O jogo clássico Tetris é um dos mais importantes da história do videogame. Disponíveis para as mais diversas plataformas, em versões grátis, pagas, online e multiplayer, o game que ultrapassou gerações também movimenta torneios pelo mundo. O TechTudo buscou um pouco da história do jogo e do seu desenvolvimento no cenário competitivo. Confira a seguir.
A origem de Tetris
Tetris tem origem russa e foi desenvolvido durante a Guerra Fria pelo gamedesigner Alexey Pajitnov. O jogo foi o primeiro título soviético a chegar aos Estados Unidos, no fim dos anos 80. De lá para cá, o game já ultrapassou a marca de 170 milhões de cópias vendidas e detém o posto de título mais vendido de todos os tempos.
O competitivo de Tetris
Tetris já foi lançado em diversas versões e para as mais variadas plataformas (desde os consoles antigos até os celulares atuais). Mas as competições do jogo acontecem em uma versão específica: a de NES 8-bits. A razão histórica disso vem do primeiro torneio de Tetris a ser organizado em grande escala, o Nintendo World Championship, em 1990. O campeonato foi o passo inicial para o estabelecimento do cenário competitivo do game.
Quase vinte anos depois, um novo feito ocorreu. Em 2009 o jogador Harry Hong veio à público como o primeiro a alcançar a marca máxima de 999,999 pontos. O recorde, chamado de “max-out”, inspirou o produtor de vídeo Adam Cornelius a produzir um documentário para contar o feito de Harry. Assim, Cornelius criou um projeto no Kickstarter, site de financiamento coletivo, para realizar o documentário. Com o avanço do projeto, no entanto, diversos jogadores que também haviam alcançado o “max-out” surgiram, como Thor Aackerlund e Jonas Neubauer.
Desta forma, o que seria um documentário sobre um jogador passou a contar a busca pelo maior jogador de Tetris do mundo. Para a empreitada, Vince Clemente, produtor do documentário, organizou o primeiro Classic Tetris World Championship (CTWC), em 2010, que foi vencido por Jonas Neubauer.
Tetris hoje em dia
Os torneios mundiais de Tetris continuam até os dias de hoje. Desde 2012 o CTWC acontece na Portland Retro Gaming Expo, feira de jogos retrô, e tem sido dominado por Jonas Neubauer. O jogador venceu sete dos nove mundiais disputados, e perdeu apenas em 2014 par
Fonte: Red Bull, CTWC, Tetris.com, Kickstarter
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- The Raven e Saints Row são os jogos grátis do Xbox em dezembro
- Tablet do Google começa a ser vendido, mas Pixel C não chega ao Brasil
- Konami mostra primeiras imagens do Maracanã em PES 2016
- Como transformar fotos do Instagram em ASCII Art
- Como transformar um monitor em TV
- Como criar um pendrive de instalação do Windows no Mac
- Streamer é banida da Twitch TV por usar roupa transparente durante live
- Sete funções pouco conhecidas do Google Maps para usar no computador
- Como alterar a dublagem e tradução das legendas de Halo 5: Guardians
- Mouse USB ou Bluetooth, qual acessório é o mais indicado para você?
- Aprenda a usar ferramenta que avalia PC para Final Fantasy XV
- Como aproveitar um iPhone velho; cinco utilidades
- Office 2016 ter? temas coloridos em janelas para diferenciar os programas
- Rayman Adventures é anunciado para dispositivos Android e iOS
- Ragnarok, Arcane Legends e mais: veja os melhores MMORPG para Android
- iPhone X? Veja expectativas da versão comemorativa do celular da Apple
- Quer deixar o iOS mais r?pido? Confira dicas para turbinar seu iPhone
- Nova Canon EOS Rebel é opção para iniciantes com Wi-Fi e NFC
- Sete funções aguardadas do macOS Mojave
- TV LG 55 polegadas: veja cinco modelos para comprar no Brasil em 2021