A ZTE anunciou, nesta quarta-feira (9), a paralisação de suas principais operações, incluindo a fabricação de celulares. O motivo está relacionado a uma ordem do governo dos Estados Unidos de proibir que empresas com sede no país forneçam equipamentos para a fabricante chinesa.
A decisão é uma retaliação pela empresa ter vendido infraestrutura e comercializado dispositivos para países que sofrem embargo comercial dos americanos, como o Irã e Coreia do Norte. A ZTE é a segunda maior fabricante de equipamentos de telecomunicações da China, atrás apenas da Huawei.
Em 2017, a empresa admitiu que vendeu tecnologia para países que sofrem sanção econômica de Washington. Com isso, foi obrigada a pagar uma multa de quase US$ 900 milhões e punir executivos envolvidos nas negociações. Entretanto, o governo de Donald Trump diz que não houve qualquer punição para os líderes da empresa. Diante disto, o Departamento de Comércio emitiu um comunicado proibindo as trocas comerciais entre empresas americanas e a ZTE, em um período de sete anos.
O problema é que grande parte do hardware de smartphones da ZTE é fornecida por empresas dos EUA – a agência Reuters estima uma parcela de até 30%. Dentre os componentes estão os processadores fornecidos pela Qualcomm e os chips ópticos da Lumentum. Além, é claro, do software. Os aparelhos vêm embarcado com Android, desenvolvido pelo Google. O sistema operacional é de código aberto, ou seja, q
A situação não deixou outra opção à ZTE, a não ser a paralisação das suas operações por completo. A loja online foi removida do site da empresa nos EUA. Fábricas na China, sem suprimentos, também tiveram que interromper a produção. A fabricante ainda tenta reverter o quadro. Porém, analistas dizem que é "o começo do fim" da companhia, já que ela é tão dependente de tecnologia americana.
Além de atuar no mercado de celulares, a ZTE é uma das principais fabricantes de suprimentos de telecomunicações do mundo, como antenas e modens para internet móvel. No Brasil, além de atuar como fornecedora de tecnologia para operadoras, a empresa lançou alguns smartphones básicos, como o Shade L5 – a ZTE retomou a venda de celulares no mercado nacional em 2016.
A subsidiária Nubia é uma marca da ZTE que brilha no segmento de smartphones premium, e tem chamado a atenção dos brasileiros que pretendem importar. Entre os aparelhos de destaque está o Nubia Z17, com Snapdragon 835, memória RAM de 8 GB e até 128 GB de armazenamento. No mês passado a marca apresentou o Nubia Red Light, smartphone gamer com iluminação RGB.
Com informações Bloomberg, Forbes, Financial Times e Reuters
Vale a pena comprar celular pela Amazon dos EUA? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Campeonato Mundial de Hearthstone 2019: conheça os 8 jogadores finalistas
- Lista com personagens de Game of Thrones da Telltale traz Jon Snow e mais
- Titanfall: EA libera DLCs gratuitos para Xbox One e Xbox 360
- F1, Forza e mais: cinco jogos de corrida com presença no competitivo
- EVO 2018: Dragon Ball FighterZ lidera números de inscritos
- Como transferir aplicativo de um celular para outro no Android
- Uber ganha app universal no Windows 10; saiba como instalar no PC
- Red Dead Redemption 2 é adiado para 2018; confira novas imagens
- Confira como compartilhar a previs?o do tempo do iPhone no Facebook?
- LoL: Flamengo eSports anuncia saída de esA do time de League of Legends
- Netflix vai suspender assinatura de usuários inativos
- Gadget que coloca entrada USB em tomadas pode acabar com adaptadores
- WhatsApp Beta para iPhone libera desbloqueio por Face ID; saiba usar
- Saiba como andar de Chocobo no jogo de RPG Final Fantasy XV
- Como solicitar seguro-desemprego pelo celular? Conheça a CTPS Digital
- Maquininha C6 Bank vale a pena? Confira modelos, preços e taxas
- Free Fire: como resgatar diamantes comprados pelo Recarga Jogo
- Minecraft: estudantes organizam formatura no jogo devido ao coronavírus
- Como funciona o LinkedIn? Veja sete dicas para usar a ferramenta
- DotA 2: veja os melhores personagens para iniciantes