Depois de muitas versões beta nos últimos meses, a versão mais recente do Android foi finalmente lançada ontem. Depois de ter afastado as sobremesas e as letras, a Google decidiu chamar-lhe simplesmente Android 10. Como não é de estranhar a nova versão vem com diversas melhorias ao nível do desempenho e sobretudo muitas funcionalidades. Já hoje falámos na Leak das maravilhas que o Android 10 faz pelo OnePlus 7 Pro. Agora há mais novidades.
Android 10 tem novidades para o smartphone não avariar!
A primeira é a deteção de “contaminação”. Ou seja, uma funcionalidade que desativa a porta USB do smartphone quando líquidos ou detritos são detetados dentro da mesma. Isto não é propriamente uma grande novidade para a Samsung que já tinha esta função nos seus dispositivos. Seja como for, o Android 10 mostra automaticamente uma notificação se alguma substância for detectada na porta, informando que a mesma será ativada novamente quando for considerada segura. Entretanto, também tem a opção de ativar manualmente a porta, caso um falso positivo seja detetado ou após a limpeza. Isto a Samsung não faz.
Essa funcionalidade é anunciada como uma forma de melhorar a relação do utilizador com o Android 10, embora a descrição seja vaga nos pormenores técnicos. Como referi, algumas empresas, como Samsung e Apple, oferecem funcionalidades semelhante há anos. Dito isto, é bom finalmente ver o Android “normal” a tê-la também.
Entretanto como há dependências de hardware não sabemos ao certo com que dispositivos vai funcionar. É que são necessários sensores especializados de humidade. No entanto, como esta é uma das funcionalidades principais do Android 10, a maioria dos novos equipamentos deverão suportar esta novidade.
Outra nova funcionalidade, novamente referente à porta USB, é a proteção contra sobreaquecimento. Se o sistema detectar uma temperatura anormalmente alta na porta, será aconselhável desligar o cabo de carregamento ou qualquer acessório até que a temperatura volte ao normal. A equipa do XDA pesquisou o código do Android 10 e descobriu que o sistema considera que o dispositivo está em “estado crítico” quando a porta atinge os 60°. Já quando chega aos 65 é classificado como estado de “emergência”.
Mais Artigos...
- Google Maps recebeu novidade que já está na Play Store!
- CPUs AMD Ryzen vão receber mais de 100 otimizações em Novembro
- Porque é que o mercado de smartphones está a ‘morrer’?
- Especial – Samsung, Apple e Huawei em apuros? O que se passa?
- LG acabou de registar um produto com o nome ‘LG Game Pad’
- Xiaomi Mi TV 5 é uma ameaça séria com ecrã 4K...
- SSDs das novas PS5 e Xbox Scarlett vão permitir uma maior diversidade
- Campeonato oficial de Overwatch? Será realizado na Coreia do Sul!
- Samsung Galaxy Note Fold: a próxima grande aposta da Samsung?
- Nioh 2 só chega em Março de 2020! Mas calma… Vai poder jogar a beta
- (Especial) Os processadores ‘Quad Core’ estão finalmente mortos?
- Coronavírus leva a cenário negro no mercado dos PCs
- Torneios PS4: Todos os detalhes acerca das inscrições e recompensas!
- Fãs de GTA 5 vão conduzir até que Grand Theft Auto...
- Xiaomi prepara novo smartphone com um furo no ecrã! Mi 10?
- Os novos Intel Core i3 continuam a impressionar nos ‘leaks’!
- Huawei Mate 30 pode ter duas câmeras de 40 megapixéis!
- AMD – Nem todos os Ryzen 3000 chegam às frequências prometidas!
- Novidades sobre as OnePlus TV’s acabaram de chegar à internet!
- Honor Smart TV: leak de última-hora revela algo surpreendente!