Numa demonstração que foi realizada na China, uma equipa de hackers que trabalham com a Tencent utilizaram um método pouco ortodoxo para desbloquear o smartphone de um estranho. Assim, a equipa conseguiu enganar o sensor de impressões digitais do smartphone através de uma impressão digital legítima retirada de um copo de água. Ou seja, começa a ser complicado mantermos o nosso smartphone realmente seguro.
Quer o seu smartphone realmente seguro? Compre umas luvas!
A equipa demonstrou este hack no palco durante um evento de hackers. Dito isto, este método foi utilizado para desbloquear três smartphones e duas máquinas de venda equipadas com sensores de impressão digital.
O hack é bastante simples. Uma pessoa toca um copo com os dedos e o hacker usa um smartphone para fotografar a impressão digital deixada no vidro. Depois esta equipe de hackers desenvolveu uma app que pode digitalizar a fotografia e criar uma impressão digital clonada que vai ser reconheida pelo sensor biométrico do smartphone. Assim não custa nada desbloquear o dispositivo.
No entanto, a equipa não demonstrou a totalidade deste hack no palco. Infelizmente, não mostraram como é que a app é capaz de recriar os dados de impressão digital a partir de uma simples fotografia. Da mesma forma, também não demonstraram como conseguiram fazer uma cópia física da impressão digital para utilizarem no sensor.
Embora os métodos não tenham sido totalmente claros, os hackers afirmaram que foram capazes de usar esse método com sucesso nos três sensores de impressões digitais mais populares nos smartphones. Os capacitivos (um sensor físico, como o que fica na parte traseira do Google Pixel 3) , óptico (um sensor no ecrã como o do OnePlus 7T) e ultrassónico (um sensor especial no ecrã, como o usado na família Samsung Galaxy S10).
Lembramos que recentemente, os sensores ultrassónicos dos Galaxy S10 e Samsung Galaxy Note 10 estiveram nas notícias devido a uma forma de ataque diferente que pemitia a qualquer pessoa aceder ao smartphone. Desde então, a Samsung lançou um patch para corrigir essa falha nesses dispositivos.
Mais Artigos...
- O Apple Watc… Oops!… O Xiaomi Mi Watch não chega à Europa em 2019
- A proibição de Trump à Huawei foi rejeitada pela Alemanha!
- (Especial) 5 coisas que um Gamer não precisa no seu computador
- Primeiro benchmark da AMD Radeon RX 5500 chegou à Internet!
- Imagens internas confirmam! Samsung Galaxy A51 tem 4 câmeras!
- Honor 20 Pro vai estar disponível em Agosto a nível global!
- Rainbow Six Siege: Nova atualização trás grandes mudanças!
- GF vs TSMC – Chips utilizados pela Apple e NVIDIA podem...
- (Análise) Razer Kraken X: Auscultadores Gaming por 59€?
- Depois da Notch, os smartphones ficaram muito mais interessantes!
- MIUI 11 vai resolver um problema muito irritante nos Xiaomi
- Microsoft prepara dobrável para ser apresentado a 2 de Outubro!
- (Guia) Vai montar PC? Então veja as melhores builds para 2020!
- OnePlus confirma OnePlus 7T a 26 de Setembro! O que esperar?
- Xiaomi confirma smartphone com câmera de 108 megapixéis!
- Nova imagem revela o painel frontal do Huawei P40 Pro!
- Análise Football Manager 2020: Alguém pediu um ‘Special One’?
- Review Death Stranding: a vida difícil do super-carteiro Sam!
- O Intel Core i9-9900KS é o mais rápido, mas também já...
- (Especial) É verdade que apagar ficheiros de um SSD o pode...