Em janeiro, durante a CES, em Las Vegas, a Samsung anunciou oficialmente seu primeiro chip 5G pronto para equipar os smartphones da marca.
No mês seguinte foi a vez da Qualcomm. Em um encontro que o Olhar Digital acompanhou de perto, em San Diego, na Califórnia, a empresa fez o lançamento do seu primeiro modem para a quinta geração de banda larga móvel.
Esse salto do 5G já era esperado. Os testes pré-comerciais deram a largada para que as empresas, enfim, pudessem começar a desenvolver e produzir equipamentos compatíveis com o 5G de forma efetiva.
No meio dessa corrida acelerada rumo ao 5G, ainda no primeiro trimestre, as operadoras nacionais apareceram com o 4,5G - uma evolução natural da tecnologia LTE - a rede de quarta geração - que trouxe certa melhoria para a internet móvel. Ao combinar faixas de transmissão, o 4 e meio “G" fez as velocidades médias de conexão saltarem da casa dos 40 megabits por segundo para até 200 megabits por segundo.
E neste universo tecnológico que está em constante transformação e evolução o 5G é a faísca para dar início a uma nova era nas telecomunicações e, assim, habilitar diversas tecnologias consideradas ainda muito novas, mas promissoras, como a Internet das Coisas, as cidades inteligentes, a Indústria 4.0 e, claro, os veículos autônomos.
Vale lembrar também que graças à baixíssima latência do 5G, um teste inédito realizado aqui em São Paulo, com simulação em realidade virtual, foi possível fazer uma cirurgia a distância e com sucesso.
Do outro lado do mundo podemos dizer que o 5G está mais perto do usuário. Nos Estados Unidos, duas grandes operadoras - a Verizon e a AT&T - já lançaram seus serviços de banda larga 5G. Na China, em uma parceria com a Huawei, a operadora Zhejian Mo-bile concluiu a implementação da tecnologia 5G na cidade de Wuzhen. Mas essa corrida não é exclusiva; nos últimos meses, empresas menores também já instalaram redes 5G no Qatar, na Finlândia e na Estônia.
E foi agora, no início de dezembro, que a gente finalmente pode ter um gostinho do que a próxima geração de internet móvel vai proporcionar. Nossa equipe esteve no Snapdragon Tech Summit, no Havaí, e viu as últimas novidades do 5G para 2018. Em uma parceria entre Verizon e AT&T, uma rede 5G experimental foi criada neste hotel na ilha de Maui para fazer algumas demonstrações do potencial da tecnologia.
Foi no Havaí que a Samsung, além de confirmar o lançamento do seu primeiro smartphone compatível com a rede 5G para até março do ano que vem, apresentou também um protótipo funcional inédito operando em 5G. No mesmo evento, a Motorola mostrou este dispositivo que, ao ser acoplado à parte traseira do celular, faz com que ele possa se conectar a uma rede de quinta geração.
A previsão é que os primeiros celulares habilitados para operar em 5G comecem a surgir no mercado a partir do primeiro trimestre do ano que vem.
A prom
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Veja como foi o primeiro dia da Brasil Game Show 2018
- Empresa mostra tecnologia que cria hologramas 3D; veja como
- Proteja conversas do WhatsApp e do Messenger no PC com senha
- E-título: saiba como usar o aplicativo que substitui o título de eleitor
- Fresh Geoffrey: conheça o "robô-garçom" que todo mundo quer ter em casa
- Novo aço promete deixar carros mais econômicos
- A tecnologia que PODERIA ter salvado o Museu Nacional
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Amazon Go: veja como é fazer compras no mercado do futuro
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Notebooks top de linha: veja qual é o melhor de 2018 até agora
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Veja como receber e-mails de uma conta antiga em uma nova
- Veja como a tecnologia ajuda a diminuir o trânsito na porta das escolas
- Entenda como a Inteligência Artificial vai revolucionar os eletrodomésticos
- Dicas para quem tem filhos adolescentes e quer saber quando eles chegam em casa
- Guia: tudo o que você precisa saber antes de comprar um celular chinês
- Tecnologias prometem aprendizado de inglês mais rápido
- App promete fazer parar de fumar; médica diz que não. Entenda a polêmica