pré-reserva da nova smartband já começou!
- Gosta de RGB no seu PC? Agora até os cabos da...
- IPTV Pirata – As operadoras estão apertar o cerco em Portugal!
- Call of Duty Mobile já chegou grátis ao Android e iOS
- Confirmado! NVIDIA GTX 1660 Super vai mesmo ter memória GDDR6
- Há uma nova moda para além dos smartphones dobráveis!
- Chegou a versão final do Android 10 para o OnePlus 6 e OnePlus 6T!
- Intel TGL: Novo processador Intel com uma PS4 lá dentro!
- O Modo Anónimo do Google Maps chegou ao iOS!