O Spotify atualizou sua política de privacidade para coletar mais dados dos assinantes. Agora, por exemplo, o aplicativo pode saber a localização do usuário através do GPS do celular, conhecer contatos e até mesmo pegar fotos no álbum. Veja quais dados o líder de streaming de música coleta de você.
Lista tem 17 dicas imperdíveis para quem usa o Spotify grátis e premium
Os dois pontos mais polêmicos da nova política são os tópicos 3.3 e 3.4. No primeiro, o serviço indica que poderá coletar dados do seu smartphone, como informações sobre contatos, fotos e outros arquivos de mídia. A outra questão confirma como a localização do usuário será recolhida. Ela poderá ser feita através do GPS, Bluetooth e sensores de movimento do aparelho. Com isso, o Spotify saberá onde você está, a velocidade dos seus movimentos e até mesmo se está caminhando ou no trânsito.
No tópico 3.8, a companhia afirma que poderá coletar mais dados sobre o usuário por meio de seus parceiros e prestadores de serviços, com o objetivo de personalizar a exibição de anúncios. Já no tópico 5.2.1, o Spotify especifica como vai compartilha os dados com terceiros. Para deixar o assinante mais tranquilo, a empresa garante privacidade: “as informações que compartilhamos [..] não pode identificá-lo pessoalmente”. Em nenhum momento, é feita a distinção entre os assinantes gratuito e premium.
Qual é o melhor streaming e por quê? Comente no Fórum do TechTudo.
O Spotify oferece desde maio de 2015 a ferramenta Running, que adapta a música ao ritmo de corrida. Esse pode ser o motivo para a coleta de dados sobre a localização e movimentação do usuário, mas há demora para especificar os termos no texto da política de privacidade, se este realmente for o caso.
Em comunicado enviado para a imprensa americana, o Spotify garantiu que “a privacidade e a segurança dos dados de nossos clientes é – e continuará a ser – a mais alta prioridade”.
A nota afirma que o “Spotify está constantemente inovando e evoluindo o seu serviço para oferecer a melhor experiência possível aos nossos usuários. Isto significa fornecer as recomendações perfeitas para cada momento, e ajudando-o a desfrutar, descobrir e compartilhar mais música do que nunca”.
O texto da política de privacidade do Spotify no Brasil ainda não foi alterado. É o mesmo
Em um extenso post no blog do Spotify, o CEO Daniel Ek pediu desculpas pela falta de comunicação. "Entendemos as preocupações das pessoas sobre suas informações pessoais estamos 100% empenhados em proteger a privacidade de nossos usuários e garantir que você tenham controle sobre as informações que compartilham", explicou aos membros do Spotify.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Half-Life: veja curiosidades e segredos da franquia
- Gboard para Android transforma desenhos em emojis; veja como usar
- Aplicativo para organizar tarefas: como usar o Wunderlist no celular
- Como configurar e-mail no iPhone (iOS)
- WhatsApp ganha função de fixar chats mais importantes
- ‘Corações’ no Periscope: o que são e como enviar?
- Como usar o filtro de hora, clima, velocidade e bateria no Snapchat
- Entenda o que muda e conheça as novidades de Rock Band Rivals
- Format Factory: 6 funções úteis para converter vídeo no seu computador
- Skin do Demolidor no Fortnite: veja detalhes e como pegar de graça
- Windows 10 não estará em alguns Lumias e celulares com menos de 8 GB
- Como colocar um chip no Moto Maxx: aprenda a inserir o SIM Card
- Trailer detalha DLC de Far Cry 5 com zumbis, aliens e Guerra do Vietnã
- Cobrir a câmera do notebook evita hackers: mito ou verdade
- Como entrar no Instagram sem digitar a senha
- O que é a GDPR? Entenda o que muda para você com a nova lei
- G3 e G7 são os novos notebooks gamer da Dell; veja o preço no Brasil
- Como silenciar conversas no Google Allo
- Cyberpunk 2077 apresenta bugs no lançamento e vira meme na Internet
- Classificação de Cyberpunk 2077 indica nudez e conteúdo sexual no jogo