Notebook desligando sozinho "do nada" pode ser um sinal de que alguma parte do aparelho não está funcionando corretamente. É comum que o problema ocorra no dispositivo, principalmente, quando esquenta ou quando um jogo pesado está sendo rodado na placa de vídeo. Além disso, o mau uso da bateria e da fonte também podem fazer o computador desligar mesmo conectado na tomada.
Para ajudar os usuários, o TechTudo separou abaixo possíveis causas para o desligamento repentino do notebook e como resolver esse problema. Porém, é importante destacar que, caso nenhuma das opções abaixo funcionem, o ideal é procurar assistência técnica para o seu laptop.
Bateria viciada e fonte com defeito
A causa mais comum desse problema é o mau funcionamento da bateria e da fonte do notebook. Com o tempo, a bateria pode ficar viciada, fazendo com que a carga do aparelho acabe rapidamente - ou, até mesmo, deixando de funcionar. Nesse caso, o defeito exige que o laptop esteja sempre conectado à fonte de energia.
Por conta disso, vale a pena checar se o problema irá continuar ao trocar a bateria e a fonte por outras do mesmo modelo. Se não for possível realizar esse teste, verifique se o cabo está com algum defeito e se a bateria ainda está dentro da sua vida útil ou com algum mau contato – se ela estiver viciada, alguns segundos de mau funcionamento já serão suficientes para desligar o notebook.
Display com problema
Outra situação bastante comum está relacionada à tela do dispositivo. Em alguns casos, o usuário pode ter a impressão de que o notebook está desligando sozinho "do nada". Porém, se o display do aparelho estiver apresentando erros de funcionamento, é possível que, na verdade, a tela esteja apenas ficando preta, enquanto o dispositivo ainda permanece ligado.
Para confirmar se esse é o problema que ocorre no seu notebook, procure checar se as luzes ainda permanecem acesas. Normalmente, o botão usado para ligar o aparelho fica com uma luz ativa enquanto ele está ligado. Também é possível ouvir o barulho da ventoinha para realizar o teste. Se você perceber que o notebook está realizando uma dessas ações, é bastante provável que o problema esteja no display.
Disco rígido com mau funcionamento
Apesar de ocorrer com menos frequência, o disco rígido (HD) também pode ser uma das causas do desligamento do computador. Um dos motivos pode ser a falta de espaço interno. Quando o armazenamento começa a ficar lotado (de modo geral, em torno de 80% de uso), o notebook pode apresentar sinais de lentidão, evidenciando que não está funcionando como deveria – e, em algumas situações, desligando sozinho.
Além disso, problemas físicos no disco rígido – como sujeiras, partes quebradas e outros defeitos – também podem contribuir para o desligamento repentino do dispositivo. Portanto, vale a pena verificar como está o funcionamento do disco rígido para saber se ele é a causa desse problema.
Superaquecimento
Algumas peças de um computador, como o processador, placa-mãe e placa de vídeo, por serem muito exigidas no dia a dia, podem começar a aquecer depois de certo tempo de uso. Para evitar que os componentes que formam o notebook acabem queimando, o desligamento acaba sendo usado como uma medida preventiva. Isso costuma ocorrer em momentos de alta exigência do computador, como jogos e filmes pesados.
Excesso de poeira no dispositivo e usar o notebook em locais que obstruam as saídas de ar – como edredons e travesseiros, por exemplo – podem agravar ainda mais essa situação. Por isso, é muito importante checar se o sistema de refrigeração do aparelho está fu
Procure uma assistência técnica
Por fim, caso você não consiga identificar qual é a real causa para o desligamento repentino do notebook com as dicas acima, o mais recomendável é entrar em contato com uma assistência técnica especializada – de preferência, da própria marca do aparelho. Dessa forma, será possível realizar um diagnóstico mais preciso para solucionar o problema.
Qual o melhor notebook? Confira no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Moto Snaps: entenda o que são os acessórios modulares da linha Moto Z
- Como colocar previsão do tempo na tela bloqueada do iPhone
- Série C da LBFF 4: veja datas, formato e como fazer inscrição
- Instagram Stories: como colocar filtro em repost e post feito com Spotify
- Prime Day tem Amazon Echo R$ 200 mais barata e mais; veja promoções
- Como usar a assistente Cortana no console Xbox One
- Como ganhar até 10 GB no OneDrive com bônus de indicação
- Como compartilhar Globoplay? Saiba adicionar dependentes à conta
- Como mudar o tema e a cor do Telegram para celular Android
- E3 2015: testamos o Elite, controle do Xbox One que pode ser customizado
- DotA 2: paiN vence Team Liquid na estreia da ESL One: Birmingham
- Google lança Sobre Mim; site revela quais dados pessoais estão na web
- Ver Primeiro limita quantidade de favoritos no topo do feed do Facebook
- Como apagar tudo do iPhone
- iLovePDF: como converter, comprimir, reordenar e dividir documentos
- Call of Duty: WWII traz evento 'Blitzkrieg', com armas e desafios
- Sniper Elite V2 exibe mortes violentas em trailer de lançamento
- Galaxy Note 7 tem scanner de íris e 64 GB; conheça preço e especificações
- Intel entrega Edison a 30 desenvolvedores brasileiros na Campus Party
- YouTube para Android passa a se adaptar ao formato dos vídeos