A boa notícia é que calibrar o seu monitor num computador que roda Windows é super fácil e não leva mais que alguns minutos. Vamos lá!
Para encontrar a função, comece pelo “Menu Iniciar” e acesse o “Painel de Controle”. Entre em “Gerenciamento de Cores” e então na guia “Avançado”. Pronto, escolha a opção “calibrar vídeo”; aqui. A primeira configuração a ser ajustada é a “Gama”. Com base nas imagens apresentadas, mexa na barra que está no lado esquerdo da tela até que você alcance o resultado mais próximo do nível “Gama bom”. Fácil, né?
O próximo passo é acertar os níveis de brilho e contraste. Olha lá, o guia do próprio Windows mostra uma imagem com resultado ideal. É só ir alterando as configurações até chegar mais perto do ideal. Por último, as cores do monitor. Ao mover as três barras de cores você deverá obter um tom de cinza neutro. Ou seja, ele não deve ficar muito claro, nem escuro. Depois do acerto, clique em “Concluir” para usar a calibração que acabou de realizar ou em “Cancelar”, caso não tenha gostado do resultado e prefira usar uma configuração pessoal.
Nas TVs o processo é parecido; a única diferença é que você não vai ter uma imagem guia para se nortear, mas a gente te ajuda. Entendendo o que significa cada ajuste já é mais do que meio caminho andado para extrair a melhor imagem possível da sua TV. O primeiro passo é avaliar o ambiente em que o aparelho está: claro, escuro. É importante saber que qualquer luz ambiente interfere no contraste de cores que nossos olhos enxergam…você já viu um cinema com luzes acesas? Então…
O brilho determina a intensidade da cor preta na tela da TV. Se o brilho estiver muito baixo, a imagem vai ficar apagada, escura e vai ficar até difícil diferenciar os tons. A melhor dica na hora de configurar o brilho é colocar uma imagem escura na tela e ajustar o brilho para que o preto se torne bastante profundo. Em geral, a configuração de brilho fica próxima dos 50%…
O contraste é similar ao brilho, mas regula os tons de branco. Quando o contraste está muito alto, as imagens ficam mais fortes, com menos detalhes. O ideal é encontrar um ajuste entre 50 e 80% e observar ser não há borrões entre os tons de branco e preto.
A nitidez deve ser calibrada para chegar ao maior nível de detalhes das imagens, mas sem exagero nos contornos. Aliás, a regra é geral; para todos os ajustes é preciso encontrar um equilíbrio. Uma boa ideia para calibrar a nitidez é procurar cenas com rostos de pessoas e fazer com que a imagem fique bastante natural, com contornos visíveis e suaves. Uma ideia de valor é um ajuste entre 20 e 50%.
A saturação ideal é aquela que mais se aproxima da imagem real, no momento da captura. Claro, cada usuário tem suas preferências por imagens mais ou menos saturadas. O melhor é não deixar as cenas muito lavadas nem exageradamente fortes. O recomendado fica, novamente, perto dos 50% na hora de fazer o ajuste manual.
A maioria das TVs já traz configurações pré definidas como modo cinema, esportes, game… A ideia é facilitar a vida do consumidor para que ele não tenha que aprender a mexer
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Review: Avell Titanium G1570 Lite é um notebook gamer caro, mas acima da média
- Dicas para quem tem filhos adolescentes e quer saber quando eles chegam em casa
- Entenda as mudanças prometidas com a nova lei de proteção de dados
- Faça sua aposta: testamos e comparamos os melhores smartphones top de linha
- Relembre a tecnologia usada durante a Olimpíada do Rio 2016
- Contra violência, brasileiros adotam a estratégia do 'celular do bandido'
- Confira o Olhar Digital Plus na íntegra
- Videoreview do Galaxy Note 9: é uma Ferrari. Mas você precisa de uma?
- Veja como transformar o seu PC em uma rede Wi-Fi
- Regulamentação deve fazer mercado de drones crescer com mais segurança
- Startups se tornaram indispensáveis na busca da modernização industrial
- 5G na prática: tire as suas dúvidas
- Veja como ter funções do Google Pixel no seu smartphone
- Entenda como os carros autônomos estão cada vez mais próximos do nosso dia a dia
- Veja como usar seu celular Android para fazer pagamentos em lojas físicas
- TV analógica será desligada no fim do mês em SP; saiba o que você precisa fazer
- Direto da Califórnia: veja como foi o evento da Apple para desenvolvedores
- Robôs inspirados na natureza ajudam a desenvolver a tecnologia industrial
- Entenda o que é o Android puro, suas diferenças e vantagens
- Notebooks top de linha: veja qual é o melhor de 2018 até agora