Por vezes é normal existirem acordos entre marcas. Normalmente são acordos mais comerciais, por exemplo, para a criação de packs promocionais. No entanto, os acordos “tecnológicos” são mais raros mas isto não quer dizer que não existam. Ora a Xiaomi, a OPPO e a Vivo anunciaram hoje uma nova aliança chinesa que vai permitir a transferência rápida e direta de ficheiros entre smartphones destas marcas. Na prática, os equipamentos poderão transferir ficheiros até 20 MBps sem necessidade de se utilizar qualquer aplicação.
Aliança chinesa ou não é algo semelhante ao AirDrop da Apple
O AirDrop da Apple é extremamente popular entre os utilizadores do iPhone. Isto deve-se sobretudo à sua facilidade de utilização. No entanto, implementar uma funcionalidade semelhante no Android era praticamente impossível. Cada fabricante personaliza o Android como quer nos seus smartphones. Assim, apenas este tipo de aliança poderia possibilitar a transferência de ficheiros entre marcas.
A aliança permite a transferência de ficheiros com um clique entre smartphones da Xiaomi, OPPO e Vivo. A transferência suporta vários formatos, como fotos, vídeos, músicas, documentos, etc., e é rápida (até 20 MBps), estável e eficiente ao nível do consumo de energia. De facto, uma das grandes mais valias é que não há necessidade de instalar aplicações adicionais.
Atualmente, estes três fabricantes de smartphones têm quase 50% de participação de mercado na China. Assim, a maioria dos utilizadores chineses de smartphones vão beneficiar desta aliança. Dito isto, no futuro é provável que muitos outros se juntem. Por exemplo, se a Huawei e sua marca Honor se juntarem a essa aliança, será uma grande vitória para as marcas chinesas que começam a ter ainda mais pontos de interesse face às outras.
Já que falamos da Huawei, este fabricante possui a sua própria funcionalidade de transferência chamada Huawei Share OneHop para os smartphones e computadores Matebook.
Voltando às transferência, já imaginou a conveniência se uma funcionalidade como estas fosse implementada em todas as principais marcas de smartphones Android? É o que esta aliança espera alcançar num futuro próximo. Quem ganha é sem dúvida o consumidor!
Mais Artigos...
- AMD já confirmou! Os primeiros Ryzen 4000 chegam no início de...
- Gosta de aviação? Então não perca o novo Flight Simulator da Microsoft!
- Faltam 4 dias para o torneio mais poderoso de Counter-Strike!
- Rumor: Xbox Scarlet pode chegar ao mercado com capacidades VR!
- (Mafia 4) Nova personagem principal e lançamento marcado para 2021!
- Oops!? Mais um ponto para a PS5! A Xbox Scarlett não vai suportar VR
- AMD RX 5600 a caminho? Radeon Navi 14 de 7nm chegou à Internet
- Intel vs AMD: Intel diz que a rival fez um bom...
- Os Ryzen 3000 vão ficar 8 segundos mais rápidos no Boot!
- Foto do Nokia 7.2 confirma câmeras triplas com lentes Carl Zeiss
- Nokia 7.2 chega ao Geekbench alimentado pelo Snapdragon 660
- Cuidado AMD e NVIDIA! Primeira gráfica Intel chega daqui a 8...
- Galaxy Note 10: há dois pormenores que fazem realmente falta!
- EMUI 10 chega com muitas mudanças a nível visual!
- Medal of Honor está de volta após 7 anos! O que...
- Huawei P Smart 2020: nova versão chega com uma grande novidade!
- Pré-encomendas da PlayStation 5 já começaram na Suiça (1050$)
- Xiaomi Mi 9T Pro: O melhor ‘budget’ de 2019 está a 319€ (com portes)
- O Galaxy S11 vai oferecer reconhecimento facial 3D… Sem Notch!
- (Opinião) Lançamento Huawei Mate 30… Afinal, o que é que aconteceu!?!?