Depois de muitas versões beta nos últimos meses, a versão mais recente do Android foi finalmente lançada ontem. Depois de ter afastado as sobremesas e as letras, a Google decidiu chamar-lhe simplesmente Android 10. Como não é de estranhar a nova versão vem com diversas melhorias ao nível do desempenho e sobretudo muitas funcionalidades. Já hoje falámos na Leak das maravilhas que o Android 10 faz pelo OnePlus 7 Pro. Agora há mais novidades.
Android 10 tem novidades para o smartphone não avariar!
A primeira é a deteção de “contaminação”. Ou seja, uma funcionalidade que desativa a porta USB do smartphone quando líquidos ou detritos são detetados dentro da mesma. Isto não é propriamente uma grande novidade para a Samsung que já tinha esta função nos seus dispositivos. Seja como for, o Android 10 mostra automaticamente uma notificação se alguma substância for detectada na porta, informando que a mesma será ativada novamente quando for considerada segura. Entretanto, também tem a opção de ativar manualmente a porta, caso um falso positivo seja detetado ou após a limpeza. Isto a Samsung não faz.
Essa funcionalidade é anunciada como uma forma de melhorar a relação do utilizador com o Android 10, embora a descrição seja vaga nos pormenores técnicos. Como referi, algumas empresas, como Samsung e Apple, oferecem funcionalidades semelhante há anos. Dito isto, é bom finalmente ver o Android “normal” a tê-la também.
Entretanto como há dependências de hardware não sabemos ao certo com que dispositivos vai funcionar. É que são necessários sensores especializados de humidade. No entanto, como esta é uma das funcionalidades principais do Android 10, a maioria dos novos equipamentos deverão suportar esta novidade.
Outra nova funcionalidade, novamente referente à porta USB, é a proteção contra sobreaquecimento. Se o sistema detectar uma temperatura anormalmente alta na porta, será aconselhável desligar o cabo de carregamento ou qualquer acessório até que a temperatura volte ao normal. A equipa do XDA pesquisou o código do Android 10 e descobriu que o sistema considera que o dispositivo está em “estado crítico” quando a porta atinge os 60°. Já quando chega aos 65 é classificado como estado de “emergência”.
Mais Artigos...
- AMD Boost oferece mais 23% de performance às placas Radeon!
- NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti 40% mais rápida que a RTX...
- MIUI 11 da Xiaomi recebe uma grande novidade no som!
- Huawei Nova 6 5G: o novo topo-de-gama com 5G por 540...
- ASUS e Google criam mini-computador que cabe na carteira
- Chernobylite: Novo jogo será lançado já no próximo dia 16 de...
- O Remake de MediEvil acabou de receber vídeo com jogabilidade real
- Disney+ vai chegar cá ainda muito melhor! Veja as novidades!
- Microsoft afirma que o Android é o melhor SO para smartphones
- A placa gráfica Intel Xe de 4 camadas não vai ter...
- (Opinião) O Huawei P40 Pro tem de ser obrigatoriamente um ‘all-in’!
- É oficial! Hugo Weaving não fará parte do elenco de Matrix...
- Vamos ter um Huawei Mate X no MWC 2020 mas não...
- (Leak) Temos novo conteúdo a caminho do Fortnite! O que será?
- Despedimentos na Sony? Perigo para a PlayStation 4 e 5?
- Samsung já prepara mega-sensor de câmara com 150 megapixéis
- AMD quer apostar no mercado mais lucrativo da NVIDIA… Os portáteis!
- Samsung Galaxy A01: entrada-de-gama que não é de deitar fora
- Confirmado! NVIDIA GTX 1660 Super vai mesmo ter memória GDDR6
- Luso-descendente Fionn Ferreira ganha a Google Science Fair 2019!