Por vezes é normal existirem acordos entre marcas. Normalmente são acordos mais comerciais, por exemplo, para a criação de packs promocionais. No entanto, os acordos “tecnológicos” são mais raros mas isto não quer dizer que não existam. Ora a Xiaomi, a OPPO e a Vivo anunciaram hoje uma nova aliança chinesa que vai permitir a transferência rápida e direta de ficheiros entre smartphones destas marcas. Na prática, os equipamentos poderão transferir ficheiros até 20 MBps sem necessidade de se utilizar qualquer aplicação.
Aliança chinesa ou não é algo semelhante ao AirDrop da Apple
O AirDrop da Apple é extremamente popular entre os utilizadores do iPhone. Isto deve-se sobretudo à sua facilidade de utilização. No entanto, implementar uma funcionalidade semelhante no Android era praticamente impossível. Cada fabricante personaliza o Android como quer nos seus smartphones. Assim, apenas este tipo de aliança poderia possibilitar a transferência de ficheiros entre marcas.
A aliança permite a transferência de ficheiros com um clique entre smartphones da Xiaomi, OPPO e Vivo. A transferência suporta vários formatos, como fotos, vídeos, músicas, documentos, etc., e é rápida (até 20 MBps), estável e eficiente ao nível do consumo de energia. De facto, uma das grandes mais valias é que não há necessidade de instalar aplicações adicionais.
Atualmente, estes três fabricantes de smartphones têm quase 50% de participação de mercado na China. Assim, a maioria dos utilizadores chineses de smartphones vão beneficiar desta aliança. Dito isto, no futuro é provável que muitos outros se juntem. Por exemplo, se a Huawei e sua marca Honor se juntarem a essa aliança, será uma grande vitória para as marcas chinesas que começam a ter ainda mais pontos de interesse face às outras.
Já que falamos da Huawei, este fabricante possui a sua própria funcionalidade de transferência chamada Huawei Share OneHop para os smartphones e computadores Matebook.
Voltando às transferência, já imaginou a conveniência se uma funcionalidade como estas fosse implementada em todas as principais marcas de smartphones Android? É o que esta aliança espera alcançar num futuro próximo. Quem ganha é sem dúvida o consumidor!
Mais Artigos...
- Como assistir ao evento de lançamento do Huawei Mate 30 Pro
- Novo “Leak” de Resident Evil 8 revelou ainda mais conteúdo!
- Os SSDs vão substituir completamente o armazenamento HDD?
- Google está a preparar uma novidade nas atualizações Android!
- Xiaomi Mi CC9 Pro mostra enorme poder da câmara de 108MP
- Xiaomi prepara capa onde pode carregar os auriculares
- Criadora de Pokémon Go juntou-se à Qualcomm para criar óculos AR/VR
- AMD Ryzen 5 3600: Será que temos um novo rei da gama média?
- Dobrável Huawei Mate X tem novidades. Veja o vídeo do unboxing!
- Mega-promoção Amazfit: dois smartwatches Xiaomi para o Natal!
- Avengers 5 não vai ser tão épico como Infinity ou Endgame!...
- Xiaomi Mi 9T Pro: O melhor ‘budget’ de 2019 está a 319€ (com portes)
- Análise ROG Phone 2: Um aviso sério da ASUS à concorrência!
- Diablo 4 foi finalmente anunciado de forma oficial na BlizzCon 2019
- Samsung Galaxy Note 10 Lite: afinal havia outro!
- Honor 20 Pro vai estar disponível em Agosto a nível global!
- Esqueça a nova geração! Estes são os jogos mais esperados de...
- LG acabou de registar um produto com o nome ‘LG Game Pad’
- Google Stadia está a deixar os Chromecasts a ferver!
- O Galaxy Note 10 ainda não chegou às lojas… Mas já ganha prémios!