O Google começou a impedir o acesso de celulares Android não-certificados à Google Play e a apps como o Gmail e Google Maps. A medida deve afetar principalmente modelos piratas e clones que, segundo a Anatel, correspondem a cerca de 1 milhão de unidades no Brasil. Smartphones sem certificação indicam que o fabricante não seguiu os padrões de desenvolvimento impostos pelo Google para o sistema operacional.
Para saber se o seu celular é certificado e se corre o risco de perder acesso à loja de aplicativos e aos serviços do Google, o TechTudo preparou um tutorial com o passo a passo para realizar a verificação. Confira nas linhas abaixo.
Aplicativos com software da Alphonso foram encontrados na Google Play Store e na App Store (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Acesse o menu lateral do app da Google Play (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Toque em “Configurações”. No rodapé da página que abrirá, busque pelo campo “Certificação do dispositivo”. Dispositivos verificados pelo Google e sem restrição para acessar a loja apresentam o rótulo “Certificado”.
Acesse as configurações da Google Play e cheque se o aparelho é certificado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Se o seu celular não exibe confirmação do certificado, o fabricante não obedeceu ao guia de desenvolvimento do Google e não está autorizado a oferecer acesso à Google Play. Sendo assim, o app da loja oficial poderá ser bloqueado a qualquer momento.
Como obter o certificado
Alguns dispositivos certificados, mas que utilizam versões customizadas famosas do Android, como o LineageOS (antiga CyanogenMod), podem ficar sem acesso à Play Store e a outros serviços do Google. Entretanto, diferente dos demais, estes celulares podem ser registrados, recuperando o acesso após o procedimento.
O Google disponibilizou uma solução para os que se encontram nesta situação. Sendo assim, é preciso apenas enviar o Android ID para a página google.com/android/uncertified, que pode ser obtido por meio de um comando avançado pelo Android Debug Bridge (ADB), no computador. Este procedimento funciona apenas em smartphones certificados, isto é, com IDs válidos.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.