A Apple implementou no iOS uma tecnologia que bloqueia o acesso de aparelhos usados pela polícias às informações digitais salvas nos iPhones e iPads. O modo chamado de USB restrito impede a troca de informações caso o celular ou tablet esteja sem uso há mais de uma hora.
Presente no iOS 11.4.1, a medida visa aumentar a segurança do usuário, impedindo o roubo de dados por máquinas que descobrem senhas de desbloqueio automaticamente, dificultando o acesso a informações pessoais por hackers, agências de espionagem e, consequentemente, autoridades policiais.
A fabricante recomenda que usuários instalem a atualização. Ela está disponível em “Ajustes” → “Geral” → “Atualização de Software”.
Os equipamentos que descobrem as senhas dos aparelhos Apple utilizam a entrada Lightning para testar milhares de combinações em pouco tempo. Em média, as máquinas revelam os códigos em duas horas, permitindo o acesso a fotos, documentos e trocas de mensagens dos usuários. Os dispositivos estavam sendo usados por agências de segurança para desbloquear iPhones de suspeitos na participação de crimes.
Um porta-voz da Apple afirmou que respeita as atividades policiais, mas prioriza a segurança das informações dos usuários. “Colocamos o cliente no centro de tudo o que projetamos. Estamos constantemente fortalecendo as proteções de segurança em todos os produtos da Apple para ajudar os clientes a se defenderem contra hackers e ladrões de identidade a seus dados pessoais. Temos o maior respeito pela aplicação da lei e não
O recurso, no entanto, pode não ser tão efetivo quanto parece. De acordo com o site 9to5mac, conectar qualquer aparelho na entrada Lightning, como uma bateria externa, por exemplo, antes do prazo de uma hora expirar, abriria margem para que as máquinas pudessem descobrir as senhas.
A nova funcionalidade está ativada por padrão na nova versão do sistema, mas pode ser desabilitada em “Ajustes” → “Touch ID e Código” → “Acessórios USB”. O recurso estava previsto para ser lançado como novidade do iOS 12, esperado para setembro, mas foi adiantado pela Apple.
O iOS 11.4.1 também corrige problema que impedia que usuários visualizassem a última localização de seus AirPods no aplicativo Buscar iPhone. A atualização promete ainda elevar a confiabilidade de sincronização de emails, contatos e notas.
Com informações: AppleInsider, ThreatPost e 9to5mac
iPhone 8: vale a pena comprar por um preço mais baixo nos EUA? Descubra no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Magic Leap lança headset de realidade aumentada One Creator Edition
- Como usar o app do Buscapé no celular e no PC para aproveitar a Black Friday?
- Como desativar a confirmação de leitura no Linkedin
- Como baixar o Vai Juliette!, jogo inspirado na participante do BBB 21
- Tablet da Positivo: veja modelos disponíveis para comprar no Brasil
- Malware troca apps por versões falsas e afeta mais de 75 mil brasileiros
- Lupa e mensagem invisível? iPhone 7 tem funções ainda pouco conhecidas
- Messenger Rooms: como criar chamada de vídeo no WhatsApp com 50 pessoas
- Como aprender inglês com séries da Netflix? Conheça 5 extensões para Chrome
- Processador Intel de 10ª geração: veja diferenças entre Ice e Comet Lake
- Review PaRappa the Rapper Remastered
- Novo iPhone: Apple marca lançamento para 12 de setembro
- iRacing e Forza: veja os jogos de corrida que mais premiaram nos esports
- Como voar em Minecraft
- Hearthstone Battlegrounds: tudo sobre o modo novo do jogo de cartas
- Como instalar o IRPF 2017 no seu PC Windows e também no macOS
- Conheça os códigos e macetes de Marvel Ultimate Alliance 1 e 2
- Como adicionar ou remover anivers?rios no Google Agenda
- Os 10 apps mais populares com suporte ao 3D Touch do iPhone 6S
- Rickstaverse é o primeiro game dentro do Instagram; saiba como jogar