Desde o lançamento de Heavy Rain em 2010, o Quantic Dream e seus títulos têm sido fortemente associados às plataformas PlayStation. Dito isto, eles nunca foram um estúdio de primeira festa. Isso permitiu que eles se separassem recentemente da Sony, investissem no NetEase e começassem a lançar jogos para outras plataformas. O primeiro marco nesta nova era para a empresa são os lançamentos para PC de seus últimos três títulos - Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human - através da Epic Games Store.
Em uma entrevista recente com David Cage, da Quantic Dream, os DualShockers aprenderam o quão importante é essa mudança para o desenvolvedor. Tornou-se claro que a Quantic Dream estava “pensando em onde queríamos ir com a empresa por algum tempo” e que a interrupção do lançamento de jogos apenas nas plataformas PlayStation permitiria que eles “trabalhassem em plataformas diferentes e alcançassem jogadores de todo o mundo. "E se tornar um" editor de boutique ".
David Cage confirmou que a Quantic Dream estava procurando expandir e se libertar da exclusividade do PlayStation desde “cerca de dois anos antes do lançamento de Detroit ” e que “depois de trabalhar exclusivamente com o PlayStation por 12 anos, pensamos que era o momento certo. para colocarmos nosso dinheiro onde está a nossa boca. ”Ele deu várias razões para a Quantic Dream querer se tornar mais independente com o que eles desenvolvem e quais plataformas lançam para“ Nós também sentimos que o cenário mudaria nos próximos anos, com o surgimento de novas plataformas, 5G e Cloud Play ".
Ele então revelou as aspirações da Quantic Dream de se tornar “uma editora 'boutique' '” nos próximos anos porque “como desenvolvedores, nós também acreditamos que entendemos os desenvolvedores”. Como editora independente, a Quantic Dream estará “apoiando alguns títulos e defendendo a originalidade e a alta qualidade, ao mesmo tempo em que fornece suporte técnico e industrial. ”Ele continuou dizendo que a Quantic Dream“ achava que havia espaço para uma nova editora que tivesse uma abordagem 'ética', oferecendo acordos justos e não assumindo a propriedade intelectual. "Tudo isso começou com Rain, Beyond: Two Souls, Detroit: Become Human e essas portas para PC, pois são" os primeiros títulos produzidos e publicados pela Quantic Dream ".
Porém, mudanças drásticas para um desenvolvedor não são perfeitas, pois a Quantic Dream precisava encontrar os melhores parceiros para que isso acontecesse. David Cage explicou que o Quantic Dream “conheceu muitos editores e financiadores potencialmente interessados em investir na empresa” antes de se estabelecer no NetEase. "Eles entenderam a ambição que tínhamos para o estúdio e sentimos que havia algumas sinergias estratégicas muito interessantes entre nossas empresas".
Embora a Quantic Dream tenha decidido deixar de confiar na Sony e tenha trazido anteriormente jogos exclusivos do PlayStation para outra plataforma, não parece haver sangue ruim. “Sempre tivemos um ótimo relacionamento com a Sony PlayStation. Eles sempre deram muito apoio ao meu trabalho e sempre fomos muito leais a eles em troca. Então tivemos uma conversa muito aberta sobre tudo isso, e eles nos permitiram lançar nosso catálogo de títulos no PC ”, confirmou David Cage. Depois que todas essas conversas e parcerias foram realizadas, o processo de portabilidade do PC finalmente pôde começar, embora não fosse tudo tranquilo.
David Cage revelou que Quantic Dream “passou um ano trabalhando em portar nossos jogos, otimizar mecanismos e redesenhar controles, para tornar nossos títulos acessíveis a todos os jogadores de PC”. Como os jogos foram desenvolvidos com apenas PS3 ou PS4 em mente, havia alguns testes e tribulações para que os controles e o código funcionem corretamente. “Quando desenvolvemos as versões do PlayStation, todo o código era nativo para o PlayStation, otimizado para funcionar da melhor maneira possível nessa plataforma. Também projetamos a interface para o controle do PlayStation, pois sempre quisemos dar suporte à plataforma o máximo que pudéssemos e estar o mais próximo possível dela. Todas essas vantagens que tivemos no PlayStation se tornaram desafios na transferência do jogo para o PC ”, destacou Cage.
Não querendo fazer “'portas diretas' sem prestar atenção às diferenças entre as plataformas”, a Quantic Dream demorou a recriar seus clássicos para PC. No decorrer do ano passado, a Quantic Dream tomou medidas para “refatorar o mecanismo, garantindo que funcionasse bem em PCs low-end e em 60fps 4K em PCs high-end, com ativos atualizados” e alterando “a interface para torná-lo adequado para teclado e mouse, bem como para diferentes tipos de controladores ".
Sempre havia uma chance de que essas portas se mostrassem mais problemáticas do que valiam, mas felizmente isso acabou não sendo o caso. David Cage diz que Quantic Dream está "realmente satisfeito com o resultado" de seu trabalho nessas portas de PC para a Epic Games Store, e revelou que está "muito satisfeito com os números atuais de [ Heavy Rain ], que se alinham às nossas expectativas". acredita que Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human terão um bom desempenho a longo prazo na Epic Games Store, porque os títulos da Quantic Dream são “vendedores longos, por isso sabemos que novos jogadores continuarão descobrindo nossos títulos em próximos anos. "
Sempre que um grande estúdio como Quantic Dream decide romper com suas normas estabelecidas, isso traz muitos riscos. Ainda assim, a recompensa pode ser bastante massiva, e o Quantic Dream parece ter sido bem-sucedido em seus novos empreendimentos até agora, segundo David Cage. À medida que plataformas como Google Stadia , PS5 e Project Scarlett , da Xbox, se aproximam , David Cage está deixando claro que “Quantic Dream não é mais exclusivo de nenhuma plataforma. Então, sim, a menos que haja acordos de exclusividade específicos, título a título, todos os nossos jogos serão lançados em todas as plataformas no lançamento. ”
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