Modelos 4K um pouco mais acessíveis. O Laboratório Digital deste mês testou e comparou três TV’s: a LG 4K Ultra HD modelo UJ6525, de 49 polegadas; a Panasonic Smart TV LED 4K Ultra HD Serie EX600, também de 49 polegadas; e a Samsung MU6100 Smart 4K UHD TV, de 55 polegadas.
Todas têm acabamento em plástico. A borda em cor metálica com relevo da LG foge um pouco do minimalismo que estamos acostumados com a marca. A Panasonic tem borda preta brilhante; o que ficou um pouco estranho é o apoio centralizado… perdeu um pouco a harmonia. Na Samsung, a borda preta fosca é mais discreta e dá até certa elegância a um aparelho de entrada. O apoio que imita metal em formato de “V" também é bastante estiloso.
Sistema Operacional
A Panasonic fica atrás neste quesito. O sistema desenvolvido pela própria marca, o “my Home Screen 2.0” não é dos mais amigáveis - nem dos mais rápidos. Toda vez que você quiser mudar o conteúdo que estiver assistindo, tem que voltar à tela principal dos aplicativos para começar tudo do zero. A experiência não é legal.
A LG usa a mesma plataforma que seus equipamentos top de linha, o WebOS 3.5. O sistema operacional é, sem dúvida, um dos pontos mais fortes da LG. Leve e prático! Com a função multitarefa é possível trocar de conteúdo sem deixar o que você estiver assistindo.
O sistema Tizen da Samsung surpreendeu desta vez em uma TV mais simples. O processador de quatro-núcleos embarcado no aparelho deixa a navegação bastante rápida e fluida. A plataforma evoluiu bastante e também é muito amigável e intuitiva. Nela também possível acessar a plataforma Smart sem deixar o que estiver assistindo no momento.
A LG, que costumava sempre vencer neste ponto, foi alcançada pela Samsung neste Laboratório. Não necessariamente pelo design da plataforma, Tizen, mas pela experiência combinada com a rapidez de resposta da TV. Mas, aqui, mais justo do que escolher um vencedor é decretar um interessante empate entre as duas rivais coreanas.
Controles remotos
O controle da Panasonic é o mais tradicional possível. A única diferença é botão de acesso exclusivo ao Netflix. O modelo é grande, o que prejudica a ergonomia. O controle da LG também não se destaca neste modelo. Também com algumas teclas especiais, ele só é um pouco melhor por seu tamanho reduzido. Aquele formato “point and shoot” não vem nesta edição, mas pode ser comprado à parte.
A Samsung mais uma vez saiu na frente. O controle remoto também se assemelha aos das TV top de linha. É bastante ergonômico. Poucos botões, mas suficiente para uma experiência prática. Durante nossos testes, foi o único que a gente não precisou ficar caçando teclas para configurar ou operar a TV.
Áudio
Com dois falantes de 10 watts cada, o modelo da Panasonic decepcionou no quesito áudio. O som é bastante enlatado e abafado, mesmo quanto tentamos mexer nas configurações não conseguimos um resultado melhor. A potência é baixa e a qualidade de som deixa muito a desejar. Quando experimentamos aumentar o volume para assistir um clipe, as distorções ficaram ainda mais claras.
A LG também tem potência nominal de 20 watts RMS. Não é muita coisa, mesmo no volume máximo, não impressiona. Mas a qualidade é infinitamente superior ao da Panasonic, por exemplo. O som surround simula até sete canais virtuais e proporciona uma boa experiência.
A Samsung novamente saiu da curva. Com sistema Dolby Digital Plus, os 20 watts RMS divididos em dois canais surpreenderam: alta potência, volume alto sem qualquer distorção e até um bom grave. Mas uma vitória da Samsung…
Imagem
Seja em modelos top de linha ou nos e entrada, certamente a imagem deixou de ser fator decisivo na hora de escolher uma TV; ainda mais as 4K. A resolução salta aos olhos e, mais do que isso, todos os apa
O painel LED da Panasonic apresentou bom brilho e saturação; no entanto, quando comparada às outras, a imagem estava sempre um pouco mais vermelha. Também de LED, a LG foi a que apresentou a imagem mais equilibrada, com ótimos detalhes tanto em baixa luz quanto em imagens mais claras. Já a Samsung é a que tem o maior brilho. Ao lado das outras, acaba chamando mais atenção, mas foi possível notar a perda de detalhes em imagens mais claras.
É praticamente impossível definir um modelo vencedor neste quesito. Além de contar com todas as configurações que citamos no início, todas contam com função HDR também.
Preço
A Samsung de 55 polegadas tem preço sugerido de 4500 mil reais; mas a marca também oferece uma igualzinha, com as mesmas especificações técnicas, de 49 polegadas - aí o preço sugerido cai para 3500 reais. E, no varejo online, esta de 49 polegadas, a gente encontrou por uma média de 2600 reais. A Panasonic, oficialmente, também tem valor sugerido de 3500 reais - uma pesquisada rápida e encontramos o modelo por preços em torno de 2800 reais. E a LG não muda muita coisa; nos principais canais de varejo online, o valor fica entre 2600 e 2700 reais. Resumindo, o preço das três na versão de 49 polegadas é praticamente equivalente e certamente não será decisivo na nossa escolha final.
Conclusão
Desta vez a decisão não foi tão difícil. A Panasonic ficou em último lugar neste Laboratório Digital. O modelo ficou atrás das suas concorrentes em praticamente todos os quesitos; as maiores decepções foram o sistema operacional e a qualidade do áudio.
A LG, que venceu a comparação no ano passado, desta vez fica em segundo lugar. É uma excelente TV 4K. Uma pena não vir com aquele controle remoto “point and shoot”. O sistema WebOS continua sendo um grande trunfo da marca coreana.
Desta vez as rivais não foram páreas para o modelo da Samsung MU6100. A TV se destacou em praticamente todas as comparações. A surpresa ficou por conta do sistema operacional Tizen. Combinado com um bom processador, a TV responde super rápido e dá uma experiência ótima ao usuário. A Samsung também ficou na frente com um controle remoto mais ergonômico e prático e uma qualidade de som incrível. Vitória incontestável…
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Confira o Olhar Digital Plus[+] na íntegra
- Saiba como a tecnologia pode te dar mais segurança para investir em renda fixa
- O bê-a-bá da Inteligência Artificial; entenda os detalhes dessa tecnologia
- Como um drone paralisou um dos maiores aeroportos do Brasil por horas
- Por dentro da Microsoft: veja como é a sede da empresa nos EUA
- O Uber se prepara para invadir os ceús. Confira o vídeo
- Microsoft libera nova atualização para Windows; veja o que foi corrigido
- LCD, OLED, MicroLED... entenda as diferenças entre as telas
- Big Data nas redes sociais promete estreitar a relação entre artistas e fãs
- Amazon Go: veja como é fazer compras no mercado do futuro
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Startup brasileira transforma as crianças em heróis de seu próprios livros. Veja
- Veja como funciona o Xperia Agent, o novo robô doméstico da Sony
- Internet das Coisas é ameaça para segurança digital em todo o mundo
- Cinema para todos: conheça tecnologias que vão tornar as salas mais acessíveis
- Confira o Olhar Digital Plus na íntegra
- Confira os destaques do dia na tecnologia
- Novo reator nuclear brasileiro será arma contra o câncer; entenda como
- Aprenda a proteger e nunca mais esquecer suas senhas